Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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SMTU confirma bloqueio parcial da BR-364; confira desvio

Pasta orienta motoristas a utilizarem outras rotas para evitar transtorno, na região do Tijucal

Secom/Cuiabá

SMTU iniciou, na manhã de hoje, bloqueio de trechos na BR-364, na região do Tijucal

SMTU iniciou, na manhã de hoje, bloqueio de trechos na BR-364, na região do Tijucal

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) confirmou, nesta segunda-feira (27), a interdição parcial de um trecho de aproximadamente 350 metros da BR-364, para continuidade das obras do Complexo Viário do Tijucal, visando à Copa do Mundo de 2014.

Os veículos que precisarem trafegar pelo via que dá acesso à Cuiabá serão deslocados para a pista da esquerda, que faz o sentido Cuiabá-Rondonópolis. A pista, então, funcionará como mão dupla.

Na via, foi feito com um corte no canteiro central, semelhante aos que já foram feitos na Avenida Miguel Sutil, para a passagem do fluxo de veículos. Ao chegarem ao trevo, os motoristas serão novamente redirecionados para a pista da direita.

A pasta afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a mobilidade na região, mas pede os motoristas a utilizarem outras vias para tráfego.

A orientação é para que os motoristas utilizem a Avenida das Torres (Edna Affi) como rota de saída de Cuiabá para a região Sul.

Como rota de chegada, a sugestão é de que os motoristas sigam pela Rodovia dos Imigrantes, para ter acesso ao trevo da Rodovia Palmiro Paes de Barros.

Por ser um bloqueio apenas parcial da pista, não há um desvio oficial indicado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) ou pelas empresas responsáveis pela obra.

A obra

Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal será construído pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos. A obra faz parte do pacote de Travessia Urbana previsto para Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014, e tem entrega programa para dezembro de 2013, segundo o cronograma da Secopa.

A obra prevê construção de uma trincheira de 740 metros de extensão – que fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima – e de um viaduto de 520 metros, que deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

A empresa será ainda responsável pela realização de obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

Travessia Urbana

O Complexo Viário do Tijucal faz parte do pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.

Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – este último, ainda em processo de licitação.



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