Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
DUPLICAÇÃO DA MT-251
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Primeira obra da Copa do Mundo se arrasta há três anos

Trabalhos não têm data para serem retomados, segundo o Governo do Estado

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Rotatória do Coxipó do Ouro, na MT-251: obra foi feita e refeita, com mais gastos para o Estado

Rotatória do Coxipó do Ouro, na MT-251: obra foi feita e refeita, com mais gastos para o Estado

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Cinco anos após a realização da primeira licitação, cancelada sob justificativa oficial de “falta de verbas”, a duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, continua sem prazo para ser concluída, segundo informações da Setpu (Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana).

Anunciada como “a primeira obra da Copa de 2014”, a via continua com problemas em parte dos 17,2 km, que já deveriam estar recapeados e duplicados.

A obra, no trecho que liga o trevo da Estrada da Guia até o trevo do Manso, é de responsabilidade da empresa Cavalca Engenharia, que, em 2009, venceu a segunda licitação feita pelo Governo do Estado, com o valor de R$ 17,4 milhões.

Porém, dos 17,5 km contratados na segunda licitação, apenas 13,1 km foram implantados e vários trechos estão em condição ruim.

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Blocos de cimento foram retirados da rodovia, após pressão da sociedade

Como a duplicação não foi finalizada, o governo chegou a instalar blocos (conhecidos como "gelo baiano") de concreto no trecho até à Fundação Bradesco, no bairro Jardim Vitória, a fim de dividir a pista. Tal ato causou inúmeros acidentes – alguns fatais.

Após pressão da sociedade e da Assembleia Legislativa para a retirada dos blocos, o governo acabou com divisão improvisada, no final de junho.

Na ocasião, o secretário de Estado de Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, afirmou ao MidiaNews que o projeto anterior foi cancelado e a empresa precisou fazer alguns reajustes, que foram pedidos pelo Estado, a fim de adequar a obra às mudanças exigidas.

“Antes, naquele trecho, não havia tanta especulação imobiliária e, por isso, o projeto precisou passar por readequações, como instalação de canteiros e passeios”, afirmou o secretário, na época.

Desde 11 de novembro de 2009, quando a obra foi iniciada, R$ 15,2 milhões já foram investidos no local.

Estágio da obra


Thiago Bergamasco/MidiaNews

Trecho da MT-251 que está duplicado não tem manutenção adequada nos canteiros

Segundo a Setpu, a duplicação do trecho compreendido entre o trevo do Manso e o trevo Coxipó do Ouro – que, recentemente, passou por reformas e readequação devido ao grande número de acidentes registrados no local – está em fase final de obras.

Para a secretaria, a rotatória de acesso ao Coxipó de Ouro era provisória e a definitiva foi construída “no momento oportuno”.

Já o projeto de duplicação do trecho de 3,5 km, localizado entre o trevo da Guia e o trevo da Fundação Bradesco, precisou passar por readequações.

Agora, o projeto está sendo analisado pela equipe técnica da Setpu, mas a pasta já afirmou que a obra não tem data para ser retomada.

Supervisão

Mesmo assim, no início deste mês, o governo realizou uma nova licitação para execução dos serviços de supervisão, acompanhamento e controle de pavimentação asfáltica das obras de duplicação desse trecho de 3,5 km, que deverá ser feita pela Exímia Engenharia e Consultoria.

A duplicação do restante da rodovia, subtrecho compreendido entre o trevo que dá acesso ao Lago do Manso (logo após o Posto da Polícia Militar) até a entrada de Chapada dos Guimarães, que soma 44,2 km, ainda não foi licitado.

Segundo a Setpu, o trecho está em fase de conclusão do processo de licitação do EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental).

Depois da conclusão desse estudo, mais dois editais deverão ser lançados, para escolha das empresas responsáveis pela elaboração do projeto de duplicação e para execução da obra de duplicação.

Licitação cancelada

Na ocasião de lançamento da obra pelo então governador do Estado, atual senador Blairo Maggi (PR), em 11 de novembro de 2009, a obra tinha prazo para conclusão fixado em 360 dias.

Lenine Martins/Secom-MT

No dia de lançamento da obra, prazo para conclusão era de 360 dias

Com isso, o governo suspendeu o primeiro contrato firmado para execução a obra, assinado com a Geosolo Engenharia, em um projeto orçado em R$ 34 milhões.

A diferença nos custos foi resultado de mudanças na especificação dos trabalhos a serem realizados na rodovia, com redução da qualidade do pavimento e corte total dos gastos previstos com acostamento, ciclovias, iluminação e paisagismo.

Sem comentários


O MidiaNews tenta, há mais de um mês, agendar uma entrevista com o secretário da Setpu, Arnaldo Alves, mas a sua assessoria afirmou que ele não irá conceder entrevistas para comentar sobre a obra de duplicação da MT-251.



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COMENTÁRIOS
34 Comentário(s).

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sonia  12.11.12 16h53
Essa obra é uma vergonha para nosso estado a entrada para chapada numa rodovia estreita, escura, sem acostamento cercada de bairros, onde pedestres, ciclistas carros etc trafegam sem segurança alguma.
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josé  22.10.12 17h24
VERGONHA COMPLETA O ESTADO DESSA RODOVIA. COMPLETO ANBANDONO! Onde está o Ministério Público? Cadê o Tribunal de Contas do Estado? O que esse povo anda fazendo que não dão uma resposta adequada à população, que tem de conviver diuturnamente com barbáries do executivo e legislativo.
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João Menna Neto  22.10.12 11h37
A inoperância do Governo do Estado com essa obra é o mais cruel e desrespeitoso retrato da má administração dos governos Blairo Maggi e Silval Barbosa, mesmo porque até o que está "feito" é da pior qualidade possível. Nem o PAC de Lula e Dilma consegue ser mais lento. Os dois tem tudo a ver.
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renato de paiva pereira filho  22.10.12 11h35
renato de paiva pereira filho, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Rafael Vicenti Junior  22.10.12 11h28
é muito tempo se passou, Silval até chegou a dizer que a obra ficaria pronta antes que a AV. dos Trabalhadores..... A trabalhadores tá pronta fáz anos... e a duplicação até hoje não terminou e nem o que foi feito tem qualidade...
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