Cuiabá, Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025
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Secopa divulga novas imagens do interior do VLT; confira

Carros são construídos na Espanha e passam por fase de testes

Secopa

Interior do VLT cuiabano, que está sendo construído na Espanha

Interior do VLT cuiabano, que está sendo construído na Espanha

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Os dois carros já prontos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá continuam em testes na Espanha até o final deste mês, mas a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já recebeu novas imagens do modal, durante o final de semana.

O MidiaNews teve acesso a mais imagens dos carros (cada um formado por sete vagões), que estão previstos para desembarcar no Brasil até agosto deste ano, que mostram detalhes do interior dos vagões e das cabines bidirecionais.

Um dos integrantes da Comissão de Fiscalização da Secopa, o arquiteto e engenheiro de tráfego André Luiz Gomes de Bento, se encontra na cidade espanhola de Zaragoza e deve enviar relatório sobre o andamento dos testes ainda nesta segunda-feira (20).

Os carros estão sendo construídos pela CAF Brasil Indústria e Comércio, empresa que integra o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra na Grande Cuiabá.

Ao todo, a Secopa licitou 40 carros, com capacidade para abrigar 400 passageiros cada um.

Em janeiro deste ano, o MidiaNews mostrou, em primeira mão, como será o interior do VLT de Cuiabá. Confira – e compare – o projeto de design interior AQUI.

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Interior de um dos carros do VLT de Cuiabá, que está em fase de testes na Espanha

Características do VLT


Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Segundo a pasta, o projeto prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados.

A expectativa da Secopa é de que o VLT demore em torno de 20 minutos para percorrer, de uma extremidade a outra, cada eixo.

Nos horários de pico, a previsão é de que os terminais tenham um VLT saindo de quatro em quatro minutos.

Implantação do modal


Constituído de dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.

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Cabine de controle do VLT: testes continuam até o final do mês

Eixo CPA-Aeroporto


Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA I e André Maggi), além de um elevado ferroviário no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Quatro trincheiras serão construídas (Km Zero, Avenida da FEB-Cristo Rei, Rua Desembargador Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe), além de 22 estações de transbordo, uma ponte sobre o Rio Cuiabá e dois viadutos: um elevado ferroviário no Aeroporto e outro próximo à Secretaria de Fazenda, na Avenida do CPA.

Nesse eixo deverá ser feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

Eixo Coxipó-Centro

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão e contará com um terminal de integração na região do Coxipó, 11 estações de transbordo, três viadutos: um na rodovia MT-040, outro na Avenida Beira Rio e um no trevo que dá acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Além disso, duas pontes serão construídas sobre o Rio Coxipó.

Confira mais imagens do VLT na galeria abaixo.
GALERIA DE FOTOS
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VLT 8

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VLT 7

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Cabine do VLT 3

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Cabine do VLT 2

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Cabine do VLT 1

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VLT 6

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VLT 5

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VLT 4

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VLT 3

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VLT 2

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VLT 1




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COMENTÁRIOS
21 Comentário(s).

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Fernando  27.05.13 13h45
É isso aí Beto, se o cara tá se achando vai morar pra lá, pois se ele conhecesse realmente metrô não ia falar tanta asneira. Sou paulista de nascimento, mas Cuiabano por adoção e desejo tudo de melhor para esta terra rica e próspera. Amo Cuiabá e defendo essa terra com unhas e dentes, não fico aí me gabando que morei X anos em SP e lá andei muito mais de metrô doque esse tal de Ribamar aí, pois metrô na minha terra chegou antes do que na terra dele. Esse cara deve ser Campograndense frustrado. eheheheheheh Chupa essa manga Ribamar! Volta pro RJ e vai andar de metrô lá, vai.
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beto  24.05.13 02h29
senhor José Ribamar Bezerra Sá,.....caso você não esteja satisfeito com esse novo modal de transporte moderno, por GENTILEZA volte para o Rio,....porquê eu e MUITOS Cuiabanos e não Cuiabanos estão satisfeitos....e se você não sabe, a única cidade que tem o VLT mais perto de Cuiabá esta na Flória EUA,....
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Gonçalo Correia  23.05.13 11h25
E assim vão engabelando os trouxas.
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José Ribamar Bezerra Sá  22.05.13 15h28
Senhor Fernando, eu morei por mais de vinte anos no Rio de Janeiro. Cansei de andar de metro,Portanto, ao contrário de voce, eu tenho conhecimento de causa, e sei muito bem qual a diferença entre o espaçoso metro do Rio de Janeiro e esse espremidinho chamado de VLT!!
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Lúcia Borges  22.05.13 12h30
Eu pergunto e a saúde em Cuiabá e Várzea grande como vai??? MORTO NÃO ASSISTE COPA E NEM ANDA DE VLT .
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