Cuiabá, Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025
POLÊMICA NA DEFENSORIA
08.12.2010 | 10h05 Tamanho do texto A- A+

Lista de apoio de deputados a Djalma está "furada"

Encabeçada pelo presidente da Assembleia, Mauro Savi (PR), relação de nomes provoca polêmica; há até suspeita de falsificação

Divulgação

Articulação de Djalma Mendes foi feita pelo deputado Mauro Savi, presidente da Assembleia

Articulação de Djalma Mendes foi feita pelo deputado Mauro Savi, presidente da Assembleia

BRUNO GARCIA
DA REDAÇÃO

A lista de apoio apresentada na semana passada ao governador Silval Barbosa pelo defensor-geral público, Djalma Sabo Mendes Júnior, com a suposta manifestação de 22 deputados estaduais em favor de sua permanência no comando da instituição, está sob suspeita. A escolha do defensor-geral será do chefe do Executivo.

Levantamento feito pelo MidiaNews constatou que alguns parlamentares, cujos nomes constam na lista, sequer se lembram de ter manifestado apoio aos candidatos. Djalma Mendes disputa com o defensor André Luiz Prieto a preferência do governador.

Há situações curiosas, como, por exemplo, de deputados que deram apoio aos dois concorrentes; que assinaram a lista errada e, até mesmo, suspeita de falsificação de assinatura. O site ouviu nove deputados.

A lista pró-Djalma Mendes é encabeçada pelo atual presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PR), considerado o padrinho político do atual defensor-geral. O documento, no entanto, não tem aval dos deputados Sérgio Ricardo (PR) e Nilson Santos (PMDB). 

O deputado Zé Domingos (DEM), cuja assinatura consta na relação apresentada por Mendes, declarou ao site que não assinou nenhuma lista que trata da disputa pelo comando da Defensoria Pública. "Não assinei em favor de ninguém. Vou verificar se essa assinatura é realmente minha, até porque ela é bem simples", declarou, sugerindo que possa ter sido vítima de uma falsificação.

Outro que tem assinatura na lista apresentada por Djalma Mendes e negou ter assinado em favor do atual defensor-geral é o deputado Ademir Brunetto (PT). Ele disse que assinou uma lista sim, mas de apoio a Prieto. "Vou checar isso, mas meu apoio é para o André Prieto. Posso até ter assinado essa outra lista, pois assinamos muitos documentos que as assistentes nos passam, durante as sessões", observou.

Também há casos de parlamentares que assinaram as duas listas de apoio. Os deputados Maksuês Leite (PP) e Percival Muniz (PPS) admitiram que se encontram nessa situação. "Os dois [candidatos] me pediram e eu assinei. Não faço parte do Governo, o problema é do governador. Se me pedirem para assinar para tirar um deles, eu assino também", afirmou Percival.

O deputado Airton Português (PP), ao ser consultado pela reportagem, afirmou não ter informação suficiente para confirmar ou não sua assinatura no documento encabeçado por Mauro Savi. Ele também não soube informar qual seria sua preferência entre os dois defensores. "Olha, não sei se assinei. Não lembro", disse o parlamentar.

Confirmaram que assinaram somente a lista em favor de Djalma Mendes os deputados Pedro Satélite (PPS) e J. Barreto (PR). Satélite justificou dizendo que conhece muito bem Djalma Mendes e Barreto, por ser favorável à sua permanência no posto.

"Desnecessária"

O deputado estadual Wilson Celso Teixeira (PP), o Dentinho, confirmou que assinou as duas listas, mas viu como desnecessária a utilização do documento para fazer pressão ao governador Silval Barbosa.

Dentinho declarou que assinou a pedido dos colegas Mauro Savi (pró-Mendes) e Sérgio Ricardo (pró-Prieto), com a finalidade de referendar a capacidade dos dois defensores, não como apoio para interferir na decisão do governador.

"Se soubesse que essa lista iria parar nas mãos do governador, não teria assinado. Isso é desnecessário, não serão essas assinaturas que irão mudar a opinião do governador. A decisão é dele", declarou Dentinho.

"Frente a frente"

O presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PR), que encabeçou a lista pró-Djalma, estranhou as declarações de seus colegas, sobretudo, dos que afirmaram que não assinaram a lista. "Todos assinaram, inclusive, na minha frente. Essa informação não é a mesma que tenho", disse o republicano.

Mauro Savi ainda analisou que os apoiadores de Prieto, liderados pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), não apresentaram a lista de apoio, pois não teriam força para fazer frente à articulação de Mendes. "Por que eles não apresentaram uma lista deles? Decerto, porque não teve muitas assinaturas", declarou.

O deputado disse que vai buscar essas informações juntos aos demais parlamentares, ressaltando que sabe que alguns assinaram as duas listas. "Sei que alguns colegas assinaram as duas listas, mas falar que não assinou a do Djalma só pode ser brincadeira", afirmou Mauro Savi.

Os demais deputados não foram localizados em seus celulares e ou gabinetes. A maioria não atendeu às ligações.

Sem pressão

Na segunda-feira (6), durante a solenidade de entrega de ônibus escolares para prefeituras municipais, no Palácio Paiaguás, o governador Silval Barbosa garantiu que não aceitará nenhuma interferência no processo de definição do próximo chefe da Defensoria Pública de Mato Grosso.

Ele observou que não aceitará pressão dos deputados, tampouco se deixará levar pela ordem na votação para a formação da lista tríplice.

Nas articulações, Djalma Mendes conta com o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Savi (PR). Prieto tem o apoio do primeiro-secretário da AL, Sérgio Ricardo (PR).

Click aqui e confira lista de suposto apoio a Djalma Mendes encabeçada pelo deputado Mauro Savi.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

solange fortes  09.12.10 11h41
A escolha do Governedor não é de votar no + votado,isso não é questão de DEMOCRACIA... Esse cargo para quem não sabe é um cargo de CONFIANÇA do governador. Se fosse por ser o mais votado não iria para ele dar seu AVAL!!!
0
0
pedro solto  09.12.10 10h30
VEJA SÓ NO QUE DA QUANDO A ASSEMBLEIA FICA SEM COMANDO, PERDE O RESPEITO, NINGUEM OBDECE, IMAGINA O ESTADO DE ISTABILIDADE QUE PROVOCA, É REALMENTE TIRO O CHAPEU PARA ESTE TAL DE JOSE RIVA, ELE SEMPRE OBTEM UMA POSIÇAO DE RESPEITO DOS DEPUTADOS.
0
0
André souza  09.12.10 09h27
ISSO SEMPRE FOI O MODUS OPERANDIS DO DJALMA...PERDE EM TODAS E APELA PARA SE MANTER NO PODER...SUA HORA CHEGOU
0
0
Otavio  08.12.10 21h45
A passagem do Dep. Mauro Savi pela presidencia da A.L. parece que transtornou mesmo a cabeça do coitado,pois será marcada por equivocos e desmentidos, acho q ele passou mais tempo desmentindo e desfazendo, acho q faltou preparo.
0
0
Aparecida Ferreira da Silva  08.12.10 14h53
Por que os deputados não se manifestam publicamente? Por que os que acham que tiveram o nome incluído na lista sem prévia autorização não buscam recursos da Lei?m Os que assinaram as duas listas são indignos de ocuparem o cargo, os que assinarama lçista sem ler são passivos de nem ao menos reclamar pois, será que assinam documentos apenas em confiabilidade aos assessores? Já não basta o alto salário e agora ainda nem ao menos querem ler o que assinam? É isso aí minha gente vamos prestar atenção nestes nomes, próxima eleição saberemos escolher melhor!!!!!!!!!!!!!
0
0