Cuiabá, Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025
DISPUTA NA DEFENSORIA
11.12.2010 | 09h25 Tamanho do texto A- A+

Para Rotini, articulação de Djalma é "uma imoralidade"

O atual defensor-geral é acusado de utilizar parentesco com ministro Gilmar Mendes, do STF

MidiaNews/Secom-MT

Karol Rotini, para quem a gestão de Djalma Mendes na Defensoria deixa a desejar

Karol Rotini, para quem a gestão de Djalma Mendes na Defensoria deixa a desejar

BRUNO GARCIA
DA REDAÇÃO

A defensora pública Karol Rotini, que já comandou a Defensoria Pública de Mato Grosso no último biênio (2007/2008), avaliou como "imoral" a atitude do atual defensor-geral público, Djalma Sabo Mendes Júnior, em utilizar de articulação extra-instituição para tentar garantir sua recondução ao cargo. Ele disputa com André Luiz Prieto a preferência do governador Silval Barbosa (PMDB).

"O Djalma já usou e vem usando de força política para poder chegar ao cargo. Não é nem questão de ele não ter que aceitar uma suposta indicação, mas o problema é que ele impôs o cargo pela força política que tem", declarou Rotini, que figurou como primeira da lista anterior e foi preterida pelo então governador Blairo Maggi (PR), que optou por Djalma.

Na opinião de Karol Rotini, que possui prestígio entre os seus colegas, a vontade da categoria é que o governador escolha o primeiro da lista tríplice para comandar a instituição. "Pedimos para que o governador respeitasse a vontade da maioria", disse a defensora.

André Prieto obteve 84 votos, Djalma ficou com 77 e Edson Jair Weschter, que disse não aceitar a indicação, teve 51 votos.

Parentesco

O atual chefe da Defensoria Pública, conforme informações de bastidores, estaria se aproveitando do fato de ser parente do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes,  para conquistar a indicação.

"Djalma está usando do mesmo veículo, que é o Gilmar Mendes (...) Essa história é absurda. O Djalma tem usado o nome dele [ministro] com esse propósito: falar que é o primo do ministro e que isso é preponderante para a escolha", afirmou.

"Nosso voto não vale nada"

Questionada sobre o que representaria a escolha de Djalma por parte do governador, Karol Rotini afirmou que quem perde são os defensores. "Nosso voto e nossa vontade não valem nada. A escolha é do governador, mas houve uma eleição interna, onde, democraticamente, o Djalma perdeu pela terceira vez. E, agora, ele perdeu com a máquina na mão", disse a defensora.

"Ele é o defensor-geral, viaja e conversa com os outros defensores. É o chefe e isso é natural do poder, mas, mesmo assim, ele perdeu".

Lista

A respeito da apresentação de uma lista com uma suposta manifestação de apoio de 22 deputados à indicação de Djalma Mendes [MidiaNews revelou que a relação é considerada "furada"], Karol Rotini classificou como desnecessário esse tipo de ação e disse acreditar que as assinaturas não foram para pressionar o governador.

"Eu acredito que a intenção dos deputados não foi de constranger o governador. Não tem que procurar outros meios, isso é imoral", disse.

Autonomia

Karol Rotini fez comparação da escolha da Defensoria com o Ministério Público Estadual, onde o mais votado no MP, por tradição, sempre é o escolhido pelo governador. "Isso demonstra que a Defensoria não tem nada, nenhuma autonomia. O Ministério Público teve uma eleição e o governador está respeitando o mais votado. Na Defensoria, a vontade dos defensores, novamente, corre o risco de ser ignorada", afirmou.

Gestão

Em uma rápida avaliação a gestão de Djalma Mendes, a defensora classificou como "ruim" a atuação do colega. "Não gostamos da gestão dele. Pela primeira vez, tivemos decréscimo do orçamento da Defensoria. Embora tenham entrado mais 39 defensores, houve redução o orçamento. O concurso atrasou quase dois anos. Justamente pelo fato de a maioria estar descontente, ele não ganhou na votação interna", afirmou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
15 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

CELIA FERREIRA  13.12.10 12h10
VALENTE ESSA DEFENSORA KAROL ROTINI, SOU SUA FÃ DESDE QUE A MESMA VENCEU SENDO ELEITA PELOS SEUS PARES E PRETERIDA PELO ENTÃO GOV. BLAIRO MAGGI QUE SINALIZOU EM FAVOR DO DEFENDOR DJALMA MENDES. É UMA PENA QUE AINDA TEMOS EM NOSSO PAÍS FATOS COMO ESTES, DE PESSOAS QUE SE REVESTEM DE UM SOBRENOME, DE UM APADRINHAMENTO POLÍTICO PARA SE BENEFICIAR. DRA. KAROL ROTINI,PARABÉNS, MULHER DE FIBRA E DE GARRA, CORAJOSA E DETERMINADA. TENHA CERTEZA É UMA VENCEDORA E UMA LÍDER QUE FALTA EM NOSSO MEIO!!!
0
0
solange fortes  13.12.10 11h38
Drª ROTINI a srª não sabe q esse cargo é político é de confiança do governador? Vem a sra defender quem? Prieto que foi seu adv. O governador não é bobo, o seu gp só que dar o troco em Djalma, ficam falando que Djalma não iniu a classe, a Defensoria nunca foi unida nerm mesmo no seu mandato esqueceu disso dra? E mais o dr Djalma fez sim uma boa administraçao pelo menos a Defensoria não ficou nas paginas de ESCANDALOS como no seu mandato não é verdade dra?
0
0
Aparecida Ferreira da Silva  12.12.10 18h07
Por que Dr. Prieto agora conspira a favor da Dra. Karol e contra o Dr. Djalma? Eu acho que tem coisa aí!!!Antes ~votou a favor do Dr. Djalma, fez campanha, inclusive mesmo depois que Dr. Djalma perdeu ele lutou para Dr. Djalma empossar ressaltando os predicados do Dr. Djalma indo contra a posse da Dra. Karol e agora se uniram.... Por quê???Com a palavra Dr. Prieto. Dr. Djalma é o que é...tem RAÇA!!!Enfrenta!!!
0
0
Alberto Pampado  12.12.10 13h41
Qual a finalidade da eleição, se o vencedor não tomar posse? Na minha opinião, o "escolhido" é o vencedor das eleições.
0
0
Danilo  12.12.10 12h35
Engraçado, com tantas pessoas idoneas para defender o primeiro colocado, vem justo esta defensora que fez a pior gestão na Defensoria Publica, com tantas irregularidades insanaveis, é ta dificil. Governador olhe para a gestão do atual defensor e compare com a anterior e ai sim verá quem deve ficar.
0
0