Cuiabá, Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025
BASTIDORES DA DEFENSORIA
10.12.2010 | 14h25 Tamanho do texto A- A+

Temendo melindrar Gilmar, Silval escolheria Djalma

Ministro do STF é primo de Djalma Mendes, que tenta ficar; Silval temeria confrontos futuros no Supremo

Divulgação

O governador Silval Barbosa e o ministro Gilmar Mendes, do STF: influência na Defensoria

O governador Silval Barbosa e o ministro Gilmar Mendes, do STF: influência na Defensoria

DA REDAÇÃO

A influência do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, poderá levar o governador Silval Barbosa (PMDB) a escolher o atual defensor público-geral, Djalma Mendes, para mais um mandato. Silval tem até o dia 15 para anunciar sua escolha.

O ministro e o defensor são primos e, segundo fonte do Palácio Paiaguás, tal fato seria fator preponderante para influenciar na escolha de Silval.

Segundo uma fonte palaciana, o governador já tinha se comprometido com a categoria em escolher o defensor mais votado na disputa interna. No caso, o novo defensor-geral seria André Prieto, que venceu a disputa por uma diferença de sete votos sobre Djalma Mendes.

"O governador garantiu que escolheria o mais votado. Inclusive, deu sua palavra a vários deputados estaduais e defensores que o procuraram para tratar do assunto", disse a fonte.

Segundo informações obtidas hoje pela reportagem, e checadas na própria Assembléia Legislativa, Silval Barbosa estaria propenso a mudar de idéia - sobretudo, em função de não querer melindrar Gilmar Mendes, recentemente, reconhecido como um dos ministros mais influentes e importantes da história do Supremo Tribunal Federal.

Em tese, o governador temeria perder o apoio do ministro Gilmar Mendes em futuros pleitos envolvendo Mato Grosso no STF.

O próprio presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), teria admitido, em conversa informal com vários deputados, ontem, que a escolha de Djalma Mendes já estaria sacramentada por Silval.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carlos Eduardo  11.12.10 00h23
Eu me recuso a acreditar que o o Governador náo honraria sua palavra. Ora, náo vale mais a palavra de um homem? Entáo o que sobraria dele?
0
0
Carla Aparecida Viegas  10.12.10 23h11
PORQUE NO MPE VALE O MAIS VOTADO E NA DEFENSORIA NÃO?
0
0
cristian  10.12.10 22h08
A meia valentia é duro. Não existe coragem pela metade. No MP, tudo certo, o mais votado. Na Defensoria ... Não acredito. Um homem com a estatura de governador de meu Estado não fará isso. Silval, tenho certeza de bairrista, irá nos honrar, indicando democráticamente o futuro Defensor Geral.
0
0
Eliane Várzea Grande  10.12.10 17h43
O NOME LIMPO, E A "PALAVRA" DE UM HOMEM É TUDO PARA UM HOMEM DE VERDADE. SÃO POUQUÍSSIMOS QUE TEM.
0
0
José Carlos de souza  10.12.10 16h16
A pura verdade é que parece que esse governador não tem palavra, falou quer iria acabar os núcleos sistemicos, e na calada da noite, os nobres caititus aprovaram a tal reforma administrativa, e eis que o núcleo permaneceu,portatno não dá para acreditar nesse governo.
0
0