Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DO VLT
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Ponte entre Cuiabá e VG será construída em setembro

Obra faz parte do pacote de intervenções visando à implantação do modal

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Nova ponte será construída ao lado da Ponte Júlio Müller, no bairro do Porto

Nova ponte será construída ao lado da Ponte Júlio Müller, no bairro do Porto

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Considerada a quinta obra de mobilidade urbana prevista no pacote de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a construção de mais uma ponte ligando Cuiabá e Várzea Grande deverá ter início em setembro próximo.

A obra é necessária, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), para a implantação do modal escolhido pelo Governo do Estado, ao custo de R$ 1,47 bilhão.

Essa obra, assim como todas as outras que compõem o pacote VLT, será de responsabilidade do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida S/A Engenharia de Obras, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

A construção da ponte já está em fase de licenciamento, quando o projeto básico é analisado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Essa etapa está sendo agilizada, a fim de que o cronograma seja mantido e a obra possa ser entregue até setembro de 2013.

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Pista que hoje faz o sentido Várzea Grande-Cuiabá será usada exclusivamente pelo VLT

O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, engenheiro Rafael Detoni, afirmou, em entrevista ao MidiaNews, que apesar do processo estar sendo agilizado, nenhuma etapa está sendo queimada.

Segundo ele, como a margem no local em que a obra será feita, ao lado Ponte Júlio Müller, na região do Porto, já foi modificada, o projeto básico não deverá ter problema algum para ser aprovado.

“Estamos aguardando o licenciamento, mas ali já é uma região com margem modificada, já existem pilares no leito do rio, não é algo novo. É uma região já em área urbana. O que tinha pra ser mudado já foi mudado”, disse.

No final da obra, a Ponte Júlio Müller, hoje formada por duas estruturas independentes, cada uma trabalhando com o fluxo em um sentido, deverá ganhar mais uma via.

Dessa forma, a via mais nova – que hoje atende ao fluxo Várzea Grande-Cuiabá – deverá ser usada exclusivamente pelo VLT, que fará a ligação entre o Aeroporto Marechal Rondon e a região do CPA.

Enquanto isso, a via mais antiga, continuará atendendo à demanda atual, que segue da Capital para o município vizinho. A nova ponte, que ainda será erguida, passará então a atender ao fluxo que segue de Várzea Grande para Cuiabá.

“Serão três estruturas separadas, três pontes, mas, para quem olha, continuará parecendo uma só. Porém, por serem pontes independentes, a sobrecarga de uma não interfere na outra”, explicou o assessor.

Mudança no trânsito

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Avenida 15 de Novembro: mudanças no trânsito causadas pela passagem do VLT

Com a construção da nova ponte e a implantação do VLT, será necessária a alteração no trânsito das avenidas 15 de Novembro e da Prainha.

Atualmente, quem sai de Várzea Grande com destino ao Centro de Cuiabá e passa pela Ponte Júlio Müller precisa virar à direita e fazer uma nova conversão à esquerda, a fim de entrar na Prainha – que hoje possui duas pistas no mesmo sentido.

No sentido contrário, quem precisa seguir para a cidade vizinha, passando pelo Porto, necessariamente precisa passar pela Avenida 15 de Novembro.

“Como o VLT, ida e volta, vai passar pela 15 de Novembro e não vai seguir o sentido dos carros hoje, essa avenida vai perder a capacidade viária de tráfego geral que possui hoje”, afirmou o assessor.

Segundo Detoni, a capacidade da Avenida 15 de Novembro vai diminuir, porém, o trânsito que antes estava apenas de passagem pela via, e não buscando o comércio da região, será deslocado para a Prainha, que voltará a funcionar nos dois sentidos, com fluxo e contra-fluxo divididos pelo canteiro central.

“A Prainha, do trecho do Ginásio do Colégio São Gonçalo até o Shopping Popular, volta a operar em mão dupla. Hoje, a avenida tem duas pistas que levam ao centro da cidade. Aquela pista que teve o fluxo invertido anos atrás, voltará a operar em sentido contrário. As pessoas que estão no Centro de Cuiabá e que querem ir para o Porto ou para Várzea Grande, irão dobrar à esquerda e pegar a Prainha”, explicou.

Apesar da mudança de pista, o assessor defende que a capacidade viária para ir à Várzea Grande será mantida, uma vez que há três faixas de tráfego na Avenida XV de Novembro e três na Prainha – que perderá o estacionamento ao longo do meio-fio, dando lugar à terceira faixa.

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Prainha voltará a funcionar com fluxo nos dois sentidos, segundo a Secopa

“Com a transferência do fluxo de veículo para a Prainha, logicamente, ninguém mais vai poder estacionar. Eliminam-se as faixas de estacionamento, porque ficarão três vias de passagem para ir e três para vir”, disse Detoni.




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COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

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John lenon   15.07.13 13h57
Gente, me diz uma coisa como que nós pedestres e ciclista vamos andar será que eles pensam que futuramente nós vamos ganhar o poder pra flutuar? Acho que não né , devia ser explicado melhor essas obras pois somente está nos confundindo, só acho.
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Ricardo S  20.08.12 14h03
Interessante. Espero que a denuncia de fraude seja mesmo mentira!! pq Cuiabá so tera a perder com isso!!! VLT JÁ PARA CUIABA "a força do povo!!"
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Valdecarlos José dos Santos  20.08.12 13h10
Jandira, certamente não pensaram nas ciclovias e calçada para pedestre, eles pensam quem em Cuiabá no futuro só se vai andar de carro ou VLT.
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Celso  20.08.12 11h03
Poderiam estreitar o canteiro da Prainha.
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jandira  20.08.12 10h26
Espero que o projeto tenha contemplado calçadas para pedestres e ciclovia e ainda que, se projetados sejam executados.
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