LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá, deu início, durante o fim de semana, à pavimentação sobre o Viaduto da Sefaz, que está sendo erguido na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
A obra, anunciada como a primeira do pacote VLT a ser entregue à população para uso, tem a previsão de entrega ainda neste mês de setembro, segundo foi anunciado pelo secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães.
Segundo o consórcio, o asfalto que está sendo implantado sobre o elevado tem o polímero em sua composição, composto químico indicado para regiões que registram altas temperaturas e elevado fluxo de veículos, como é o caso de Cuiabá.
O revestimento auxilia na resistência do pavimento ao envelhecimento, deformações e aderência dos veículos no contato com a pista.
De acordo com o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, as faixas de rolamento serão liberadas para o trânsito imediatamente após o fim das etapas de pavimentação e sinalização.
Edson Rodrigues/Secopa
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Obra deverá ter o tráfego liberado logo após a finalização dos trabalhos
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“Após a finalização da capa asfáltica, vamos começar o trabalho de adequação viária nas pistas, com sinalizações horizontais e verticais. Por isso, pedimos aos condutores que se mantenham atentos ao trânsito, durante a execução desta fase, a fim de se evitar maiores problemas”, afirmou.
Outras etapasTeve início, também durante o fim de semana, o condicionamento das calçadas laterais à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT), bem como a pavimentação das vias adjacentes ao elevado.
Durante a última semana, a obra passou ainda pelo processo de retirada do cimbramento (estrutura metálica utilizada para dar suporte provisório à construção).
Atualmente, cerca 50 homens estão trabalhando nessa frente de obras, em turnos diurno e noturno.
A obraO elevado terá formato de ferradura e ganhou o nome de “Viaduto da Sefaz” em razão de ser localizado em frente à sede da Secretaria de Estado de Fazenda.
Parte integrante do eixo do VLT que irá ligar o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA, na Capital, a obra terá 278 metros de extensão e deverá amenizar o tráfego na região, por onde passam aproximadamente 2,7 mil veículos por hora/sentido, em horário de pico.
Como se trata de uma obra apenas rodoviária (sem trilhos), o viaduto será constituído de duas faixas de circulação em apenas um sentido, sendo usado como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo (CPA).
Edson Rodrigues/Secopa
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Elevado será usado como alça de retorno pelos motoristas que quiserem retornar ao Centro da Capital ou acessar o Centro Político
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O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura.
Já o VLT passará por baixo do elevado, na via permanente que será implantada ao longo da Avenida do CPA.
Implantação do VLTAs obras do VLT estão sendo executadas pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda, ao custo de R$ 1,477 bilhão.
O projeto prevê, além da implantação da via permanente e da construção do material rodante, a construção de cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto de 22,2 km do VLT, bem como as obras de reforço do canal da Prainha.
O novo modal passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, na Capital.
O prazo para conclusão da obra encerra no dia 13 de março de 2014, três meses antes do início da Copa do Mundo em Cuiabá.