LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito Mauro Mendes (PSB) vai promover alterações na LOA 2013 (Lei Orçamentária Anual) de Cuiabá. Ele recebeu a peça orçamentária das mãos do prefeito Chico Galindo (PTB) na última segunda-feira (29), e sua equipe está analisando o que pode ser alterado para adequar o orçamento às propostas e planos de Mendes para o município.
A previsão é ter a definição de todas as alterações necessárias em uma semana. O orçamento de Cuiabá para 2013 é de R$ 1,57 bilhão.
“A LOA já contempla muito do que precisávamos para nossa gestão, mas vai precisar de algumas alterações. Em uma semana, a equipe já deverá ter concluído essa análise detalhada do orçamento e definido as mudanças que queremos fazer. Então vamos discutir o orçamento com o Poder Executivo e, após, discutiremos com o Legislativo”, informou Mendes.
“O primeiro desafio é compreender os conceitos e diretrizes que nortearam a elaboração da LOA. Feito isso, definiremos a melhor estratégia para promover as alterações que precisamos. Podemos pedir ao prefeito Galindo que encaminhe um substitutivo integral do orçamento, ou podemos discutir emendas com os vereadores”, disse.
Ele não quis adiantar as alterações que serão feitas na LOA, nem tocou em números. Mendes disse apenas que sua prioridade será a Saúde.
“Dentro do orçamento temos rubricas que podem ser remanejadas, podemos alocar recursos para outras funções dentro de uma mesma área. Podemos realocar recursos da Saúde para investir no projeto do novo Pronto Socorro, por exemplo”, disse.
Luiz Alves/Secom-Câmara
|
 |
Mauro Mendes se reuniu a portas fechadas com os vereadores da Capital na manhã de hoje (6), na presidência da Câmara Municipal. O vice-prefeito eleito João Malheiros (PR) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) também participaram do encontro, que foi o primeiro entre o futuro prefeito e os vereadores da atual legislatura.
“Esse primeiro encontro foi uma visita, para nos apresentar aos vereadores. Queremos ter uma relação afável com a Câmara”, disse Mendes. Somente três vereadores não compareceram à reunião: Everton Pop (PSD), Paulo Borges (PSB) e Lúdio Cabral (PT) – que permaneceu no plenário da Câmara durante o encontro.
Nenhum dos três ausentes será vereador na próxima legislatura: Borges se elegeu primeiro suplente, Pop amargou a terceira suplência e Lúdio a derrota na disputa pela Prefeitura.
O presidente da Câmara, Julio Pinheiro (PTB), disse que os parlamentares se dispuseram a colaborar com Mendes nas alterações que ele julgar necessárias. “Os vereadores, por unanimidade, se colocaram à disposição para ajudar Cuiabá no que for preciso. Estaremos prontos para atender novo prefeito no orçamento da Capital”, afirmou.
Finanças em equilíbrio Mendes pontuou que, pelas análises preliminares do orçamento, percebeu que a gestão do município melhorou muito na administração de Chico Galindo, em relação ao que foi feito por Wilson Santos (PSDB).
“A atual administração fez um esforço grande para recuperar as finanças do município. Me parece que receberemos uma prefeitura muito melhor do que o prefeito Galindo recebeu”, disse.
Ele garantiu, ainda, que não pretende aumentar custos com estrutura. Portanto, a criação de duas novas secretarias (de Projetos e de Apoio à Segurança Pública) deve ser adiada.

"Me parece que receberemos uma prefeitura muito melhor do que o prefeito Galindo recebeu"
“Possivelmente deixaremos as alterações formais para um segundo momento. Podemos, no primeiro ano do mandato, ter uma coordenadoria de projetos vinculada a alguma secretaria. Não preciso de uma secretaria de projetos para começar a fazer isso. Senão vamos investir demais na área meio e vai faltar na ponta, para o cidadão”, observou.
“Temos que ter capacidade de fazer muito mais com o que temos hoje. Não tem dinheiro sobrando, então não dá para consumir o pouco que temos com estrutura”, completou.