Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRA DO AEROPORTO
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Obra da 2ª etapa do aeroporto será entregue em outubro

Terceira etapa é a maior de todas e está em fase de licitação no modelo RDC

Edson Rodrigues/Secopa

Aeroporto Marechal Rondon: reforma e ampliação prometem aumentar a segurança durante a Copa de 2014

Aeroporto Marechal Rondon: reforma e ampliação prometem aumentar a segurança durante a Copa de 2014

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

Com entrega marcada para outubro deste ano, a segunda etapa da reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já está em fase de construção das fundações do novo prédio. As informações foram passadas pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) ao MidiaNews.

As novas instalações irão abrigar o setor administrativo do aeroporto, que hoje funciona em cima da área destinada ao desembarque de passageiros.

Orçada em aproximadamente R$ 7 milhões, a ampliação do setor administrativo começou em maio deste ano e, juntamente com a grande obra final, que está em fase de licitação, ajudará a aumentar a capacidade do aeroporto, que hoje é de 2,5 milhões, para 5,7 milhões de passageiros.

Com a demolição do setor antigo e construção de um prédio novo, a área de desembarque poderá ser ampliada e a cidade poderá oferecer uma melhor estrutura e segurança durante a Copa do Mundo de 2014.

Divisão

Divulgação

Maquete mostra como o aeroporto deverá ficar depois da reforma

As obras no aeroporto foram divididas em três etapas. A primeira delas foi concluída e entregue ainda em novembro de 2011, e se trata da construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), o “puxadinho”, que custou R$ 2,2 milhões.

 

A empresa responsável por essa obra é a Engeglobal Construções, mesma construtora que venceu a licitação para a segunda etapa da ampliação da unidade, ao custo de R$ 5,8 milhões.

Terceira etapa

Diferentemente das demais etapas, que seguiram o modelo comum de licitação, a terceira etapa – e a maior – de reforma e ampliação do aeroporto seguirá o modelo de processo licitatório pelo regime Diferenciado de Contratação (RDC), o mesmo usado na contratação da empresa responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O processo visa agilizar as contratações necessárias à realização do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 e se resume em uma inversão das fases de um processo licitatório comum, com a concentração dos recursos na reta final do processo.

A sessão para abertura das propostas já foi marcada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para o final deste mês.

Esta etapa da obra, que deve ser finalizada até 31 dezembro de 2013 e consta na Matriz de Responsabilidade assinada pelo Governo do Estado, tem custo estimado de R$ 90 milhões. Ao ser finalizada, a área construída do aeroporto deverá passar dos atuais 5,4 mil m² para 13,2 mil m².

Resultado da obra

 

Divulgação

Tamanho da área construída do aeroporto deverá dobrar após obras

Ao todo, as intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações); e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

 




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Murilo  05.08.12 01h31
E as árvores grandes no atual estacionamento do aeroporto, vão estipular no contrato a transposição delas, ou o único verde nessas obras da copa é o gramado do estádio?
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