LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A rotatória do Tijucal será totalmente interditada a partir das 14h deste sábado (16). A interdição é necessária para a ampliação do canteiro de obras do Complexo Viário da região (viaduto e trincheira) que está sendo construído no local, com vistas à Copa de 2014.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
A alteração no trânsito vai mudar a rota feita pelos motoristas que querem sair de Cuiabá em direção ao Sul do Estado, passando pela BR-364.
Antes, eles seguiam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa até chegar à rodovia, mas, agora, deverão fazer uso da rota de desvio montada pela Secopa, passando por dentro do Residencial Coxipó e do bairro Jardim Presidente.
A interdição do trevo do Tijucal foi anunciada no início de fevereiro, mas precisou ser alterada para atender à demanda dos empresários da região do Distrito Industrial (leia mais
AQUI).
Divulgação/Secopa
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Em verde, a rota a ser feita por quem chega da BR-364 em direção à Avenida Fernando Corrêa; em azul, a rota a ser feita por quem quer sair de Cuiabá, em direção à BR-364
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DesvioDesde agosto de 2012, o ponto de encontro entre a BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa está interditado parcialmente, funcionando com metade da pista em mão dupla (fluxo e contra-fluxo).
Agora, ela passará a ter apenas uma faixa de circulação (mão única), devendo ser tomada pelos veículos que trafegam em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Enquanto isso, quem trafega pela Avenida Fernando Corrêa e queira ter acesso à BR-364, deverá virar à direita na Avenida Principal, próximo ao bairro Residencial Coxipó, seguindo por essa via até chegar à Avenida D, onde irá virar à esquerda.
Na sequência, o motorista deverá virar novamente à esquerda para ter acesso à Rua I, fazendo uma nova conversão à esquerda para ter acesso à Avenida L. Ele deverá seguir nessa via em sentido à Rua Nova Friburgo, no bairro Jardim Presidente, para ter acesso à Rua Nova Araçá.
Em seguida, o motorista deverá passar pela Rua Nova Independência, onde deverá fazer o retorno próximo à interdição, para, enfim, ter acesso à rodovia.
A obraOrçado em R$ 30,1 milhões e com previsão de entrega para janeiro de 2014, o Complexo do Tijucal integra o pacote de obras de Travessia Urbana previstos para Cuiabá e Várzea Grande e promete desafogar o trânsito da região, melhorando a distribuição dos veículos para os bairros adjacentes e a visão de quem chega à cidade, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.
A obra foi dividida em dois subtrechos e está sendo executada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.
No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.
A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho.
Divulgação
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Como deverá ficar a obra do Complexo Viário do Tijucal
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O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.
Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.
O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.
Travessia UrbanaO pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.
Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.