Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2025
MAIS DE 250 INSCRITOS
18.09.2025 | 16h18 Tamanho do texto A- A+

Tricotando aborda papel da IA na modernização das ouvidorias

Encontro online destacou a importância da inovação e do trabalho conjunto para melhorar os serviços de ouvidoria

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, abriu o encontro online realizado pela Ouvidoria Geral do TCE-MT em parceria com a CGU

Secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, abriu o encontro online realizado pela Ouvidoria Geral do TCE-MT em parceria com a CGU

DA REDAÇÃO

A aplicação da inteligência artificial (IA) em serviços de ouvidoria foi tema da terceira edição do Tricotando sobre Ouvidoria, realizada nesta quinta-feira (18) pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

 

O encontro online reuniu 254 representantes das ouvidorias públicas estaduais e municipais, com apresentações, debates e exercícios práticos sobre o uso da tecnologia para aprimorar o atendimento ao cidadão.

 

Organizado pela Ouvidoria Geral do TCE-MT, sob liderança do conselheiro Antonio Joaquim, em parceria com a Escola Superior de Contas, o evento teve a participação de quase 100 municípios.

 

Na abertura, o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, destacou o papel da tecnologia no fortalecimento das ouvidorias e na melhoria da prestação de serviços públicos à população.

 

“Um serviço sem exatidão da informação ou sem a rapidez necessária não é um bom serviço. Por isso, a Presidência não poderia deixar de investir na inteligência artificial para o ramo da ouvidoria”, afirmou.

 

O secretário-executivo da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Américo Corrêa, destacou a importância de investir em tecnologia como forma de dar mais agilidade ao atendimento e otimizar os recursos disponíveis.

 

“As equipes às vezes são pequenas para a quantidade de demandas. Então, é preciso buscar apoio das prefeituras, principalmente das que recebem maiores demandas, para facilitar esse trabalho.”

 

O superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) em Mato Grosso, Ricardo Plácido, classificou a iniciativa como inovadora e ressaltou o protagonismo do TCE-MT na adoção da inteligência artificial.

 

“Essa ferramenta só pode ser bem utilizada quando se conhece bem a técnica: se você conhece pouco, ela vai te dar pouco. À medida que você conhece e explora, o potencial é infinito”, pontuou.

 

Tecnologia aplicada às ouvidorias

 

Em seguida, o secretário-adjunto de Inovação e Inteligência Artificial da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do TCE-MT, Valteir Teobaldo, apresentou a plataforma Platão, desenvolvida pelo Tribunal.

 

“A ideia é inspirar ouvidores para que também pensem em iniciativas inovadoras com IA para o dia a dia. É possível fazer isso com conhecimento técnico e apoio das equipes para o uso correto e ético desses instrumentos”, explicou.

 

Já o servidor da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Walter Aguiar, palestrou sobre o uso estratégico dos prompts — instruções utilizadas para interagir com sistemas de IA.

 

“Vamos discutir qual é a melhor forma de se dar instruções para que a resposta seja efetiva e a contento. A qualidade que a gente dá para o prompt, que é a nossa entrada, está diretamente relacionada à qualidade da resposta que vamos obter.”

 

Mediando os debates, o ouvidor-geral de Cuiabá, Jeidson Rodrigo de Campos, destacou a parceria com o TCE-MT como essencial para o fortalecimento desses canais.

 

“O Tribunal tem nos auxiliado com o conhecimento e com o aparato do Tribunal. Essa parceria tem nos ajudado bastante, não só para apoiar os ouvidores setoriais, mas também para que eles possam desempenhar melhor as suas funções”, afirmou.

Tricotando

 

Criado em 2023, o Tricotando integra o projeto Ouvidoria para Todos, em andamento desde 2021. A iniciativa tem como objetivo promover orientação, capacitação e integração entre as ouvidorias públicas de Mato Grosso, fortalecendo a comunicação com o cidadão.

 

O projeto conta com apoio institucional da CGU e tem como base a Lei 13.460/2017, que estabelece o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos.

Platão

 

O TCE-MT lançou, na terça-feira (16), a plataforma de inteligência artificial Platão, desenvolvida para agilizar processos internos, dar mais eficiência à fiscalização e garantir maior segurança no uso de dados públicos.

 

A ferramenta realiza desde tarefas simples do dia a dia até análises complexas que envolvem decisões estratégicas, com impacto direto na gestão pública e na sociedade.

 

 

Desenvolvida pela SETI, a plataforma conta com módulos baseados em IA generativa e é destinada exclusivamente para uso interno do Tribunal.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia