Os candidatos à Prefeitura de Cuiabá têm pautado o começo de campanha por agendas que tentam aproximá-los das camadas populares.
Os que mais chamam a atenção, com suas incursões, são os dois candidatos considerados "da elite" - o empresário Mauro Mendes (PSB) e o médico e deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).
Mendes e Maluf, por exemplo, almoçaram no Restaurante Popular, mantido pela Prefeitura, e que serve bandejão ao preço de R$ 1,50 - por mais R$ 0,75, o cliente leva também um suco.
O tucano não se
Aelson Ribeiro/Assessoria |
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Maluf almoça em Restaurante Popular |
Maluf se empolgou tanto que prometeu até construir mais duas unidades do restaurante: na região do CPA e no Coxipó.
"O que o leitor deve observar é se os candidatos costumam, fora do período eleitoral, se preocupar, de fato, com o que acontece com as camadas mais humildes da sociedade."
Na manhã de sexta-feira (3), Maluf pegou um ônibus na Av. Fernando Corrêa e foi até à Praça Ipiranga; de lá, seguiu para o Terminal do CPA I – tudo devidamente fora do horário de pico.
O candidato disse ter enxergado diversos problemas nos ônibus e, no trajeto, reclamou das calçadas e da falta de sinalização nos pontos, e prometeu equipar a frota com ar-condicionado, caso seja eleito.
Pergunta: precisou esperar a campanha eleitoral para andar de transporte público e fazer tal constatação?
“Um candidato tem que ser presente onde o povo está. Não pode se omitir e ter receio de encarar os problemas de sua cidade”, disse Maluf.
Da Assessoria |
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Maluf promete ciclovias em Cuiabá |
Guilherme Maluf até pedalou, meio que desajeitado, nas ruas de Cuiabá, e prometeu 100 km de ciclovias – embora haja dúvidas se a causa tem realmente apelo popular, em uma cidade com mais de 300 mil carros.
Pastel e bandejão
No caso de Mauro Mendes, "expedições gastronômicas" pautam, também, sua agenda eleitoral. Além do bandejão, seu cardápio de campanha inclui muito pastel e caldo de cana.
As visitas às feiras livres nos bairros se tornaram uma das marcas de sua campanha. Segundo definição do próprio candidato, as feiras são os melhores locais para conversar com a população dos bairros, ouvir suas necessidades e reivindicações. Será?
Além de usar as feiras como local estratégico para se aproximar do povo, o candidato prometeu melhorar a estrutura desses locais, como providenciando a instalação de banheiros públicos.
A mais beneficiada seria a tradicional feira do Mercado do Porto, que Mendes pretende transformar em ser um ponto turístico da capital.
Divulgação |
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Mendes divide pastel com a esposa Virgínia |
Copa do Mundo
O candidato Lúdio Cabral (PT) é outro que não dispensa visitas a feiras – embora elas tenham sido em número bem menor que as de seu adversário.
Caminhadas pelas ruas de bairros são recorrentes em sua agenda, assim como reuniões com sindicatos e associações.
Lúdio que explorar, ainda, a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado em pesquisas como o melhor cabo eleitoral deste pleito.
O petista tem investido, também, nos elogios às obras da Copa 2014, aproveitando que tem o apoio do Governo do Estado, que está tocando a maioria
Divulgação |
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Mendes promete melhorias no Mercado do Porto |
Lúdio capitaliza eleitoralmente com discursos como a defesa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a exaltação das transformações pelas quais Cuiabá passará, em função das obras da Copa.
Movimento comunitário
O candidato Carlos Brito (PSD), por sua vez, já construiu sua candidatura totalmente apoiada em elementos com forte apelo popular.
Oriundo do movimento comunitário, Brito, que foi presidente do bairro Parque Cuiabá, escolheu como vice o pastor evangélico Paulo Roberto (PSD), da Igreja Assembleia de Deus.
Com uma campanha ainda tímida, que não ganhou as ruas de forma intensiva, Brito se dedica a reuniões fechadas, e trabalha para assegurar o apoio de associações de moradores e sindicatos.
Algumas frases proferidas com frequência nos eventos de sua candidatura, como “um candidato que saiu dos bairros para o centro”, “prefeito comunitário” e “a vez dos bairros chegou” dão o tom da campanha.
Aquecimento
Reprodução/Facebook Lúdio quer Lula de cabo eleitoral
Os candidatos Adolfo Grassi (PPL) e procurador Mauro Lara de Barros (PSOL) ainda não colocaram, efetivamente, suas campanhas nas ruas, e não estão divulgando suas agendas.
Ambos aguardam o começo do horário eleitoral gratuito na TV, em 21 de agosto, para intensificar o contato com os eleitores. Ambos não têm estrutura para montar grandes cenários.
Preocupação?
As estratégias de todos os candidatos devem incluir, obviamente, a aproximação máxima da população. O que o leitor deve observar, no entanto, é se os mesmos candidatos costumam, ao longo do dia-a-dia, e fora do período eleitoral, se preocupar, de fato, com o que acontece com as camadas mais humildes da sociedade.
Reprodução |
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Carlos Brito se apoia em movimentos sociais |
24 Comentário(s).
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Giovanna Ratelli 07.08.12 13h56 | ||||
ele bem que poderai pegar o Buzão 605 jd cuiaba, onde sai ate porrada dentro do onibus, ontem um cara chutou uma mulher e causou a maior confusao dentro do onibus...só pq ele nao deu licença ela deu um tapa e levou um murro é a nossa Cuiaba meu povo... | ||||
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Gilmar 07.08.12 09h19 |
Gilmar, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas |
João 06.08.12 15h30 | ||||
Além do pessoal do Ramases (?) é assim que se escreve?, esses dias eu vi um cara que entrou pela porta traseira do busão, vendendo balinhas, pirulitos, enfim, doces... Agora do candidatos estão entrando no busão (pela porta traseira, sem pagar?) para pedir voto... era só o que me faltava... | ||||
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Viviane Gomes 06.08.12 15h20 | ||||
Gostei muito da reportagem. Há muito não via uma que fosse minimamente imparcial ao relatar os candidatos. Parabéns!! | ||||
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Carolina Martins 06.08.12 11h44 | ||||
É uma piada mesmo, quando pensamos que já vimos de tudo nos deparamos com politicos andando de ônibus. | ||||
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