LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Os dois carros já prontos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá continuam em testes na Espanha até o final deste mês, mas a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já recebeu novas imagens do modal, durante o final de semana.
O
MidiaNews teve acesso a mais imagens dos carros (cada um formado por sete vagões), que estão previstos para desembarcar no Brasil até agosto deste ano, que mostram detalhes do interior dos vagões e das cabines bidirecionais.
Um dos integrantes da Comissão de Fiscalização da Secopa, o arquiteto e engenheiro de tráfego André Luiz Gomes de Bento, se encontra na cidade espanhola de Zaragoza e deve enviar relatório sobre o andamento dos testes ainda nesta segunda-feira (20).
Os carros estão sendo construídos pela CAF Brasil Indústria e Comércio, empresa que integra o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra na Grande Cuiabá.
Ao todo, a Secopa licitou 40 carros, com capacidade para abrigar 400 passageiros cada um.
Em janeiro deste ano, o
MidiaNews mostrou, em primeira mão, como será o interior do VLT de Cuiabá. Confira – e compare – o projeto de design interior
AQUI.
Secopa
|
 |
Interior de um dos carros do VLT de Cuiabá, que está em fase de testes na Espanha
|
Características do VLTOs veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.
Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.
Segundo a pasta, o projeto prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados.
A expectativa da Secopa é de que o VLT demore em torno de 20 minutos para percorrer, de uma extremidade a outra, cada eixo.
Nos horários de pico, a previsão é de que os terminais tenham um VLT saindo de quatro em quatro minutos.
Implantação do modalConstituído de dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.
Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.
Secopa
|
 |
Cabine de controle do VLT: testes continuam até o final do mês
|
Eixo CPA-AeroportoCom 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA I e André Maggi), além de um elevado ferroviário no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Quatro trincheiras serão construídas (Km Zero, Avenida da FEB-Cristo Rei, Rua Desembargador Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe), além de 22 estações de transbordo, uma ponte sobre o Rio Cuiabá e dois viadutos: um elevado ferroviário no Aeroporto e outro próximo à Secretaria de Fazenda, na Avenida do CPA.
Nesse eixo deverá ser feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.
Eixo Coxipó-Centro
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão e contará com um terminal de integração na região do Coxipó, 11 estações de transbordo, três viadutos: um na rodovia MT-040, outro na Avenida Beira Rio e um no trevo que dá acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Além disso, duas pontes serão construídas sobre o Rio Coxipó.
Confira mais imagens do VLT na galeria abaixo.