LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Até então considerada uma das obras mais atrasadas no contexto da Copa do Mundo de 2014, a Trincheira do Santa Rosa, que está sendo construída na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, deu início a mais uma frente de serviço nesta semana: o lançamento de 44 vigas de concreto que darão sustentação a uma via de acesso exclusivo para pedestres.
A via fica localizada entre as pistas marginais da trincheira, que está sendo construída no entroncamento dos bairros Santa Rosa e Duque de Caxias.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a previsão é de que essa etapa seja concluída até o final de semana.
Paralelamente a esse serviço, estão sendo executadas a escavação e a execução da drenagem e cortina atirantada (técnica de contenção). No total, 50 homens trabalham na obra.
Segundo o secretário-adjunto de Infraestrutura da Secopa, Alysson Sander, a construtora Camargo Campos Engenharia S.A. irá cumprir o cronograma previsto pelo Governo do Estado e concluir a obra até dezembro deste ano.

"Estamos acompanhando todos esses serviços para que a obra seja entregue dentro do prazo"
“Estamos acompanhando todos esses serviços para que a obra seja entregue dentro do prazo”, disse.
A obra, por sinal, será vistoriada nesta quinta-feira (10), por representantes das comissões de Acompanhamento da Copa do Pantanal 2014 e de Infraestrutura Urbana e Transportes, da Assembleia Legislativa.
Para o presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado estadual Sebastião Rezende (PR), é importante que a empresa mantenha os trabalhos em ritmo intenso na obra, inclusive durante os finais de semana e feriados, para cumprir o contrato – já abandonado em fevereiro deste ano pela Ster Engenharia Ltda.
“A população e nós esperamos celeridade da obra, até porque ali está mais atrasado”, afirmou o parlamentar.
Mudança de rotaTambém tiveram início os trabalhos para implantação de três adutoras da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Sebastião, na região da obra.
Por isso, foi feita uma alteração na rota de desvio utilizada pelos motoristas que queiram ter acesso à Avenida Antártica, no bairro Santa Rosa. O serviço, que começou na terça-feira (8), deve durar 45 dias.

"A população e nós esperamos celeridade da obra, até porque ali está mais atrasado"
As adutoras estão sendo implantadas na Avenida Engenheiro Álvaro Pinto de Oliveira e irão conduzir água bruta da captação Ribeirão do Lipa para as estações de tratamento de água da região central (São Sebastião e Presidente Marques), que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 50% dos bairros de Cuiabá.
O alerta da Secopa na mudança na rota de desvio é quanto ao estreitamento das vias que deverão ser utilizadas pelo motoristas pelas próximas semanas, localizadas em áreas residenciais, o que demanda atenção redobrada e redução da velocidade.
O tráfego pelo desvio se mantém normal no início do desvio, no trecho compreendido entre a Avenida Miguel Sutil e a Avenida Pato de Minas, passando pela Avenida Mário Palma e as ruas Alfenas e Guarani.
A alteração começa no bairro Jardim Mariana, na Avenida Patos de Minas, que cruza com a Rua Bartolina Santana, onde os motoristas deverão virar à direita rumo à Rua Uberaba.
Na sequência, os motoristas devem seguir à esquerda pela Rua Colômbia e virar à direita na Rua Peru, onde terão acesso à Avenida Engenheiro Álvaro Pinto de Oliveira, retornando à Avenida Antártica pela Rua Itália.
Edson Rodrigues/Secopa
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Secopa diz que 22 das 44 vigas de concreto já foram lançadas na obra
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A obra
Com 520 metros de extensão e orçada em R$ 26,2 milhões, a Trincheira do Santa Rosa deverá revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros da Capital, como o Goiabeiras, Duque de Caxias e o Santa Rosa.
A obra integra o pacote de intervenções de Travessia Urbana, resultado de um convênio firmado entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na ordem de pouco mais de R$ 165 milhões.
O pacote engloba, além da obra no Santa Rosa, a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores e Verdão, os viadutos do Despraiado e Dom Orlando Chaves/FEB, bem como o Complexo Viário do Tijucal.
As obras são executadas nos trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que cortam a Grande Cuiabá pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.