LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Empresários e representantes do setor do transporte de cargas que atuam em Mato Grosso prometem bloquear quatro pontos da BR-163, no Norte de Mato Grosso, no próximo dia 7 (quinta-feira), a partir das 14h30.
Dados da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), que organiza o movimento, apontam que, em 2012, mais de 1,2 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito na rodovia, sendo que parte das ocorrências foi resultado da má qualidade do asfalto.
O número de acidentes, inclusive, fez com que a BR-163 ficasse conhecida como “Rodovia da Morte".
Os bloqueios já estão confirmados em trechos da rodovia que passam por Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Mutum.
A interdição deve durar, pelo menos, uma hora e os caminhões ficarão parados nos dois sentidos da pista, o que deve gerar longas filas de congestionamento.

"Não queremos prejudicar ninguém. Cobramos apenas uma solução. O que ainda precisa acontecer na nossa região para o Governo Federal tomar uma providência? "
Os representantes do setor reclamam que a via é a única opção de escoamento de produção de parte dos municípios e está sem condições de trafegabilidade.
Eles protestam contra as péssimas condições da estrada, que possui asfalto precário e inúmeros buracos e reivindicam ao Governo Federal pela duplicação da rodovia.
A manifestação da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso conta com o apoio do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam), empresários, donos de postos de combustíveis, produtores rurais, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores de, ao menos, 15 municípios da região Médio-Norte do Estado.
Segundo dados da entidade, diariamente, trafegam pelo trecho do Médio-Norte e Norte da BR-163 cerca de três mil caminhões, transportando toneladas de milho e soja em direção às ferrovias e portos brasileiros.
As condições da rodovia, inclusive, teriam encarecido o frete neste ano em 13% em relação ao ano anterior.
A presidente da Aces, Neiva Dalla Valle, admitiu, durante visita à Assembleia Legislativa, que o caos irá tomar conta da rodovia no dia da mobilização, mas afirmou que não há outra forma de chamar a atenção da União para os problemas da região.
“Não queremos prejudicar ninguém. Cobramos apenas uma solução. O que ainda precisa acontecer na nossa região para o Governo Federal tomar uma providência? Só no ano passado foram mais de mil mortes nesse trecho. Nós não aceitamos mais 'tapa buracos'. Queremos o auxílio para que não ocorram mais acidentes”, reclamou.
Obras de reparo

"Nós não aceitamos mais tapa buracos. Queremos o auxílio para que não ocorram mais acidentes"
Segundo o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antônio Garcia, o órgão já firmou contrato com duas empresas que serão responsáveis pelo recapeamento da BR-163, no trecho que liga Sinop ao Posto Gil (Diamantino).
Ao todo, as obras irão custam pouco mais de R$ 90 milhões e os recursos são provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e já foram empenhados.
Segundo Garcia, as empresas já estão instalando usinas na região e levando equipamentos para a cidade para iniciar o processo de recuperação desse trecho da BR-163.
“Estamos trabalhando também, nas obras da duplicação de Posto Gil até Rosário Oeste, obra que deve ser entregue até o final de 2013. Os editais de licitação para a contratação da duplicação de Rosário Oeste até Rondonópolis já foram publicados. Na próxima segunda-feira [4], ocorre a segunda sessão pública para a divulgação das empresas vencedoras de quatro lotes de duplicação da rodovia BR-163”, disse Garcia.
Segundo o superintendente, a partir da próxima semana, o DNIT vai realizar uma operação “tapa-buracos” na região. Já as obras de duplicação devem acontecer no prazo de dois anos e meio.
“A duplicação já é uma ação em longo prazo, porém, na medida em que a intervenção vai sendo feita, o tráfego também será liberado imediatamente, mas isso ainda vai levar um tempo. E, com isso, teremos um cenário positivo para Mato Grosso”, afirmou.
De acordo com Garcia, o DNIT tem como meta de recuperar aproximadamente 2,5 mil quilômetros de rodovia federal pavimentada em Mato Grosso.