LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
As obras para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá já tiveram início. Além das duplicações e restaurações já quase concluídas de algumas obras de desbloqueio (vias alternativas para “desafogar” o trânsito nas vias principais), as grandes obras de travessia urbana – que possuem as chamadas “obras de arte” – também já começaram a sair do papel.
De acordo com o assessor técnico de Mobilidade Urbana da Secretaria da copa do Mundo (Secopa), Rafael Detoni, estão compreendidas na travessia urbana a construção das trincheiras da Jurumirim, Santa Rosa e Verdão, do Corredor Mário Andreazza, bem como as obras dos viadutos do Despraiado e da Dom Orlando Chaves e a construção do Complexo Viário do Tijucal (combinação de viaduto e trincheira).
De acordo com os projetos de execução, as obras de travessia urbana em geral devem levar, no máximo, um ano e meio para serem concluídas – tempo suficiente, segundo a Secopa, para que as obras de arte que compõem o Plano de Mobilidade da Copa sejam entregues.
As obras de travessia urbana recebem esse nome por serem compreendidas em rodovias federais que passam dentro de Cuiabá e Várzea Grande.
Em entrevista ao MidiaNews, Detoni explicou detalhes dos projetos e afirmou quais são os prazos, valores, o que deve ser feito em cada local e quais as obras que já estão em andamento ou em processo de licitação.
Corredor Mário Andreazza
Edson Rodrigues/Secopa
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Ponte na Avenida Mário Andreaza
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De acordo com o assessor técnico da Secopa, as obras na Rodovia Mário Andreazza foram licitadas em três lotes, mas todos os lotes já estão com as obras em andamento.
O primeiro se refere à duplicação da ponte, que já está com 90% das obras concluídas e está com entrega prevista para o final deste mês.
Já a segunda parte desse corredor se trata da duplicação da Rodovia Mário Andreazza, que deve ocorrer desde o Trevo do Lagarto até a ponte que passa sobre o Rio Cuiabá.
“Esta obra também já está em execução e já estamos com 15% dela concluída”, afirmou Detoni.
Já o terceiro lote do corredor compreende a construção da trincheira de 379,35 metros no encontro da Avenida Ciríaco Cândia com a Avenida Miguel Sutil, obra que está sendo realizada pela empresa Ster Engenharia Ltda.
Essa obra teve início na última quarta-feira (2), quando o desvio começou a ser feito e as máquinas começaram a fazer a escavação da trincheira. A previsão de conclusão da obra é de 210 dias (sete meses) e, segundo Detoni, custará R$ 5,2 milhões.
Esse corredor é apontado pela Secopa como uma via de facilitação do trânsito, entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon e a Arena Pantanal.
Para completar essa interligação viária, é necessária ainda a realização da duplicação da Estrada da Guarita, obra que também já foi iniciada.
“A obra (de duplicação da Guarita) começou há um mês e, por ser recente, não tem medição dela ainda. Mas já foram feitas as desapropriações necessárias e começaram a fazer a terraplanagem, a movimentação de terra”, afirmou o assessor.
Ao todo, essas outras três obras somam R$ 63 milhões.
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Complexo Viário do Tijucal
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Complexo do Tijucal
Detoni explicou que as obras de travessia urbana começam na Avenida Fernando Corrêa, no entroncamento com a Rodovia dos Imigrantes.
“Lá começa com a recuperação de pavimento da Avenida Fernando Corrêa até o Trevo do Tijucal, onde teremos mais uma obra grande, com combinação de trincheira e viaduto”, afirmou o assessor.
Segundo a Secopa, esse projeto já teve a licitação da obra lançada na última semana e a previsão é de que o Complexo seja entregue dentro de 18 meses (um ano e meio).
Trincheira da Jurumirim
Edson Rodrigues - Secopa/MT
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Trincheira da Jurumirim
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As obras de travessia urbana da Avenida Miguel Sutil irão acontecer desde o trevo do bairro Jardim Leblon, próximo ao Posto Ebenezer, até a rotatória do bairro Cidade Alta. Essas obras foram divididas em quatro lotes.
O primeiro trecho, identificado como Lote 1, começa no Posto Ebenezer e segue até o viaduto da Rodoviária e compreende a execução de uma obra de arte, que é a Trincheira da Jurumirim.
“Nesse trecho todo teremos a recuperação de pavimento e toda a sinalização viária será refeita”, disse Detoni.
A trincheira será construída antes da Avenida dos Trabalhadores e termina depois do cruzamento da Avenida Jurumirim, próximo ao viaduto da Avenida do CPA. A trincheira terá 915 metros e irá custar R$ 39,4 milhões.
A pista será alargada para dar acesso à trincheira. Esse trecho terá duas faixas de cada lado e mais duas pistas que “mergulham” e passam por baixo da rotatória que já existe no local, subindo novamente até voltar ao nível normal da pista.
Essa obra já foi licitada e a ordem de serviço foi dada. Segundo Detoni, os primeiros passos da obra já foram dados.
“Eles já começaram a fazer a drenagem, mas essa drenagem não está sendo feita na Avenida Miguel Sutil, mas em ruas perpendiculares à avenida. Por isso, as pessoas falam que não estão vendo nada lá”, afirmou.
Segundo Detoni, ainda nesta semana, a empresa irá começar a fazer a interdição da Avenida Miguel Sutil, para dar início às escavações da trincheira.
“Estamos aguardando a conclusão, por parte da Prefeitura de Cuiabá, da sinalização das rotas de desvios para os motoristas que precisem passar pelo local. Mas não vamos interditar os 900 metros de uma vez. Vamos interditar a Miguel Sutil por partes. Interditamos totalmente um trecho, fazemos a escavação, a obra, fechamos e liberamos a pista, partindo para a interdição de outro trechinho”, explicou o assessor.
Viaduto do Despraiado
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto do Despraiado
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O segundo lote da Avenida Miguel Sutil começa no viaduto da Rodoviária e segue até a Rua Bom Jesus de Cuiabá, no bairro Santa Marta – localizada um pouco antes da rotatória do Centro de Eventos do Pantanal.
Nesse trecho também haverá recuperação de pavimento asfáltico e a readequação de toda a sinalização viária, além da construção de mais uma obra de arte: o Viaduto do Despraiado.
A obra já foi licitada e o resultado foi homologado. Segundo a Secopa, para que a obra tenha início, falta apenas a emissão da ordem de serviço.
O viaduto terá 420 metros e irá custar R$ 18,9 milhões, tendo prazo de 12 meses para conclusão.
“Essa obra será uma ‘trincheira do avesso’. Antes, a Miguel Sutil ‘mergulhava’; agora, ela ‘sobe’. O principio é o mesmo: a rotatória que já existe será mantida embaixo do viaduto. Será feito um alargamento da pista, teremos duas pistas laterais, que se mantêm no mesmo nível para acessar a rotatória lá embaixo e a pista principal da Miguel Sutil, que irá passar por cima”, explicou.
Trincheira do Santa Rosa
Edson Rodrigues/Secopa
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Trincheira do Santa Rosa
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O Lote 3 da Avenida Miguel Sutil começa no bairro Santa Marta e segue até a Rua General Ramiro de Noronha (próximo à Soma Veículos).
“Esse trecho também tem recuperação de pavimento, nova sinalização, readequação dessa rotatória que dá acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, porque teremos que mudar a geometria dela, e também temos uma obra de arte, que é a trincheira no trevo da Avenida Antártica”, explicou Detoni.
Segundo o assessor técnico, o princípio para construção da Trincheira do Santa Rosa segue os mesmos passos já descritos na construção da Trincheira da Jurumirim. A obra de arte terá 520 metros e irá custar R$ 23,3 milhões, com prazo para ser entregue dentro de um ano.
A obra já foi licitada e a ordem de serviço dada. Na semana passada, a empresa responsável já começou a interdição parcial da Avenida Miguel Sutil, para que seja feito o desvio para os motoristas. Quando este passo estiver pronto, um lado da avenida será interditado para que seja feita a rede de drenagem, antes de darem início às escavações para a construção da trincheira – clique
AQUI.
Quando os trechos atualmente interditados neste lote estiverem prontos, a empresa irá, então, interditar o trecho compreendido entre o Supermercado Big Lar e a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal. Cada interdição para que seja feito o manilhamento deverá durar cerca de 30 dias.
Detoni alerta, porém, que quando as escavações para a construção da trincheira tiverem início, a pista será interditada nos dois sentidos naquele trecho.
Ele alegou que, apesar da interdição ser total, eles não podem impedir o acesso ao comércio e aos prédios residenciais localizados próximos à obra e que, por essa razão, haverá uma faixa livre para circulação, chamada de faixa de serviço, onde circulam caminhões, máquinas e homens que trabalham nas obras.
“Nessa faixa de serviço também vai ser permitida a circulação de moradores, comerciantes, veículos de emergência e transportes coletivos. É lógico que não dá pra esperar que haja uma condição de fácil circulação. Ali vai existir trator, caminhão, retroescavadeira, gente andando, homens trabalhando. Mas é para dar uma condição de acesso e não impedir o direito de ir e vir das pessoas. Além disso, vamos desviar as rotas dos ônibus o mínimo possível”, explicou.
Trincheira do Verdão
Edson Rodrigues/Secopa
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Trincheira do Verdão
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O Lote 4 de obras da Avenida Miguel Sutil compreende o trecho entre a Rua General Ramiro de Noronha até a Rotatória da Avenida Jornalista Alves de Oliveira, no bairro Cidade Alta.
A Trincheira do Verdão promete ser uma das intervenções mais importantes para o trânsito durante a Copa do Mundo de 2014. A obra de arte será construída no cruzamento da Avenida Agrícola Paes de Barros com a Rua da Fé.
O objetivo é desafogar o trânsito sempre congestionado no local nos horários de pico. Os carros que trafegarem pela Avenida Miguel Sutil passarão pela via subterrânea, por baixo da trincheira, liberando assim o acesso à Avenida Agrícola Paes de Barros.
As etapas das obras nesse último lote são os mesmos dos trechos anteriores. A rede de drenagem começará a ser feita no trecho que liga a rotatória do Círculo Militar até o Posto 3R.
“Essa obra também está licitada, a ordem de serviço foi dada e essa semana começa a drenagem. Feita drenagem, tem início a escavação da trincheira”, disse o assessor.
Viaduto da Dom Orlando Chaves
Segundo Detoni, o final da travessia urbana (último lote) começa na Avenida Jornalista Alves de Oliveira, passa por toda a Avenida Miguel Sutil, passa pela ponte sobre o rio Cuiabá, entra na Avenida Dom Orlando Chaves e termina na Avenida da FEB.
“A gente recebeu o projeto executivo, analisou e pediu para que sejam feitas algumas correções. Devemos receber o projeto executivo definitivo até a próxima semana”, afirmou.
Segundo Detoni, ali será construída mais uma obra de arte, que será um viaduto que passará por cima da Avenida da Feb. Essa seria, então, a única obra de travessia urbana que ainda não teve o edital publicado.
Confira na galeria as imagens dos trechos da Avenida Miguel Sutil que sofrerão intervenções para as obras da Copa do Mundo de 2014.