LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Mais uma intervenção será feita no trânsito da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), a partir desta quinta-feira (14), para que a obra do viaduto da Sefaz avance na fase de estaqueamento (cravamento de estacas que darão sustentação à edificação).
Dessa forma, os motoristas que trafegam pela avenida no sentido Centro-bairro devem redobrar a atenção próximo ao canteiro de obras, quando a faixa utilizada para o tráfego de veículos será a interna (mais próxima do canteiro), ao invés de externa (próximo à calçada), como já estava ocorrendo.
A mudança impacta, principalmente, no caminho percorrido por quem sai da Avenida Juliano Costa Marques (lateral do Shopping Pantanal) e entra na Avenida do CPA.
Segundo o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, o acesso ao prédio da Receita Federal e à Igreja Assembleia de Deus será mantido e todo o trajeto estará devidamente sinalizado, para a orientação dos motoristas.
Edson Rodrigues/Secopa
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Canteiro de obras do Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA
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Fases da obraCerca de 80 homens trabalham na obra, segundo o Consórcio. Na semana passada, o teste de cargas no local foi realizado com sucesso.
Até o momento, o Consórcio estava trabalhando apenas na remoção das principais interferências encontradas na região pela equipe de engenharia, como adutoras de água e cabos de luz, telefone e internet.
Outras remoções ainda devem ser feitas na via, ao mesmo tempo em que o Consórcio trabalha para realização da rede elétrica, com a instalação de novos postes.
Agora, 52 estacas que compõem a estrutura de fundação do viaduto deverão ser cravadas. Ao todo, a estrutura terá oito pilares (cada pilar é formado por um bloco de seis estacas) ao longo dos seus 278 metros de extensão, além de um par de estacas em cada extremidade.
A obraO viaduto da Sefaz formato de ferradura e integra o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá. A obra tem por objetivo solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.
Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida para ter acesso ao Centro Político Administrativo ou seguir em direção ao Centro da cidade. Já o VLT passará por baixo do elevado.
Implantação do VLT
O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.