Cuiabá, Terça-Feira, 5 de Agosto de 2025
CONTAGEM REGRESSIVA
Tamanho do texto A- A+

TCE diz que 10 obras não foram iniciadas; Secopa contesta

Conselheiro diz que situação é preocupante, mas secretário nega

Divulgação

Conselheiro do TCE, Antônio Joaquim: Governo do Estado tem que acelerar o ritmo das obras

Conselheiro do TCE, Antônio Joaquim: Governo do Estado tem que acelerar o ritmo das obras

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O novo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), divulgado na segunda-feira (18), apontou que dez obras relacionadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para serem realizadas na Grande Cuiabá até o Mundial ainda não tiveram início. O relatório tem como base o mês de janeiro deste ano.

“Verificou-se nas planilhas que dez obras ainda não foram iniciadas, como por exemplo a construção dos Centros Oficiais de Treinamento da UFMT e do CPA; da Avenida Parque do Barbado e do Fan Park, bem como os serviços excluídos do contrato 9/2010, correspondente à construção da Arena Pantanal”, diz trecho do relatório.

"Mais uma vez, vou repetir: a situação é sem dúvida preocupante. "

Segundo o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secopa no órgão, faltando apenas 15 meses para o início da Copa no Brasil, é necessário intensificar o ritmo de execução das obras já em andamento e aquelas não iniciadas, sob pena de muitas construções não serem finalizadas a tempo.

“Mais uma vez, vou repetir: a situação é sem dúvida preocupante. É importante frisar que o simples aditamento dos prazos de execução não é suficiente, uma vez que a data de realização do evento, marcada para junho de 2014, não será adiada”, disse.

Em coletiva realizada ontem, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, minimizou a preocupação demonstrada pelo conselheiro e afirmou que não há problemas nas obras relatadas.

Ele aproveitou para oficializar a retirada da obra do Centro Oficial de Treinamento (COT) do CPA, conforme o MidiaNews já havia antecipado. Leia mais AQUI.

“O COT CPA não será construído e não está mais no escopo das obras que serão realizadas para a Copa. São dois centros de treinamento que constam na Matriz de Responsabilidade e os dois estão em execução”, afirmou.

"São dois centros de treinamento que constam na Matriz de Responsabilidade e os dois estão em execução"

Segundo o secretário, as obras no COT da Barra do Pari, em Várzea Grande, já estão na fase de terraplanagem e montagem da fundação.

“E o canteiro de obras do COT da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) já começou a receber as máquinas para dar início à obra”, disse.

Ele ressaltou ainda que as obras para reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que também integram o pacote de intervenções essenciais para a realização do Mundial, já tiveram início.

“Quem for hoje ao aeroporto pode ver que há máquinas lá, fazendo a fundação das obras”, afirmou.

Fan Park


Local usado como área de concentração dos torcedores durante o Mundial, o Fan Park é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que a cidade seja sede do evento.

Guimarães voltou a afirmar que as obras terão início em julho, no Parque de Exposições “Jonas Pinheiro”, no bairro Dom Aquino, na Capital. As obras terão início logo após a realização da 49ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro). Leia mais AQUI.

Segundo o secretário da Copa, se trata de uma obra “extremamente simples”, por se tratar apenas de montagem de infraestrutura, e “não inspira preocupações”, uma vez que pode ser executada em, no máximo, três meses.

"Nós já temos a grade de shows e toda a programação que será realizada aqui durante os 32 dias, faltando apenas alguns ajustes"

“São 42 mil m² que já estão lá (na Acrimat), onde precisa ser feito o serviço de drenagem em toda a área, pavimentar uma parte e colocar o gramado no restante, para que então seja montada a estrutura temporária, formada pelos camarotes e pelo palco. A estrutura temporária é montada 30 dias antes da realização do evento. É uma obra que se faz em 60, no máximo 90 dias”, disse.

A área servirá como ponto de concentração dos torcedores durante todos os dias de duração da Copa do Mundo. O projeto de Cuiabá, inclusive, já teria sido aprovado pela Fifa e estaria com todo o cronograma montado.

“Nós já temos a grade de shows e toda a programação que será realizada aqui durante os 32 dias, faltando apenas alguns ajustes. São 14 shows nacionais e nós já sabemos quem vai abrir o Fifa Fan Fest, quem vai fazer o show nos dias em que o Brasil for jogar e quem vai fazer o show de encerramento”, disse Guimarães.

Os nomes dos artistas e detalhes da programação que já foram definidos estariam sendo aprovados pela Rede Globo, segundo a Secopa. Somente após a autorização da emissora, que detém os direitos de transmissão do evento, é que o cronograma poderá ser divulgado.



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Ademir  25.03.13 17h47
Alguém podia perguntar a este Secretário sobre o viaduto e ponte no contorno da Av. Fernando Correa com a Av. Beira Rio, quando começa e se começa.. pois é onde passará o VLT, se passar..
4
0
José Bonifácio  25.03.13 16h05
João Carlos Soares, quem construiu a Miguel Sutil não foi Dante, e sim Rodrigues Palma no final da Década de 1970. Se esclareça mais sobre Cuiabá. Digo isso e nem de Cuiabá eu sou!
4
0
migueis  25.03.13 14h07
Só ta faltando a ponte sobre o rio coxipo, contorno do atacado assai gafica grafitte, econtorno do 9º BC / Modelo não ta faltando nada ainda ta tudo pranto para os engarrafamentos de Cuiabá seu Antonio Joaquim?????????
4
0
roberto rocha  25.03.13 06h36
Éssas obras já deviam estar prontas! Mundando de assunto,o mais importante do que "três jogos da copa" são as obras que vão ficar para nós cuiabanos,podendo assim ter melhor qualidade de vida,afinal niguem merece congestionamento de carros,buzinas no ouvido etc...
7
1
joao carlos soares  24.03.13 12h00
afinal de contas, a serviço de quem o Conselheiro Antonio Joaquim está?Cara,vai trabalhar, pare de querer aparecer a qualquer custo.Lembra quando Dante construiu a Miguel Sutil?Todo mundo falou que ele era doido, e hoje olha aí se não existisse a avenida,e vc só está aí graças a ele.Torça a favor de Cuiabá,deixe um pouquinho de frescura tá?
5
13