Cuiabá, Terça-Feira, 22 de Julho de 2025
30 KG MAIS MAGRO
21.07.2025 | 09h17 Tamanho do texto A- A+

Entenda o que houve com lobista que foi fotografado esquelético

Preso há cerca de oito meses, Andreson de Oliveira Gonçalves conseguiu direito a prisão domiciliar

Montagem

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, antes e após a prisão

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, antes e após a prisão

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Acusado de participar de um esquema de venda de sentenças no Judiciário, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves teve depressão e perdeu mais de 30kg nos oito meses em que esteve preso. 

 

Ele teve prisão domiciliar determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal) na última quinta-feira (17). Desde então, está em sua casa em Primavera do Leste, monitorado por tornozeleira eletrônica.

 

Neste fim de semana, imagens do lobistas com aparência esquelética viralizaram nas redes sociais. 

 

O lobista estava preso desde novembro passado sob suspeita de liderar um esquema de compra de decisões de assessores do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e de outras Cortes, inclusive do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

 

Segundo uma reportagem da revista Veja publicada neste fim de semana, o emagrecimento abrupto de Andreson ocorreu, entre outros fatores, por causa de uma cirurgia bariátrica chamada bypass, à qual foi submetido no início de 2020. 

 

Segundo a defesa de Andreson, a cirurgia altera o mecanismo de absorção dos alimentos, condição que, sem tratamento adequado, o impede de absorver nutrientes como um paciente comum. 

 

“Andreson retirou a parte final do intestino delgado e a reimplantou na região próxima ao estômago em uma técnica de emagrecimento similar. Quando foi preso, em 26 de novembro de 2024, Andreson pesava 93 kg. Na cadeia, perdeu mais de 30% da massa corporal”, apontou a reportagem.

 

A publicação ainda disse que o lobista escreveu uma carta para ao ministro Cristiano Zanin, revelando que tinha depressão e que tinha pensamentos suicidas.

 

“De acordo com o médico particular que examinou aquele que é considerado um ‘arquivo vivo’ do esquema de venda de sentenças, Andreson Gonçalves tem complicações graves de diabetes, episódios recorrente de diarreia e dor irradiada do peito para as pernas, ausência de reflexos profundos, depressão e risco de acabar em uma cadeira de rodas”, diz outro trecho da reportagem da Veja.

 

Entenda

 

Ele estava no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde março deste ano. 

 

O lobista foi preso em Cuiabá no dia 26 de novembro de 2024, no âmbito da Operação Sisamnes, que investiga crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

 

As investigações tiveram início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023.

 

Durante o período em que esteve detido em Mato Grosso, a Justiça havia autorizado que ele recebesse uma alimentação especial, após a constatação de que já havia perdido nove quilos em dois meses de detenção. Andreson passou por uma cirurgia bariátrica em 2020. 

 

A decisão judicial permitia que ele recebesse itens como carne assada, salame, sucos naturais e até bebidas isotônicas, como Gatorade.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Foto mostra estado esquelético de lobista, que vai para domiciliar

 

Preso, lobista terá direito a carne assada, salame e até Gatorade

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia