LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Cinco anos após a realização da primeira licitação, cancelada sob justificativa oficial de “falta de verbas”, a duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, continua sem prazo para ser concluída, segundo informações da Setpu (Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana).
Anunciada como “a primeira obra da Copa de 2014”, a via continua com problemas em parte dos 17,2 km, que já deveriam estar recapeados e duplicados.
A obra, no trecho que liga o trevo da Estrada da Guia até o trevo do Manso, é de responsabilidade da empresa Cavalca Engenharia, que, em 2009, venceu a segunda licitação feita pelo Governo do Estado, com o valor de R$ 17,4 milhões.
Porém, dos 17,5 km contratados na segunda licitação, apenas 13,1 km foram implantados e vários trechos estão em condição ruim.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
|
 |
Blocos de cimento foram retirados da rodovia, após pressão da sociedade
|
Como a duplicação não foi finalizada, o governo chegou a instalar blocos (conhecidos como "gelo baiano") de concreto no trecho até à Fundação Bradesco, no bairro Jardim Vitória, a fim de dividir a pista. Tal ato causou inúmeros acidentes – alguns fatais.
Após pressão da sociedade e da Assembleia Legislativa para a retirada dos blocos, o governo acabou com divisão improvisada, no final de junho.
Na ocasião, o secretário de Estado de Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, afirmou ao
MidiaNews que o projeto anterior foi cancelado e a empresa precisou fazer alguns reajustes, que foram pedidos pelo Estado, a fim de adequar a obra às mudanças exigidas.
“Antes, naquele trecho, não havia tanta especulação imobiliária e, por isso, o projeto precisou passar por readequações, como instalação de canteiros e passeios”, afirmou o secretário, na época.
Desde 11 de novembro de 2009, quando a obra foi iniciada, R$ 15,2 milhões já foram investidos no local.
Estágio da obra
Thiago Bergamasco/MidiaNews
|
 |
Trecho da MT-251 que está duplicado não tem manutenção adequada nos canteiros
|
Segundo a Setpu, a duplicação do trecho compreendido entre o trevo do Manso e o trevo Coxipó do Ouro – que, recentemente, passou por reformas e readequação devido ao grande número de acidentes registrados no local – está em fase final de obras.
Para a secretaria, a rotatória de acesso ao Coxipó de Ouro era provisória e a definitiva foi construída “no momento oportuno”.
Já o projeto de duplicação do trecho de 3,5 km, localizado entre o trevo da Guia e o trevo da Fundação Bradesco, precisou passar por readequações.
Agora, o projeto está sendo analisado pela equipe técnica da Setpu, mas a pasta já afirmou que a obra não tem data para ser retomada.
Supervisão
Mesmo assim, no início deste mês, o governo realizou uma nova licitação para execução dos serviços de supervisão, acompanhamento e controle de pavimentação asfáltica das obras de duplicação desse trecho de 3,5 km, que deverá ser feita pela Exímia Engenharia e Consultoria.
A duplicação do restante da rodovia, subtrecho compreendido entre o trevo que dá acesso ao Lago do Manso (logo após o Posto da Polícia Militar) até a entrada de Chapada dos Guimarães, que soma 44,2 km, ainda não foi licitado.
Segundo a Setpu, o trecho está em fase de conclusão do processo de licitação do EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental).
Depois da conclusão desse estudo, mais dois editais deverão ser lançados, para escolha das empresas responsáveis pela elaboração do projeto de duplicação e para execução da obra de duplicação.
Licitação canceladaNa ocasião de lançamento da obra pelo então governador do Estado, atual senador Blairo Maggi (PR), em 11 de novembro de 2009, a obra tinha prazo para conclusão fixado em 360 dias.
Lenine Martins/Secom-MT
|
 |
No dia de lançamento da obra, prazo para conclusão era de 360 dias
|
Com isso, o governo suspendeu o primeiro contrato firmado para execução a obra, assinado com a Geosolo Engenharia, em um projeto orçado em R$ 34 milhões.
A diferença nos custos foi resultado de mudanças na especificação dos trabalhos a serem realizados na rodovia, com redução da qualidade do pavimento e corte total dos gastos previstos com acostamento, ciclovias, iluminação e paisagismo.
Sem comentáriosO
MidiaNews tenta, há mais de um mês, agendar uma entrevista com o secretário da Setpu, Arnaldo Alves, mas a sua assessoria afirmou que ele não irá conceder entrevistas para comentar sobre a obra de duplicação da MT-251.