LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Na reta final da fase de superestrutura, a obra do Viaduto do Despraiado passa pela etapa de armação da última laje do elevado e de instalação das barreiras de segurança conhecidas como “New Jersey”, usadas como separadores de fluxo de tráfego.
Com conclusão agendada para o final deste mês, a obra deverá abrir a sequência de inaugurações de obras de mobilidade urbana que estão sendo realizadas para o Mundial de 2014, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.
O cronograma de inaugurações está agendado para ter início em julho, segundo o gestor (leia mais
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Além dos serviços de superestrutura, também já tiveram início as obras de pavimentação no trecho localizado em frene ao Parque Mãe Bonifácia e a drenagem do canteiro de obras, bem como a execução da concretagem de escamas para dar início à fase de terra armada.
Em entrevista ao
MidiaNews, Guimarães afirmou que, assim que a obra estiver concluída – incluindo a fase de adequação viária para acesso ao elevado –, ela será liberada para uso da população.
“A cada obra inaugurada, ela já poderá ser utilizada, para que a gente possa, a cada entrega, minimizar os problemas que os motoristas têm enfrentado, no seu ir e vir dentro da cidade”, disse.
Quando a pista estiver liberada para uso, o trânsito na região será alterado. Dessa forma, o motorista que estiver trafegando pela Avenida Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão do elevado.
Já o motorista que quiser seguir em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo deverá trafegar pela pista marginal da Perimetral, acessando a rotatória já existente no local e que será reestruturada para suprir o fluxo de veículos.
A obraO projeto do Viaduto do Despraiado compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.
A obra inteira é de 1,8 km, do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, e engloba serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento.
Sob a responsabilidade do Consórcio Atracon, formado pelas empresas Atrativa e Constral, o viaduto tem 325 metros de comprimento e nove metros de altura em seu ponto mais alto.
Travessia Urbana
O Viaduto do Despraiado integra o pacote de Travessia Urbana assinado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na ordem de R$ 165 milhões.
Constam no convênio, ainda, as obras das trincheiras da Jurumirim, Santa Rosa e Verdão e o Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, além do Viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.
Essas intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais que cortam a Grande Cuiabá – BRs 364/163/070 – e que englobam as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.