Cuiabá, Domingo, 21 de Dezembro de 2025
SUSPEITA DE FRAUDE
03.05.2023 | 08h05 Tamanho do texto A- A+

PF faz busca na casa de Bolsonaro e prende ex-assessores

Polícia investiga suposta falsificação de dados para cartões de vacinação contra a covid-19

Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tenente-coronel Mauro Cid

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tenente-coronel Mauro Cid

FÁBIO SERAPIÃO
DA FOLHAPRESS

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta (3) mandado de busca e apreensão em endereço do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de prisão contra seus ex-assessores Mauro Cid e Max Guilherme.

 

Outro alvo de mandado de prisão é Sergio Cordeiro, que atuava na equipe de segurança de Bolsonaro.

 

As medidas são no âmbito de uma investigação, diz a PF, sobre uma suposta "associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde."

 

"A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19", afirma a PF.

 

A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da investigação teriam realizado as inserções falsas entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para que os beneficiários pudessem emitir certificado de vacinação para viajar aos Estados Unidos.

 

Segundo a reportagem apurou, há suspeita de que os registros de vacinação de Bolsonaro, Cid e da filha mais nova do ex-presidente, Laura, foram forjados.

 

A PF diz ainda que as diligências são cumpridas dentro do inquérito das milícias digitais, que tramita no Supremo Tribunal Federal e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

 

"Os fatos investigados configuram em tese os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores".

 

Os policiais federais cumprem 16 mandados de busca e seis de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

 

Os investigadores também realizam a análise do material apreendido durante as buscas e tomam o depoimento de suspeitos de terem informações sobre a suposta fraude na inserção de dados nos sistema do ministério da Saúde.

 

O Coronel Cid foi um dos indiciados pelo vazamento da apuração utilizada por Bolsonaro em uma transmissão de 4 de agosto de 2021, em que ele contestou a segurança do sistema eleitoral e levantou suspeita de fraude nas eleições de 2018.

 

Cid também é investigado pela Polícia Federal por transações suspeitas em favor de Bolsonaro.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Simonetto  03.05.23 09h48
No governo do bolsonaro quando a investigação da PF estava chegando nele e nos dele conforme ele mesmo disse, ele tinha autoridade para afastar os diretores da PF durante seus mandado trocou 5 diretores da PF gora ele não vai poder fazer isso.
61
27
ALBERTO  03.05.23 08h38
Isso é ditadura. perseguição política utilizando a máquina pública para esse ato espúrio com o judiciário maior sendo a maioria dos ministros indicados pelo atual governante e seu partido...tudo armação.. isso é covardia.
52
66
Simonetto  03.05.23 08h38
Ou seja, começou a cair a casa
63
47
Rodrigo koury  03.05.23 08h27
Começaram as prisões! Se pesquisarem um mínimo vão ver que o embasamento legal é zero. Dados sigilosos, investigações sigilosas, é tudo a mando do STF. Viva a república federativa do Brasil! Copiando a república federativa da China! E ainda vai ter bobo, que não entende nada de Brasília, batendo palmas!
56
57