Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Obra do Viaduto da Sefaz altera trânsito na Av. do CPA

Cerca de 80 homens trabalham no canteiro de obras, segundo o Consórcio VLT Cuiabá

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto da Sefaz: obras avançam para a fase de cravamento das estacas

Viaduto da Sefaz: obras avançam para a fase de cravamento das estacas

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Mais uma intervenção será feita no trânsito da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), a partir desta quinta-feira (14), para que a obra do viaduto da Sefaz avance na fase de estaqueamento (cravamento de estacas que darão sustentação à edificação).

Dessa forma, os motoristas que trafegam pela avenida no sentido Centro-bairro devem redobrar a atenção próximo ao canteiro de obras, quando a faixa utilizada para o tráfego de veículos será a interna (mais próxima do canteiro), ao invés de externa (próximo à calçada), como já estava ocorrendo.

A mudança impacta, principalmente, no caminho percorrido por quem sai da Avenida Juliano Costa Marques (lateral do Shopping Pantanal) e entra na Avenida do CPA.

Segundo o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, o acesso ao prédio da Receita Federal e à Igreja Assembleia de Deus será mantido e todo o trajeto estará devidamente sinalizado, para a orientação dos motoristas.

Edson Rodrigues/Secopa

Canteiro de obras do Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA

Fases da obra


Cerca de 80 homens trabalham na obra, segundo o Consórcio. Na semana passada, o teste de cargas no local foi realizado com sucesso.

Até o momento, o Consórcio estava trabalhando apenas na remoção das principais interferências encontradas na região pela equipe de engenharia, como adutoras de água e cabos de luz, telefone e internet.

Outras remoções ainda devem ser feitas na via, ao mesmo tempo em que o Consórcio trabalha para realização da rede elétrica, com a instalação de novos postes.

Agora, 52 estacas que compõem a estrutura de fundação do viaduto deverão ser cravadas. Ao todo, a estrutura terá oito pilares (cada pilar é formado por um bloco de seis estacas) ao longo dos seus 278 metros de extensão, além de um par de estacas em cada extremidade.

A obra


O viaduto da Sefaz formato de ferradura e integra o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá. A obra tem por objetivo solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.

De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.

Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida para ter acesso ao Centro Político Administrativo ou seguir em direção ao Centro da cidade. Já o VLT passará por baixo do elevado.

Implantação do VLT

O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.

O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.
GALERIA DE FOTOS
Edson Rodrigues/Secopa

estaqueamento - viaduto da Sefaz 3

Edson Rodrigues/Secopa

estaqueamento - viaduto da Sefaz 2

Edson Rodrigues/Secopa

estaqueamento - viaduto da Sefaz




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COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

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cristina  15.02.13 17h21
Gostaria de saber quem paga o prejuízo quando bate o carro nos buracos onde "disque" que estão trabalhando...porque só vejo buracos e nada mais....(trevo do bairro santa izabel),passa ônibus, caminhões e carros ...
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Dinho  15.02.13 15h59
Alí não passa de 10 homens trabalhando. Gostaria de uma projeção de como ficará o viaduto, pois até agora não consegui imaginar a obra. Aliás Gostaria de uma projeção de todas as obra, pois no site da secopa não tem.
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JAIME TEIXEIRA  15.02.13 13h47
para ajudar, ofereço relógio de ponto para uso em construção civil, onde é feito o controle da jornada de trabalho do funcionário. Tudo conforme a portaria 1.510 do Ministério do Trabalho.
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José Antonio  14.02.13 20h23
Por que ao invés da SECOPA obrigar os motoristas a efetuarem o desvio pelo morro do Palácio, não abre a passagem ao lado da SEFAZ, retirando parte da calçada, o que caberia facilmente 02 (dois) carros por vez, evitando o transtorno causado.
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manoel ribeiro  14.02.13 17h25
O grande feito desta obra é a quantidade de blocos fabricados ali para interditar a pista. O que já se gastou de concreto dava pra fazer outro estadio de futebol!!!!!
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