Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
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Tarifa do VLT deve ter como base passagem de ônibus

Com o novo sistema, um terço da frota de coletivo pode sair de circulação

Divulgação/Secopa

Primeiros vagões do VLT, em teste na Espanha: tarifa acessível, segundo Secopa

Primeiros vagões do VLT, em teste na Espanha: tarifa acessível, segundo Secopa

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) voltou a garantir  que a tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está sendo implantado na Grande Cuiabá será acessível à população.

Para sustentar a afirmação, o secretário da pasta, Maurício Guimarães, usou como argumento o valor da tarifa integrada do VLT em Zaragoza, na Espanha, onde ele esteve, na última semana, conhecendo o sistema de operação do modal (similar ao que será usado na Capital) e verificando a construção e embarque dos carros para o Brasil.

Segundo Guimarães, o valor da tarifa integrada (ônibus + VLT) na cidade espanhola é de 1,35 euros – o que hoje equivaleria a aproximadamente R$ 3,20.

“O valor da passagem integrada não será diferente da tarifa já aplicada hoje [R$ 2,85], porque o sistema já foi subsidiado com a implantação”, disse.

"O valor da passagem integrada não será diferente da tarifa já aplicada hoje [R$ 2,85], porque o sistema já foi subsidiado com a implantação"

A Secopa contratou, na última semana, a empresa Oficina – Engenheiros Consultores Associados Ltda., que terá 90 dias para apresentar a planilha de custos para operação do VLT cuiabano e os demais fatores que irão compor a tarifa. A empresa irá receber R$ 143,2 mil pelo serviço.

A empresa deverá “redesenhar” a rede de transporte coletivo (ônibus e VLT) da Grande Cuiabá.

“Contratamos uma assessoria para nos ajudar em toda a modelagem do sistema. Já temos o nossos estudo, mas precisávamos de um trabalho mais técnico, de alguém que conhece bem o sistema da malha viária de Cuiabá, para que possamos passar para a sociedade qual o melhor valor de integração e até quantos ônibus vão deixar de circular”, afirmou.

Segundo Guimarães, a implantação do VLT irá resultar na diminuição da frota de ônibus que hoje atendem aos bairros da Capital, atualmente fixada em 370 veículos (entre carros em uso e veículos de reserva), segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).

Diariamente, porém, circulam pela Capital cerca de 570 ônibus, quando se somam à frota municipal os ônibus intermunicipais, que ligam Cuiabá a Várzea Grande.

“Acredito que mais de um terço da frota de ônibus pode sair de circulação”, afirmou.

O VLT


Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o VLT será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa.

Serão três terminais de integração e 33 estações ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. Ao longo dos dois eixos, serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.

A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

Orçado em 1,477 bilhões, o VLT é executado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande (formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.) e está previsto para ser entregue em março de 2014.

Leia mais sobre o assunto:


Secopa contrata empresa para definir a tarifa do VLT



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João Farias  27.08.13 09h09
Agora lascou! VLT era pra ser mais barato, pois é elétrico a não tem variação como o petróleo. A manutenção é muito mais barata no quesito motorização/estrutura... Carenagem pode até ser mais cara...
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lucas  26.08.13 20h23
o preço deste VLT tem que ser o mesmo dos onibus, se fot mais caro deixa de ser atrativo, e outra coisa, o trem fará pouca diferença no transporte ou quasew nada, ele não atenderá a periferia que tem mais usuarios.
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mario siberia silva  26.08.13 15h50
Nao sei nao, mas acho que esse preço do VLT na Espanha, deve receber subsídio do governo, por que senão com certeza seria de aproximadamente uns 6 reais
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José Carlos F. JR  26.08.13 08h18
Você acha que vai ficar no preço da passagem de ônibus ?! Vai acabar tendo aumento em outras áreas para poder compensar no custo do VLT. Este povo acha que agente é besta como que o VLT vai se sustentar com o preço do ônibus se nem as companhias consegue se manter com que recebe.
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Lourdes  26.08.13 07h27
Considero "cultura inútil" querer discutir o valor da tarifa do VLT. Esses "dignos senhores" sabem quanto estará o café, arroz, feijão, macarrão, a carne, quando da inauguração do VLT? Tem trabalhador no Brasil pagando tarifa de R$ 4,50 ou mais para andar nessas carroças. Se o VLT custar R$ 4 tá bom demais. Querem transporte de Primeiro Mundo a preço de carroça? Tem grana para o cigarro, pinga, e outros vícios e não tem para andar num transporte de qualidade? Tem que acabar, sim, com a maioria das gratuidades. Não sejam hipócritas!!!
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