LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) liberou o tráfego, na tarde de segunda-feira (25), em um trecho da Avenida Miguel Sutil que se encontrava parcialmente interditado desde dezembro, nas proximidades da rotatória do Centro de Eventos do Pantanal (sentido Santa Rosa-Rodoviária).
O trecho, de aproximadamente 400 metros de extensão, passou por obras de execução de manilhas de concreto, usadas para realizar a drenagem da água da chuva.
A drenagem urbana evita inundações, principalmente nas áreas mais baixas, onde existem ruas e avenidas sujeitas a alagamentos.
Nesse caso, a drenagem evitará alagamentos na Perimetral, depois que a Trincheira do Santa Rosa estiver pronta, quando a pista sofrerá um declive acentuado.
A obra
Secopa
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Projeto mostra como deverá ficar a trincheira do Santa Rosa, quando concluída
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A obra foi executada pela empresa Ster Engenharia e se trata de uma das etapas necessárias para a construção da Trincheira do Santa Rosa. Leia mais
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Segundo a Secopa, a empresa concluiu as obras e a liberação do trânsito não é em decorrência da saída da Ster das obras da Copa do Mundo.
A empresa está em processo de distrato comercial com a Secopa, em razão de atrasos na execução de três grandes obras de mobilidade urbana na Capital: trincheiras do Santa Rosa e Verdão, na Perimetral, e Ciríaco Cândia (que compõem o Corredor Mário Andreazza).
Trincheira do Santa RosaCom 520 metros de extensão e orçada em R$ 23,3 milhões, a Trincheira do Santa Rosa teve suas obras iniciadas em 10 de junho de 2012 e tem um trecho em obras com interdição total entre a Rua General Ramiro de Noronha e o trevo de acesso ao bairro Santa Rosa.
Prevista inicialmente para ser entregue em abril de 2013, a obra possui apenas 25% dos trabalhos executados e, devido aos atrasos, teve o prazo de entrega reajustado para setembro deste ano.
A obra chegou a ser suspensa pelo Ministério do Trabalho, devido às condições insalubres oferecidas aos seus funcionários e o risco à vida causado pela falta de proteção no canteiro de obras.
Com a saída da Ster Engenharia, o Estado corre contra o tempo para decidir qual será o meio usado na realização da contratação da nova empresa que irá concluir a obra.
A Secopa analisa a possibilidade de chamar a segunda colocada no primeiro processo licitatório, fazer um contrato emergencial ou realizar um novo processo licitatório.
Travessia UrbanaA trincheira faz parte do conjunto de obras de Travessia Urbana de Cuiabá, convênio fechado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
A parceria prevê a construção de trincheiras e viadutos, as denominadas “obras de arte”, visando à Copa do Mundo de 2014, nas avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa, em Cuiabá, e Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.