Cuiabá, Terça-Feira, 5 de Agosto de 2025
VLT EM CUIABÁ
Tamanho do texto A- A+

Obra da nova ponte sobre Rio Cuiabá começa em abril

Intervenção é essencial para interligar o modal entre a Capital e Várzea Grande

Mary Juruna/MidiaNews

Operário fazem medições ao lado da "Ponte Velha", no bairro do Porto, em Cuiabá

Operário fazem medições ao lado da "Ponte Velha", no bairro do Porto, em Cuiabá

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital e em Várzea Grande, confirmou para o mês de abril o início da obra de construção de mais uma ponte para interligar as duas cidades.

Antes anunciada para ter início em setembro de 2012, a obra é considerada essencial para a instalação do VLT na Grande Cuiabá, e será construída paralela à atual Ponte Júlio Müller, a "Ponte Velha", no bairro do Porto.  (Leia mais AQUI).

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), todos os licenciamentos necessários para a implantação da obra já foram concluídos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e não há mudança no projeto básico apresentado anteriormente.

Dessa forma, no final da obra, a Ponte Júlio Müller – que hoje é formada por duas estruturas independentes, cada uma trabalhando com o fluxo de trânsito em um sentido – deverá ganhar mais uma via.

A obra


Quando a obra for concluída, as pessoas deverão enxergar uma ponte só, que, na verdade, é formada por três estruturas independentes, para que a sobrecarga de uma não interfira na outra.

Assim, a via considerada mais nova, que atualmente atende ao fluxo que segue no sentido Várzea Grande-Cuiabá, será usada exclusivamente para a passagem do VLT, nos dois sentidos.

Esse eixo do modal será responsável pela ligação entre o Aeroporto Marechal Rondon e a região do CPA, passando pela Avenida da FEB e pela Prainha.

Já a via mais antiga, usada hoje por quem segue de Cuiabá para Várzea Grande, continuará atendendo à demanda atual.

Enquanto isso, a estrutura mais nova, que ainda será erguida, passará a atender ao fluxo que segue de Várzea Grande para a Capital.

Intervenções no trânsito


As obras da Ponte Júlio Müller irão coincidir com as intervenções para implantação do VLT nas avenidas XV de Novembro e Tenente-Coronel Duarte (Prainha), já anunciadas para terem início no final deste mês (Leia mais AQUI).

Dessa forma, a situação no trânsito da Capital, que já se encontra crítica pelo atual número de bloqueios e desvios a serem usados pela população para desviarem das obras da Copa do Mundo de 2014, tende a piorar.

Segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, apesar das interdições na Prainha serem totais, mas por trechos, a ideia é fazer com que o acesso ao local seja restrito ao transporte coletivo e a quem precisar se dirigir a um comércio da região.

Operação do VLT


Orçado em R$ 1,47 bilhão, a implantação do VLT na Grande Cuiabá é de responsabilidade de um consórcio formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida S/A Engenharia de Obras, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O pacote de obras inclui, além da instalação de trilhos e de toda a estrutura do metrô de superfície, a execução de 12 obras de arte ao longo dos dois eixos do VLT.

No total, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo de todo o trajeto, bem como será feito o reforço do Canal da Prainha.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Serão construídas 33 estações e três terminais de integração. O eixo 1 contará com 22 e o eixo 2 com 11 estações.

No total, o VLT percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos. O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km.

Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km.



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

já trabalhei no verdão costaria de fazer  13.06.13 19h55
vai fica uma maravilha
1
0
Eustaquio Antônio  16.03.13 00h04
Agora que lembraram de fazer uma ponte para o VLT passar sobre o Rio Cuiabá? E essa Santa Barbara de novo?
3
0
Ademir  15.03.13 21h25
Só uma pergunta a SECOPA e a obra do viaduto da Av. Fernando Correa com a Av. Beira Rio e a ponte nova neste local do Rio Coxipó, vão começar ou o VLT vai passar dentro do rio.
4
0
Jorge Cintra  15.03.13 19h42
Alguém ja viu alguma obra do VLT?VLT é utopia, sonho do povo alimentado pelo governo. Estamos vendo em Cuiabá construções de viadutos e pontes que nao tem nada de moderno, ja era para ter construido há tempos atras. Acorda povo cuiabano!
5
2
Luiz Carlos C. Oliveira  15.03.13 16h57
Como tem gente pensimista, vamos ter o pensamento positivo, Cuiabá dará um salto monumental em todos os aspectos, e com certeza faremos uma Copa do Mundo maravilhosa. Imprevistos acontecem mas com certeza encontrarão soluções. Parabéns Cuiabá.
8
6