LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, será a primeira grande obra de mobilidade urbana a ser entregue na Capital, dentre os empreendimentos que estão sendo erguidos para a Copa do Mundo de 2014.
Apesar do cronograma do Governo do Estado prever a entrega da obra para maio deste ano, a expectativa é de que o viaduto seja concluído com até um mês de antecedência, segundo a engenheira fiscal da obra, Priscila Guterres dos Santos.
“Em abril, visualmente falando, toda a parte da obra de arte estará terminada”, afirmou.

"Em abril, visualmente falando, toda a parte da obra de arte estará terminada"
Em entrevista ao
MidiaNews, a engenheira destacou o "bom ritmo da obra", que já se encontra na parte final da fase de superestrutura, parte que compreende o lançamento de vigas (já concluído), lançamento das pré-lajes e armação e concretagem das longarinas.
“Até agora, 60% da pré-laje já foram lançados. Até a semana que vem, todo esse processo deve estar concluído. Essa é a terceira fase da obra. A infraestrutura, que seria parte de fundação e a mesoestrutura (travessas), já foram concluídas”, explicou.
Finalizada a fase de superestrutura, a empreiteira deverá dar início à instalação das barreiras “New Jersey”, barreira de segurança, geralmente em betão, utilizada como separadores de fluxos de tráfego.
“Essas barreiras são colocadas nas laterais e na faixa central do viaduto, para evitar que os carros saiam do viaduto ou atravessem as pistas. Feito isso, temos a fase de terra armada (solo reforçado, para dar acesso ao viaduto)”, disse a engenheira.
Guterres afirmou que ainda não concluiu as medições da obra referentes ao mês de janeiro deste ano, mas afirmou que a porcentagem de conclusão dos trabalhos deve saltar dos 55% atuais para 62%.
AtrasoSegundo a engenheira, a obra possui um atraso de 6,98%, causados por interferências encontradas no início da obra e do tempo levado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) para interditar as ruas que dão acesso ao canteiro de obras.
Edson Rodrigues/Secopa
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Vista superior do Viaduto do Despraiado: obra está com bom ritmo, diz engenheira
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No entanto, o percentual de atraso é considerado como mínimo pela engenheira e não interfere no andamento da obra.
“Tivemos algumas interferências da CAB Ambiental e a obra ficou aproximadamente 30 dias em atraso, porque a SMTU não interditava a Avenida Miguel Sutil e, sem isso, a empresa não podia iniciar os serviços. Ela está com 6,98% de atraso, o que é considerado muito pouco, mínimo, e não interfere no andamento da obra”, disse.
Recuperação da viaO projeto do Viaduto do Despraiado compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.
“Então, nos trechos onde houver buracos ou outras patologias (“doenças”) no asfalto, nós teremos que recuperar, fazer uma reforma profunda, cortar o asfalto e colocar uma nova pavimentação”, explicou Guterres.
A engenheira ressaltou que, para a realização desses serviços, bem como a drenagem em alguns pontos do asfalto, serão necessárias novas intervenções no trânsito.
“A obra inteira é de 1,8 km, do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal. Então, por um tempo, teremos que fazer novas interdições provisórias ao longo desse trecho”, disse.
Na rotatória do Despraiado, localizada embaixo do viaduto, os trabalhos de drenagem já foram realizados e o meio-fio que está sendo instalado no local já é o produto final da obra.
Divulgação
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Imagem mostra como deverá ficar a obra do Viaduto Despraiado
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“A empresa também já iniciou os serviços de drenagem no trecho localizado após o viaduto da Rodoviária”, afirmou a engenheira.
A obraDe responsabilidade do Consórcio Atracon – formado pelas empresas Atrativa Engenharia e Constral Construtora –, o viaduto tem previsão de entrega para o dia 24 de maio de 2013 e promete desafogar o trânsito na região do Despraiado.
Segundo a Secopa, quando o viaduto for concluído, o motorista que estiver trafegando pela Perimetral e quiser continuar na via deverá passar por cima da obra, percorrendo todos os 325 metros do elevado.
Já quem quiser ter acesso aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo deverá trafegar pelas pistas marginais, acessando a rotatórias que já existe no local e que será reestruturada para suprir o fluxo de veículos.
Além de construir o viaduto, o Consórcio Atracon deverá também realizar adequações viárias na entrada da Avenida Marechal Deodoro, até o trecho que dá acesso ao Centro de Eventos Pantanal, que totaliza 1,8 km.
O contrato, orçado em R$ 18,9 milhões, também engloba serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento.
A obra do Despraiado faz parte do pacote de intervenções de Travessia Urbana, que compreende a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil, Complexo Viário do Tijucal e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.
Divulgação
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Confira o desvio montado pela Secopa para quem segue em direção à Várzea Grande
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DesvioQuem trafega no
sentido no sentido Rodoviária-Várzea Grande deve, logo após o viaduto da rodoviária, entrar à direita na Rua do Contorno, virar na primeira à esquerda, acessando a Rua Madri, no bairro Despraiado. Em seguida, o motorista deve virar à esquerda na Rua Florinda Negrão, que dá acesso à Avenida Osvaldo Corrêa.
A partir daí o motorista pode seguir pela Osvaldo Corrêa, voltando ao centro, ou retornar à Avenida Miguel Sutil, cruzando a via e acessando a Rua Bom Jesus de Cuiabá, no bairro Santa Marta, que leva de volta à Perimetral.
Já os motoristas que seguem no
sentido Várzea Grande-Rodoviária deverão trafegar pela pista marginal até a Avenida Filinto Muller, onde terão que entrar obrigatoriamente à direita e utilizar o desvio já existente no local e devidamente sinalizado, até retornar à Perimetral.