LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, mudou o discurso nesta quarta-feira (18), durante coletiva na Arena Pantanal, e revelou que o Viaduto do Despraiado não mais será a primeira obra inaugurada pelo Governo do Estado, com vistas ao Mundial de 2014.
O elevado, que está sendo erguido na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, já teve seu prazo de entrega adiado por três vezes pelo Governo.
O atraso na inauguração, segundo o secretário, se deve à falta de qualidade no material usado para asfaltamento da obra, principalmente do trecho de 1,8 km compreendido do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal.
“O viaduto está pronto, mas há ainda um trecho de 1,8 km de recuperação da Avenida Miguel Sutil, que também faz parte da obra, que passou por drenagem e começou a ganhar o recapeamento hoje. Não se fechou o traço [qualidade] da última camada asfáltica e só vamos entregar a obra para a população, se ela atender à qualidade contratada”, disse.

"Não se fechou o traço [qualidade] da última camada asfáltica e só vamos entregar a obra para a população, se ela atender à qualidade contratada"
Além da brita buscada no Distrito da Guia (25 km ao Norte de Cuiabá) “não ser boa” para ser utilizada na obra, segundo Guimarães, houve também atraso na entrega de um componente químico chamado polímero, disponibilizado pela Petrobras.
“Essa é a primeira vez que o Governo do Estado está exigindo em uma obra pública urbana a adição de polímero, para garantir a durabilidade da massa asfáltica e a Petrobras atrasou a entrega da obra”, disse o secretário.
Responsável pela realização da obra, o Consórcio Atracon – formado pelas empresas Atrativa Engenharia Ltda. e Constral Construtora Ltda. – chegou a buscar uma nova brita na Serra de São Vicente (87 km ao Sul da Capital), o que comprometeu ainda mais o cronograma da obra.
Segundo Guimarães, finalizada a fase de recapeamento, a obra deverá passar mais uns 10 dias sem ser usada pela população.
“Só vamos entregar a obra com tudo sinalizado e a iluminação instalada”, afirmou.
InauguraçõesApesar do atraso na entrega do elevado e da mudança de planos, o secretário da Copa disse que cinco obras serão inauguradas pelo Governo do Estado ainda no final deste mês.
“Tenho uma reunião com o governador ainda hoje, quando estaremos definindo as datas [do cronograma de inaugurações]. Porque isso depende da agenda dele. As datas serão divulgadas até a próxima semana”, afirmou.
Fase atualSegundo informações da equipe de engenharia da Secopa, atualmente, a obra do Despraiado se encontra em fase de pavimentação de todo o elevado e das vias marginais (que dão acesso aos bairros adjacentes).
Além disso, o Consórcio Atracon segue realizando as obras complementares, tais quais a recuperação e construção de calçadas e instalação de sinalização horizontal e vertical nas vias.
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto do Despraiado: obra foi anunciada, por várias vezes, como a primeira a ser inaugurada pelo Estado
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A obraO Viaduto do Despraiado tem 325 metros de comprimento e nove metros de altura, em seu ponto mais alto.
O projeto compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.
A obra inteira é de 1,8 km, do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, e engloba serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento.
Orçada em R$ 18,9 milhões, o Viaduto do Despraiado integra o pacote de Travessia Urbana – acordo firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado, no valor de R$ 165,7 milhões.
Uso da população
Quando o viaduto estiver liberado para uso, o trânsito na região será alterado. Dessa forma, o motorista que estiver trafegando pela Avenida Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão do elevado.
O motorista que quiser seguir em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo, deverá trafegar pela pista marginal da Perimetral, acessando a rotatória já existente no local e que será reestruturada para suprir o fluxo de veículos.
Travessia Urbana
O pacote visa ao tratamento viário das rodovias federais 163,364 e 070 – que cortam Cuiabá e Várzea Grande pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.
Além do viaduto, estão presentes no pacote as obras das trincheiras da Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, também na Avenida Miguel Sutil; o Viaduto Dom Orlando Chaves, na Avenida da FEB; e o Complexo Viário do Tijucal (combinação de viaduto e trincheira), na Avenida Fernando Corrêa da Costa.