Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
Tamanho do texto A- A+

Silval anuncia "novo" aeroporto para dezembro de 2013

Governo e Infraero inauguram segunda etapa; ampliação está orçada em R$ 77,2 milhões

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Silval e Matos do Vale, da Infraero: Cuiabá e Várzea Grande vão ganhar "um novo aeroporto"

Silval e Matos do Vale, da Infraero: Cuiabá e Várzea Grande vão ganhar "um novo aeroporto"

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) inaugurou, nesta quinta-feira (13), a segunda etapa das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Essa fase, que teve sua obra iniciada em abril deste ano, se trata da construção do Centro Administrativo da Infraero.

Na ocasião, o chefe do Executivo e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Gustavo Matos do Vale, assinaram a ordem de serviço da terceira etapa da obra, que irá resultar na ampliação do terminal de passageiros, visando à Copa do Mundo de 2014. As obras deverão ter início em até 30 dias e serão entregues em dezembro de 2013.

"Essas são obras que fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo e nós vamos entregar tudo seis meses antes do prazo estabelecido [junho de 2014]", afirma Silval

O novo prédio administrativo da Infraero, localizado agora fora das dependências do terminal de desembarque, permitirá ao Consórcio Marechal Rondon (responsável pela terceira etapa da obra) iniciar as obras de ampliação do aeroporto, demolindo as dependências antigas para dar espaço ao novo terminal de passageiros.

“Essa parte administrativa está concluída e atendeu ao que estava estabelecido no projeto. Até agora, duas etapas dessa grande obra já foram superadas e entramos agora, de imediato, na ampliação do terminal. Toda essa melhoria está prevista para concluir em dezembro de 2013”, disse o governador.

Silval afirmou que, apesar dos embates jurídicos e mudanças do projeto por parte da equipe técnica – fatos que atrasaram o início da obra –, não está preocupado com a possibilidade da ampliação não ser entregue a tempo, para uso durante os jogos do Mundial de 2014.

“Essas são obras que fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo e nós vamos entregar tudo seis meses antes do prazo estabelecido [junho de 2014]. Nós não estamos com as obras atrasadas em relação ao cronograma da Copa. Tínhamos condições de ter executado bem antes do prazo, mas, em função de projetos e alteração do prazo de licitação, demandou mais tempo. Mas, tudo está dentro do cronograma e estou tranquilo sobre isso”, afirmou.

“Um novo aeroporto”


Par ao presidente da Infraero, não há o que se falar a respeito de reformas no aeroporto, mas sim da construção de um novo terminal de passageiros, que se adeque e suporte o volume de turistas e voos esperados durante a Copa de 2014.

“Estamos aqui para dizer que tudo o que foi prometido em abril deste ano foi cumprido. Vamos dar início à terceira fase, que não chamo de reforma, mas de construção de um novo aeroporto para Cuiabá e Várzea Grande”, disse.

Gustavo do Vale afirmou que a obra de ampliação do novo terminal é uma promessa antiga feita pela Infraero à Mato Grosso, mas que somente agora pode ser cumprida.

"Reconheço que esse novo terminal é um compromisso que está sendo cumprido com atraso para população de Mato Grosso, que já sofreu muito tempo com um terminal aquém do necessário", diz o presidente da Infraero

“Reconheço que esse novo terminal é um compromisso que está sendo cumprido com atraso para população de Mato Grosso, que já sofreu muito tempo com um terminal aquém do necessário”, afirmou.

O presidente ressaltou a importância da parceria fechada com o Governo do Estado para a elaboração do projeto da obra e realização da licitação, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o que colaborou para o andamento da reforma. A Secopa também será responsável pela fiscalização da execução da obra.

“Se não fosse o Governo do Estado assumir a obra e fechar essa parceria, essa ordem de serviço demoraria para ser assinada”, disse.

A obra


Com a execução da terceira etapa de reforma e ampliação do aeroporto, a área construída passará dos atuais 5.460 m² para 13.200 m². A capacidade do terminal também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança, principalmente, durante a Copa do Mundo de 2014.

Essa fase da obra está orçada em R$ 77,2 milhões e será executada pelo Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia. O prazo de entrega é dezembro de 2013.

As intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações); e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.
GALERIA DE FOTOS
Thiago Bergamasco

assinatura

Thiago Bergamasco

assinatura




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Morais  14.12.12 08h17
Mais uma vez é lançada a obra de reforma do aeroporto, mais verba liberada, mais uma vez...tudo se repete e o povo continua acreditando.
8
2
luciano drago  13.12.12 16h37
Gostaria que a área externa ,digo estacionamento , seja contemplada pois até rodoviária de cuiabá é melhor , nunca vi uma bagunça tão grande , ficam a policia militar multando enquanto não existe lugar para parar.Pelo amor de deus organizem aquele lugar .
38
3