O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Escola Superior de Contas, abriu as portas para acadêmicos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Faculdade Fasipe CPA para dar continuidade ao projeto TCEstudantil.
Por meio de visita guiada e palestras, o órgão aproxima a sociedade, que passa a conhecer a fundo suas funções e a importância dos serviços prestados.
Na ocasião, os estudantes puderam ouvir o auditor público de controle externo do TCE-MT Denisvaldo Mendes. Para ele, essa aproximação é importante porque faz parte da formação de futuros juristas.
“A gente apresenta o Tribunal de Contas, mostra o nosso trabalho e informa aos futuros operadores do Direito sobre essa função tão ímpar que é fiscalizar os poderes e os recursos públicos”, explica.
Para ele, é possível perceber de imediato o efeito da visita nos alunos.
“Eles saem daqui entusiasmados e acaba sendo mais um espaço possível de trabalho para esse futuro profissional. Eles já saíram daqui perguntando quando terá um próximo concurso para poderem contribuir para a sociedade”, relata Mendes.
Além de conhecerem afundo o TCE-MT, os acadêmicos também passaram a compreender as funções exercidas pelo Ministério Público de Contas (MPC). Para o servidor da assessoria do MPC Teófilo Márcio Arruda Barros, o TCEstudantil é um projeto que amplia horizontes.
“Para os estudantes é fantástico porque ajuda a desenvolver uma visão de como o TCE e o MPC agem. Na minha época eu não tive essa oportunidade e acredito que faz muita diferença”, pontuou.
Na reta final da visita, os discentes puderam conhecem o Plenário do TCE-MT, espaço onde as contas de todos os órgãos públicos, autarquias e empresas público-privadas são julgadas pelos conselheiros. Para a aluna de direito Keren Menezes dos Santos, a ação foi de grande valia para o seu conhecimento.
“Além da importância do Tribunal, ficamos sabendo de que forma nós como sociedade podemos contribuir coma fiscalização feita pelo TCE. E como estudante, pudemos almejar estar aqui no futuro”, declarou a acadêmica.
Já para a graduanda de Ciências Contábeis Maria Eduarda de Almeida, o encontro foi um catalizador da motivação para seguir com os estudos.
“A palestra foi muito intrigante, porque despertou uma curiosidade em nós alunos, além de também um certo interesse e motivação para continuarmos estudando e termos um futuro brilhante e talvez vir trabalhar aqui no tribunal”, disse ela.
Os alunos foram acompanhados pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fasipe, Daniel de Miranda, que destacou a relevância de proporcionar vivências para além da sala de aula.
“Para eles é muito importante ouvir pessoas que já atuam no segmento para criarem uma visão do Tribunal para além dos livros e das notícias. Eles saem com mais estima e confiança para estudar”, mencionou.
O projeto TCEestudantil integra a estratégia institucional da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, para aproximar a sociedade do órgão de controle e incluir futuros juristas no dia a dia da instituição.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|