Cuiabá, Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025
PODER JUDICIÁRIO
08.12.2010 | 18h18 Tamanho do texto A- A+

TJ julga magistrado por improbidade administrativa

José ferreira Leite é acusado de desviar dinheiro Poder para salvar uma cooperativa de crédito

MidiaNews

José Ferreira Leite será julgado pelos colegas por suposta improbidade administrativa

José Ferreira Leite será julgado pelos colegas por suposta improbidade administrativa

ANTONIELLE COSTA
DA REDAÇÃO

O desembargador José Ferreira Leite será julgado nesta quinta-feira (9), pelos seus pares do Tribunal de Justiça, por improbidade administrativa. O magistrado responde a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE). O processo entrou na pauta de julgamento da sessão administrativa, marcada para às 14h, no Plenário 1, do TJ.

Ferreira Leite é acusado de ter autorizado o pagamento de créditos irregulares a um grupo de magistrados, durante sua gestão na presidência do TJ, entre os anos de 2003 e 2005. O dinheiro teria sido utilizado para salvar uma cooperativa financeira ligada à Maçonaria, entidade da qual magistrado faz parte.

Se for condenado, o desembargador poderá ser punido com a perda do cargo público, com multas e indenização ao Erário. Informações dos bastidores dão conta de que a ação deverá ser arquivada pelo Pleno do TJ. O caso está sob a relatoria da desembargadora Clarice Claudino.

Aposentadoria compulsória

Em fevereiro passado, Ferreira Leite foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como forma de punição a um procedimento administrativo disciplinar que respondia pela mesma acusação.

Passados seis meses, o magistrado conseguiu voltar aos quadros do TJ, por meio de uma decisão liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello. Em seguida, a Advocacia Geral da União ingressou com recurso, que deverá ser julgado pelo Pleno do STF, somente no próximo ano.

Juntamente com Ferreira Leite, foram aposentados os desembargadores Mariano Travassos e José Tadeu Cury e os juízes Marcelo Barros, Irênio Lima Fernandes, Marcos Aurélio dos Reis, Antonio Horácio Neto, Juanita Clait Duarte, Graciema Ribeira Caravellas e Maria Cristina Oliveira Simões.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia