Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
ESTRADA DE CHAPADA
10.07.2012 | 12h55 Tamanho do texto A- A+

Lançado o edital para duplicação de 2º trecho da MT-251

Obra já teve licitação de primeiro trecho cancelada por falta de verbas

Lenine Martins-Secom-MT

Duplicação de seguntro trecho da MT-251, finalmente, terá início

Duplicação de seguntro trecho da MT-251, finalmente, terá início

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), lançou o edital de licitação para escolha da empresa que será responsável pela realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para duplicação do segundo trecho da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

A concorrência pública nº 006/2012 prevê o estudo ambiental para que então possa ser feita a duplicação do subtrecho compreendido entre a entrada da MT-351, que dá acesso ao Lago do Manso, logo após o posto da Polícia Militar, e o município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), com extensão de 44,2 km.

Após a realização do EIA/RIMA, mais dois editais deverão ser lançados, para escolha das empresas responsáveis pela elaboração do projeto de duplicação e para execução da obra.

A abertura das propostas comerciais será realizada no dia 29 de agosto.

O edital de abertura do processo licitatório foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (9), que circula nesta terça-feira (10) na Capital.

Obra polêmica

Considerada a “primeira obra da Copa 2014”, a rodovia apresenta rachaduras e falta de acostamento, que colocam em perigo a vida de quem precisa trafegar pela via.

O primeiro subtrecho licitado, que liga o Trevo da Guia à entrada da MT-351, somando 17,2 km, ficou sob responsabilidade da empresa Cavalca Engenharia, que venceu uma concorrência de R$ 17,4 milhões para realizar a obra.

A duplicação não foi finalizada e o Governo chegou a instalar blocos de concreto no trecho da rodovia que leva da Guia até à Fundação Bradesco, a fim de dividir a pista. Tal ato causou inúmeros acidentes – alguns fatais – na região.

Após pressão da sociedade e da Assembleia Legislativa para a retirada dos blocos, o Governo decidiu fazer a retirada da divisão improvisada, no final de junho, para alívio dos motoristas e dos moradores dos bairros vizinhos.

Ao MidiaNews, o secretário de Estado de Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, afirmou que o projeto anterior foi cancelado e a empresa precisou fazer alguns reajustes, que foram pedidos pelo Estado, a fim de adequar a obra às mudanças exigidas pela sociedade.

“Antes, naquele trecho, não havia tanta especulação imobiliária e, por isso, o projeto precisou passar por readequações, como instalação de canteiros e passeios”, afirmou.

Com o novo projeto em andamento, o Estado tenta cumprir a promessa de finalizar a duplicação desse trecho da rodovia até o final deste ano.

Orçamento

A assessoria de imprensa da Setpu informou ao MidiaNews que o projeto de readequação está em fase de análise técnica e jurídica por parte da Secretaria e, quando aprovado, será enviado ao governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), para avaliação e aprovação.

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COMENTÁRIOS
15 Comentário(s).

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abel domingos de jesus  12.06.13 16h44
gostaria de receber copia do novo projeto de duplicação da Rodovia Emanoel Pinheiro porque moro nas proximidade des Rodia
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Bernardo  11.07.12 21h53
espero que tenha passagem para animais, ciclovia de cuiabá até a chapada, acostamento e pelo menos uns 10 mirantes. Todos precisam de lazer, até políticos. Já imaginou que beleza seria uma obra bem feita?
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luiz fernando  11.07.12 15h46
Se os meus calculos não estiverem errados e todo processo correr a contento, sem sobreçaldos, a licitação da obra em si deve ocorrer em 2014 ou 2015, isto porque um estudo de EIA/RIMA leva no minimo 1 ano, o projeto básico/executivo de engenharia levará no minimo 1 ano também(tudo isto feito de acordo com as normas), portanto meus amigos, talvez em 2017 ou 2018 esta obra esteja pronta. Viva a eficiência e rapidez do Governo de MT!
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kleber  11.07.12 13h44
MP fiquem de olho nos responsaveis pela fiscalização dessas obras.
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Jandira Pedrollo  11.07.12 12h24
Espero que os novos estudos levem em consideração que aquele trecho não é simplismente "uma rodovia" e sim uma "via urbana" devendo receber o tratamento como tal. Só assim poderá se evitar mais mortes.
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