Cuiabá, Domingo, 19 de Outubro de 2025
ANDRÉ POZETTI
19.10.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Quinto Constitucional e o fortalecimento

Quinto cumpre função mais nobre: aproximar Judiciário da sociedade civil

O processo de escolha dos seis nomes da advocacia mato-grossense para compor a lista sêxtupla do Quinto Constitucional é mais do que um ato administrativo — é um momento de celebração democrática e de fortalecimento da advocacia. A condução exemplar da OAB/MT reafirma o compromisso da instituição com a transparência, a representatividade e o protagonismo da classe na construção de uma Justiça mais plural e acessível.

 

Mais do que uma eleição, o Quinto Constitucional expressa o espírito de serviço público e de responsabilidade social da advocacia. Todos os candidatos que se colocaram à disposição para representar a classe e servir à sociedade merecem reconhecimento e respeito. Cada um demonstrou preparo, coragem e dedicação à causa da Justiça, elevando o nome da advocacia mato-grossense e contribuindo para o engrandecimento institucional da OAB.

 

A composição da lista com três homens e três mulheres é um gesto de equilíbrio, modernidade e compromisso com a igualdade de gênero. Essa paridade não apenas valoriza a pluralidade, mas simboliza o amadurecimento da advocacia e o respeito à diversidade como elemento essencial para o fortalecimento das instituições. A OAB/MT demonstra, assim, sensibilidade e visão de futuro, ao reconhecer que uma Justiça mais justa também nasce da representatividade.

 

Agora, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) terá a nobre e desafiadora missão de escolher três nomes entre seis profissionais altamente qualificados, éticos e comprometidos com o Direito. Uma tarefa difícil, pois todos os indicados possuem méritos, trajetórias sólidas e compromisso inegável com a advocacia e com o serviço à sociedade.

 

O Quinto Constitucional cumpre, portanto, sua função mais nobre: aproximar o Judiciário da sociedade civil e valorizar a experiência prática da advocacia como instrumento de equilíbrio e aprimoramento da Justiça. O processo conduzido pela OAB/MT é motivo de orgulho e exemplo de maturidade institucional, demonstrando que é possível fortalecer a classe e, ao mesmo tempo, consolidar a confiança da sociedade nas instituições.

Mais do que uma escolha, o Quinto Constitucional é um símbolo do compromisso da advocacia com o Estado Democrático de Direito.

 

OAB forte, advocacia valorizada e Justiça fortalecida — esse é o verdadeiro espírito do Quinto Constitucional.

 

André Pozetti é advogado, especialista em Direito Eleitoral e ex-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT).

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Outubro de 2025
19.10.25 05h30 » Os hábitos e as virtudes
19.10.25 05h30 » Objetivos essenciais
19.10.25 05h30 » Crianças e Telas
18.10.25 05h30 » O local de trabalho
18.10.25 05h30 » Menopausa e osteoporose
18.10.25 05h30 » Uma heroína da ciência
17.10.25 05h30 » Homenagem ao dia do Professor
17.10.25 05h30 » Contabilidade