Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2025
NOIVA MORTA A FACADAS
18.09.2025 | 15h00 Tamanho do texto A- A+

Juiz vê “desprezo por mulher” e condena homem a 31 anos de prisão

Welder dos Santos Silva foi julgado pelo Tribunal do Júri; ele matou Leidiane Ferro a facadas

Alair Ribeiro/TJMT

O feminicida Wendel dos Santos Silva, condenado a 31 anos de prisão

O feminicida Wendel dos Santos Silva, condenado a 31 anos de prisão

ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

O feminicida Wendel dos Santos Silva, de 38 anos, foi condenado a 31 anos de prisão em regime fechado pelo Tribunal do Júri, em Peixoto de Azevedo, na tarde desta quinta-feira (18). Ele matou a facadas a noiva, Leidiane Ferro da Silva, em abril de 2024.

 

O réu apresenta destacado traço de misoginia, revelando o desprezo pela condição feminina.

O julgamento do assassino foi presidido pelo juiz João Zibordi Lara, da Segunda Vara Criminal, que considerou as qualificadoras de motivo torpe, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, feminicídio, além de aumento de pena pelo crime ter sido praticado na presença do filho dela.

 

"O réu apresenta destacado traço de misoginia, revelando o desprezo pela condição feminina. Comportamento que vai além do elemento normativo e qualifico o delito como feminicídio. Evidencio característica de sua personalidade, pautada no ódio e na inferiorização não só da mulher, mas como do sistema protetivo legal", disse o juiz.

 

Wendel foi o último a depor na audiência e disse que, no dia do crime, ele e Leidiane tinham terminado e que pediu as alianças de volta. Leidiane teria se recusado a dar e ele, então, questionou se ela queria usar com outra pessoa.

 

A resposta da vítima, segundo ele, foi que "cada um poderia usar com quem quisesse, porque foi ela quem pagou". Após isso, ele a matou.

 

O assassino falou por cerca de 45 minutos e, na maior parte do tempo, fez declarações culpando Leidiane pelo crime cometido por ele. Ainda a acusou de humilhá-lo constantemente.

 

Segundo ele, devido a Leidiane ter melhores condições financeiras. Entre idas e vindas, eles se relacionaram por cinco anos. Foi nesse período, dois meses antes de ele a matar, que Leidiane foi enforcada por ele com um mata-leão. A agressão também foi gravada por câmeras da casa do casal.

 

O feminicídio

 

O crime ocorreu na casa do casal, no dia 14 de abril, e foi filmado por câmeras de segurança. As imagens mostram o assassino andando entre a cozinha e outro cômodo, enquanto a Leidiane está em pé, ao lado da filha do réu, Ketlin Jacqueline Cozer Silva, que está sentada à mesa.

 

Após Wendel e Lediane trocarem algumas palavras, a mulher vai até o fogão servir um prato de comida. O assassino, então, retorna à cozinha com o dedo em riste, pega uma faca e golpeia a mulher nas costas, próximo à nuca, que cai no chão. Em seguida, ele afugenta o filho de Leidiane, que também estava na casa, e desfere mais golpes na vítima.

 

Leia também:

 

Homem que matou noiva a facadas culpa vítima e chora; veja vídeo

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia