Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
VIADUTO DA SEFAZ
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Ligeirinho Paiaguás terá rota alterada após interdição

Avenida do CPA terá sentido bloqueado na próxima segunda-feira (7)

Reprodução/MidiaNews

Ligeirinho (dest.): rota no Palácio Paiaguás será alterada a partir da próxima semana

Ligeirinho (dest.): rota no Palácio Paiaguás será alterada a partir da próxima semana

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Com a interdição total de um dos sentidos da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) agendada para a próxima segunda-feira (7), a rota dos micro-ônibus que trafegam de forma gratuita por dentro do Centro Político Administrativo (CPA) sofrerá alterações.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Administração (SAD), tanto a rota interna quanto a rota externa dos Ligeirinhos Paiaguás serão modificadas. A alteração será necessária devido às obras de construção do Viaduto da Sefaz, obra que integra o pacote de intervenções para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.

Na Avenida do CPA, os Ligeirinhos seguirão o fluxo normal do trânsito, utilizando o desvio já informado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) – veja abaixo.

Partindo da Praça das Bandeiras, os micro-ônibus irão seguir pela nova rota, subindo pela rua lateral da praça, que fica entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Escola dos Servidores do Poder Judiciário.

Em seguida, os Ligeirinhos irão virar à esquerda na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Nessa rua, eles seguirão reto até chegar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde irão entrar à direita, em direção às secretarias de Cidades (Secid) e de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Assembleia Legislativa e Palácio Paiaguás.

Pontos de parada


Com a mudança, os pontos de parada dos Ligeirinhos serão localizados na Praça das Bandeiras e nas esquinas da Sema e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Secopa

Desvio que deverá ser utilizado pelos motoristas que passam pela Avenida do CPA

Os próximos pontos internos seguirão da forma já existente, mudando apenas o lado da rua em que serão feitos o embarque e desembarque de passageiros devido à inversão do sentido da rota dos micro-ônibus.

Desvio oficial


A pista que faz o sentido CPA-Centro será totalmente bloqueada, segundo a Secopa, sendo necessário o uso do desvio montado pelas empreiteiras dentro do Centro Político – veja o mapa ao lado.

O motorista que segue pela avenida em direção ao Centro da cidade deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Ao chegar próximo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o motorista deverá virar novamente à esquerda, retornando à Avenida do CPA.

Quem chega ao Centro Político pela Avenida Hélio Ribeiro também irá se deparar com mudanças no trânsito. Quem hoje sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rotatória que dá acesso à rua do Palácio Paiaguás (via que passa em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.

Inversão de ruas


A Secopa confirmou que será feita a inversão no binário das ruas que passam ao lado da Praça das Bandeiras.

Sendo assim, a rua que passa em frente à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), por onde os motoristas sobem ao CPA atualmente, se tornará descida, de modo a direcionar os veículos do Centro Político à avenida.

Da mesma forma, a rua paralela, que hoje apenas aceita o fluxo que desce para a Avenida do CPA, seria transformada em subida.

A pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, funcionará apenas com fluxo reduzido, pois deverá ter uma de suas faixas suprimidas para garantir a segurança dos operários durante a obra.

Outras duas vias também sofrerão modificações. A rua que passa entre a Sema e o Tribunal de Justiça, que hoje funciona em mão dupla, passará a operar em um único sentido após a interdição, no sentido que leva da Avenida do CPA à sede da Assembleia Legislativa.

A via voltará a funcionar em mão dupla apenas na altura da rotatória localizada próximo ao Palácio Paiaguás.

A segunda rua que também será modificada é a que passa entre o Palácio Paiaguás e o Banco do Brasil. A via, que hoje opera em mão dupla, passará a funcionar em mão única, no sentido rotatória-SAD-Avenida do CPA.

As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido.

Edson Rodrigues/Secopa

Local onde será construído o Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA

Estacionamento proibido


Durante aproximadamente oito meses – tempo previsto para conclusão da obra – será proibido estacionar em algumas ruas do Centro Político, que serão usadas como parte do desvio oficial.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração (SAD), as ruas com estacionamento proibido são as que passam em frente ao Palácio Paiaguás; na lateral da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) até chegar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc); na descida para a Avenida do CPA, na lateral da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Em cada uma das vias de entrada e saída do CPA, que passam nas laterais da Praça das Bandeiras e em frente ao Tribunal de Justiça, Sema e secretarias de Estado de Saúde (SES) e Segurança Pública (Sesp), será proibido estacionar em todo o lado direito.

Nessas ruas, além de auxiliar no aumento da caixa viária, a ausência de carros estacionados facilitará o tráfego de ônibus, uma vez que o transporte coletivo também será desviado de sua rota atual.

Viaduto da Sefaz

Essa obra terá o formato de uma ferradura, com 278 metros de extensão. O objetivo do viaduto é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, quando passam em média cerca de 2.700 veículos por hora/sentido na via.

De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.

Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida. Já o VLT passará por baixo do elevado.

Implantação do modal


O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.

O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.



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Rafael louzich  26.02.13 13h17
Esta insuportavel esse ligeiringo, ele ja nao comporta amis a capacidade de pessoas que o utilizam, hj pot exemplo, no horario de pico as 1h da tarde contei 48 pessoas dento do carro, e nao supprta mais que 30, onde esta a fiscalizacao?
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