Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
“RODOVIA DA MORTE”
01.03.2013 | 07h35 Tamanho do texto A- A+

Empresários vão bloquear a BR-163 no Norte de MT

Eles farão protesto contra as péssimas condições do asfalto da rodovia

MidiaNews

BR-163: péssimas condições de rodovia são motivo de protesto de empresários

BR-163: péssimas condições de rodovia são motivo de protesto de empresários

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Empresários e representantes do setor do transporte de cargas que atuam em Mato Grosso prometem bloquear quatro pontos da BR-163, no Norte de Mato Grosso, no próximo dia 7 (quinta-feira), a partir das 14h30.

Dados da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), que organiza o movimento, apontam que, em 2012, mais de 1,2 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito na rodovia, sendo que parte das ocorrências foi resultado da má qualidade do asfalto.

O número de acidentes, inclusive, fez com que a BR-163 ficasse conhecida como “Rodovia da Morte".

Os bloqueios já estão confirmados em trechos da rodovia que passam por Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Mutum.

A interdição deve durar, pelo menos, uma hora e os caminhões ficarão parados nos dois sentidos da pista, o que deve gerar longas filas de congestionamento.

"Não queremos prejudicar ninguém. Cobramos apenas uma solução. O que ainda precisa acontecer na nossa região para o Governo Federal tomar uma providência? "

Os representantes do setor reclamam que a via é a única opção de escoamento de produção de parte dos municípios e está sem condições de trafegabilidade.

Eles protestam contra as péssimas condições da estrada, que possui asfalto precário e inúmeros buracos e reivindicam ao Governo Federal pela duplicação da rodovia.

A manifestação da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso conta com o apoio do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), empresários, donos de postos de combustíveis, produtores rurais, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores de, ao menos, 15 municípios da região Médio-Norte do Estado.

Segundo dados da entidade, diariamente, trafegam pelo trecho do Médio-Norte e Norte da BR-163 cerca de três mil caminhões, transportando toneladas de milho e soja em direção às ferrovias e portos brasileiros.

As condições da rodovia, inclusive, teriam encarecido o frete neste ano em 13% em relação ao ano anterior.

A presidente da Aces, Neiva Dalla Valle, admitiu, durante visita à Assembleia Legislativa, que o caos irá tomar conta da rodovia no dia da mobilização, mas afirmou que não há outra forma de chamar a atenção da União para os problemas da região.

“Não queremos prejudicar ninguém. Cobramos apenas uma solução. O que ainda precisa acontecer na nossa região para o Governo Federal tomar uma providência? Só no ano passado foram mais de mil mortes nesse trecho. Nós não aceitamos mais 'tapa buracos'. Queremos o auxílio para que não ocorram mais acidentes”, reclamou.

Obras de reparo


"Nós não aceitamos mais tapa buracos. Queremos o auxílio para que não ocorram mais acidentes"

Segundo o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antônio Garcia, o órgão já firmou contrato com duas empresas que serão responsáveis pelo recapeamento da BR-163, no trecho que liga Sinop ao Posto Gil (Diamantino).

Ao todo, as obras irão custam pouco mais de R$ 90 milhões e os recursos são provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e já foram empenhados.

Segundo Garcia, as empresas já estão instalando usinas na região e levando equipamentos para a cidade para iniciar o processo de recuperação desse trecho da BR-163.

“Estamos trabalhando também, nas obras da duplicação de Posto Gil até Rosário Oeste, obra que deve ser entregue até o final de 2013. Os editais de licitação para a contratação da duplicação de Rosário Oeste até Rondonópolis já foram publicados. Na próxima segunda-feira [4], ocorre a segunda sessão pública para a divulgação das empresas vencedoras de quatro lotes de duplicação da rodovia BR-163”, disse Garcia.

Segundo o superintendente, a partir da próxima semana, o DNIT vai realizar uma operação “tapa-buracos” na região. Já as obras de duplicação devem acontecer no prazo de dois anos e meio.

“A duplicação já é uma ação em longo prazo, porém, na medida em que a intervenção vai sendo feita, o tráfego também será liberado imediatamente, mas isso ainda vai levar um tempo. E, com isso, teremos um cenário positivo para Mato Grosso”, afirmou.

De acordo com Garcia, o DNIT tem como meta de recuperar aproximadamente 2,5 mil quilômetros de rodovia federal pavimentada em Mato Grosso.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
CNT

BR-163 (ponto crítico)

BR-163




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

LUIZ  01.03.13 15h46
ISSO E UMA VERGANHA PARA O ESTADO DO MT UM ESTADO QUE E O SELEIRO DO BRASIL NAO TEM ESTRADA PARA RODAR FALTA DE GOVERNO NO ESTADA DO MT ISSO E UMA VERGONHA.
3
0
Jorge Luiz Martins  01.03.13 13h41
O governo tem que punir também os motoristas que não respeitam as leis, andam com peso acima do permitido, acabando com nossas estradas, com muita chuva não estão nem ai, andam nas estradas de terra com carretas super carregadas. O governo tem culpa por não fazer afasto que presta mas os cominhoneiros também são culpados, por não respeitarem os limites. Tudo isso está na falta de educação, educação é o que falta nesse pais.
2
2
Luiz Piccolo  01.03.13 12h49
Agora ninguém lembra que o Blairo Maggi foi governador por 8 anos e manteve as estradas da mesma forma, elegeu seu sucessor e agora os empresários e sindicatos dos caminhoneiros querem bloquear as estradas para atrapalhar os veículos de pequeno porte que não consegue andar ondes os caminhões super pesador destruirão as vias, Hora senhores não precisa bloquear as estradas para reivindicar e simples mantenha a safra nos depósitos e os caminhões nas empresas parados por 15 dias e deixa faltar produto no mercado, o ex governador Blairo sera o primeiro a reivindicar as estradas pois é o maior produtor do estado.
5
0
Tatiane  01.03.13 09h47
Apoiado...já que o nosso país só sabe transportar por rodovias, vamos pelo menos te-las de qualidade e seguras.
9
0
Marcelo  01.03.13 08h37
As estradas de MT e as ruas de Cbá/VG estão lastimáveis... o governo (estado, município e união) deveriam ser responsabilizados criminalmente por todos os acidentes com morte que acontecem em decorrência da péssima conservação. Estrada/Rua cheia de buraco = pessoas morrendo.
8
0