LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O novo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), divulgado na segunda-feira (18), apontou que dez obras relacionadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para serem realizadas na Grande Cuiabá até o Mundial ainda não tiveram início. O relatório tem como base o mês de janeiro deste ano.
“Verificou-se nas planilhas que dez obras ainda não foram iniciadas, como por exemplo a construção dos Centros Oficiais de Treinamento da UFMT e do CPA; da Avenida Parque do Barbado e do Fan Park, bem como os serviços excluídos do contrato 9/2010, correspondente à construção da Arena Pantanal”, diz trecho do relatório.

"Mais uma vez, vou repetir: a situação é sem dúvida preocupante. "
Segundo o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secopa no órgão, faltando apenas 15 meses para o início da Copa no Brasil, é necessário intensificar o ritmo de execução das obras já em andamento e aquelas não iniciadas, sob pena de muitas construções não serem finalizadas a tempo.
“Mais uma vez, vou repetir: a situação é sem dúvida preocupante. É importante frisar que o simples aditamento dos prazos de execução não é suficiente, uma vez que a data de realização do evento, marcada para junho de 2014, não será adiada”, disse.
Em coletiva realizada ontem, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, minimizou a preocupação demonstrada pelo conselheiro e afirmou que não há problemas nas obras relatadas.
Ele aproveitou para oficializar a retirada da obra do Centro Oficial de Treinamento (COT) do CPA, conforme o MidiaNews já havia antecipado. Leia mais
AQUI.
“O COT CPA não será construído e não está mais no escopo das obras que serão realizadas para a Copa. São dois centros de treinamento que constam na Matriz de Responsabilidade e os dois estão em execução”, afirmou.

"São dois centros de treinamento que constam na Matriz de Responsabilidade e os dois estão em execução"
Segundo o secretário, as obras no COT da Barra do Pari, em Várzea Grande, já estão na fase de terraplanagem e montagem da fundação.
“E o canteiro de obras do COT da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) já começou a receber as máquinas para dar início à obra”, disse.
Ele ressaltou ainda que as obras para reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, que também integram o pacote de intervenções essenciais para a realização do Mundial, já tiveram início.
“Quem for hoje ao aeroporto pode ver que há máquinas lá, fazendo a fundação das obras”, afirmou.
Fan ParkLocal usado como área de concentração dos torcedores durante o Mundial, o Fan Park é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para que a cidade seja sede do evento.
Guimarães voltou a afirmar que as obras terão início em julho, no Parque de Exposições “Jonas Pinheiro”, no bairro Dom Aquino, na Capital. As obras terão início logo após a realização da 49ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro). Leia mais
AQUI.
Segundo o secretário da Copa, se trata de uma obra “extremamente simples”, por se tratar apenas de montagem de infraestrutura, e “não inspira preocupações”, uma vez que pode ser executada em, no máximo, três meses.

"Nós já temos a grade de shows e toda a programação que será realizada aqui durante os 32 dias, faltando apenas alguns ajustes"
“São 42 mil m² que já estão lá (na Acrimat), onde precisa ser feito o serviço de drenagem em toda a área, pavimentar uma parte e colocar o gramado no restante, para que então seja montada a estrutura temporária, formada pelos camarotes e pelo palco. A estrutura temporária é montada 30 dias antes da realização do evento. É uma obra que se faz em 60, no máximo 90 dias”, disse.
A área servirá como ponto de concentração dos torcedores durante todos os dias de duração da Copa do Mundo. O projeto de Cuiabá, inclusive, já teria sido aprovado pela Fifa e estaria com todo o cronograma montado.
“Nós já temos a grade de shows e toda a programação que será realizada aqui durante os 32 dias, faltando apenas alguns ajustes. São 14 shows nacionais e nós já sabemos quem vai abrir o Fifa Fan Fest, quem vai fazer o show nos dias em que o Brasil for jogar e quem vai fazer o show de encerramento”, disse Guimarães.
Os nomes dos artistas e detalhes da programação que já foram definidos estariam sendo aprovados pela Rede Globo, segundo a Secopa. Somente após a autorização da emissora, que detém os direitos de transmissão do evento, é que o cronograma poderá ser divulgado.