Cuiabá, Terça-Feira, 8 de Julho de 2025
GREVE
21.05.2019 | 11h09 Tamanho do texto A- A+

Tucano cita estouro da LRF e diz que greve não terá apoio popular

Profissionais da Educação votaram a favor da paralisação por tempo indeterminado, a partir do dia 27

Alair Ribeiro/MidiaNews

O deputado Carlos Avalone, que avalia não ser bom momento para greve na Educação

O deputado Carlos Avalone, que avalia não ser bom momento para greve na Educação

CAMILA RIBEIRO E DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) afirmou acreditar que a greve dos professores da rede estadual – com início previsto a partir da próxima segunda-feira (27) – não deverá contar com o apoio popular.

 

Segundo o parlamentar, isso deve ocorrer em função das dificuldades financeiras do Estado e que colocam em xeque eventuais reivindicações por reajustes salariais, ainda que os pleitos sejam justos.

 

Em assembleia que aprovou a greve, os profissionais da Educação apontaram que a paralisação é resultado das ações do Governo em relação à Revisão Geral Anual (RGA), ao escalonamento salarial e ao descumprimento da lei que prevê a dobra do poder de compra nos salários dos professores.

 

A lei, aprovada em 2013 pelo então governador Silval Barbosa, dá direito a cerca de 7% a mais anualmente na remuneração dos professores, além da RGA, durante 10 anos.

 

O governo se sentiria pressionado se a sociedade estivesse ao lado do Sintep e eu não tenho essa percepção. Posso estar enganado, mas eu não tenho a percepção que hoje a sociedade vai ficar a lado do Sintep

“Por mais que a gente entende a necessidade de um segmento em ter seus reajustes, principalmente da Educação, que é primordial para o crescimento do País, quando passa em cima de uma crise como estamos vivendo, acho muito difícil ter uma solução, difícil até os profissionais terem o apoio da sociedade”, disse Avalone.

 

“Quando há o apoio da sociedade, o Governo se sente mais pressionado. O Governo se sentiria pressionado se a sociedade estivesse ao lado do Sintep e eu não tenho essa percepção. Posso estar enganado, mas eu não tenho a percepção que hoje a sociedade vai ficar a lado do Sintep”, acrescentou o tucano.

 

Na avaliação do deputado, mesmo com a paralisação, os profissionais não devem ter seus objetivos atendidos, especialmente em função da questão econômica.

 

Ele ainda lembrou que a Educação em Mato Grosso já tem um dos melhores salários do País.

 

“Você se mobilizar para uma greve é democrático. Os sindicatos têm todo o direito de fazê-lo. A Educação merece ter um grande salário, merece ser bem remunerada e hoje o salário no Estado para os professores é um dos melhores do Brasil. E o momento que o Estado de Mato Grosso vive não é muito favorável”, disse.

 

Estouro da LRF

 

O deputado ainda citou dados divulgados pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (2), que apontam para o estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que diz respeito a gasto com pessoal (atingindo patamar de 61,72%, acima do permitido na legislação).

 

“A gente pode constatar que hoje a capacidade do Estado de pagar o salário está muito superior ao que determina a LRF. Quer dizer, não tem como você forçar a barrar para pagar alguma coisa, por mais que mereça – e o professor merece -, se a legislação não permite”, argumentou.

 

“Acho que o Governo deve manter um diálogo de forma transparente com os profissionais, mas também com a sociedade. Os números do Estado têm que ser mostrados sem denegrir a importância dos professores, sem denegrir a importância da educação, mas eles precisam ser expostos ao Sintep, a categoria e a sociedade em geral”, concluiu o deputado.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Governo extrapola limite com folha e fala até em demitir efetivos

 

Professores da rede estadual aprovam greve a partir de segunda

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Rodrigues  21.05.19 15h06
Pq tem RGA para o TJ, MPE, legislativo e NÃO tem para o EXECUTIVO? Dinheiro na mão do servidor é dinheiro para a sociedade. A população não aguenta mais esse governo mentindo para população.
35
6
Leodocir  21.05.19 13h42
O que acho engraçado nisso tudo falam que é Lei porque não cumprem, kd o ministério público ?
27
7
EDEVALDO SILVA DE MORAES  21.05.19 13h38
Impressionante ver os Deputados, representante do povo dizer uma barbaridade desta, Professor merece respeito, educação é um direito dos jovens e uma obrigação do estado de promover um ensino de qualidade e uma estrutura adequada para que os alunos aprendam e para que os professores possam ensinar.
33
6
maria  21.05.19 12h38
Hora, deputados mais a VI de vocês estão garantidos né? Engraçado a crise é só nos aumentos do RGA dos Professores. A sociedade está sim ao lado do Sintep. O sr. nao tem percepção de nada ...posso afirmar que o senhor está e muito enganado.
45
10
EDILSON R DA SILVA  21.05.19 11h53
REQUEIRA UMA SOLUÇÃO DELES... VOLTARÃO AS AULAS RAPIDINHO...
13
28