Cuiabá, Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025
MODERAÇÃO
Tamanho do texto A- A+

Vice de Maluf propõe termo ao MPE para evitar abusos

Objetivo é reduzir gastos com contratação e materiais; quem não respeitar pode ser multado ou perder o registro

Mayke Toscano/HiperNotícias

O advogado João Celestino, que propôs o termo ao Ministério Público: bom exemplo

O advogado João Celestino, que propôs o termo ao Ministério Público: bom exemplo

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
O candidato a vice-prefeito João Celestino (DEM), da chapa de Guilherme Maluf (PSDB), protocolou ontem no Ministério Público Estadual (MPE) uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é reunir todos os candidatos à Prefeitura de Cuiabá e traçar uma meta sobre gastos com campanha, visando evitar abusos de poder econômico, como a contratação excessiva de cabos eleitorais para justificar altas despesas.

Advogado, Celestino disse que a proposta é limitar o uso excessivo de faixas, carreatas, papéis de campanha, cavaletes, cabos eleitorais e cartazes. Segundo ele, a população não pode ser onerada na corrida eleitoral.

“Para que sonorizar 12 horas por dia? Para que soltar foguete o dia todo e onde quer que o candidato ande? Para que carreata todo dia com esse trânsito de Cuiabá? Nossa cidade não está preparada para isso e não podemos perturbar a sociedade”, sustentou ele.

Celestino explicou que a proposta foi encaminhada ontem à tarde ao MPE e que, amanhã (11), a coligação irá ao órgão para reiterar o pedido. A expectativa é que, em 15 dias, o documento esteja assinado por todos os candidatos. “Vamos nos colocar à disposição. Tem que ter uma coordenação e o Ministério Público é um agente moderador”, disse.

Sobre a possibilidade de encaminhar o TAC a um juiz eleitoral, para que seja homologado, Celestino disse que não há necessidade, uma vez que será um compromisso feito entre os candidatos e que aquele que não obedecer às determinações poderá sofrer sanções, como multa ou até perca do registro eleitoral.

“Vamos estimar o limite de contratações. Humanizar. Tornar a campanha sustentável e delimitar o horário de trabalho. Os cabos eleitorais precisam ter um horário definido, com intervalos para descanso. A iniciativa é da nossa coligação, mas também estamos provocando o MPE para que eles tomem as rédeas”, disse João Celestino.

Em Mato Grosso, algumas cidades já adotaram medidas semelhantes este ano: Sinop, Rondonópolis, Ribeirão Cacalheira; e em Primavera de Leste o juiz Alexandre Elias proibiu, há 10 anos, que os muros da cidade fossem pintados pelos candidatos.

O candidato Guilherme Maluf, recentemente, também apresentou, em cartório, um documento se comprometendo, no caso de ser eleito, a não abandonar a prefeitura para concorrer ao pleito de 2014.



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Paulinho  13.07.12 12h34
Esse João Celestino só pode estar de brincadeira. Propor isso é querer censurar/limitar a campanha, a divulgação dos candidatos. Sempre foi assim, e sempre serás meu caro!
0
0
Pedro Paulo  10.07.12 23h32
Caro João Serafim, o que foi proposto, de forma inovadora e louvável pelo candidato, não possui qualquer relação com o que ocorreu na campanha da Oab de 2003, onde, desconheço, inclusive, desconheco a referida ostentação. Todavia, o que chama atenção, é que você deve ser eleitor deste candidato, pois, passados 9 anos, vc ainda guarda seu kit?? Hmmmmm... Estranho... Mas o que importa é o presente e ao invés de criticas, pq os outros candidatos, quedaram-se inertes quanto a proposta?
1
1
João Serafim  10.07.12 16h10
Tenho um KIT (camiseta, boné. . .) da eleição da OAB em que o meu xará foi derrotado pelo também hoje candidato FAIAD. A ostentação desmonstrada na época, nada condiz com a proposta apresentada.
2
4
Gabriela  10.07.12 12h24
Muito boa a proposta João! É isso que o eleitor quer. Boa sorte na sua jornada. Tens meu total apoio!
6
1
ROSA BATISTA DE MORAES  10.07.12 11h29
REALMENTE TEM QUE HAVER ORDEM PARA QUE NÃO SUJAM A CIDADE, QUEM SUJAR TEM Q LIMPAR, CUIABÁ PRECISA QUE LIMPEZA , PORQ ESTAMOS NA COPA, EVITAR MUITO GASTO DOS COFRE PÚBLICO PARA MANTER CUIABÁ LIMPO...OS CANDIDATOS SUJOU LIMPOUUUU....
5
0