Não é uma receita de bolo, mas são atitudes importantes...
FERNANDO MACK
Sou um cozinheiro nato e todo chef de cozinha tem que gostar da beira do fogão. Tenho trabalhado com frequência aqui esta questão da importância do balanço profissional entre a teoria e a prática. Mas, na média, existem atitudes básicas de toda profissão. Se você quer saber algumas dicas de um chef, lá vai...
DICA 1: COZINHE COM FREQUÊNCIA
Os melhores chefs investem a maioria de seus tempos cozinhando. Afinal, não é disso que os chefs gostam de fazer? A repetição é a melhor forma de aperfeiçoar qualquer técnica. Aproveite para variar experimentos com temperos e manter sua faca sempre afiada.
DICA 2: DEFINA DE UMA VEZ POR TODAS DO QUE VOCÊ GOSTA
Quando você cozinha o que lhe agrada, há muito mais chances de você agradar aos outros. É uma lógica que envolve o prazer de cozinhar. Além disso, quando cozinhar, procure sempre produzir aquilo que dá muito prazer ao comer. Acima de tudo, busque cozinhar aquilo que você gostaria muito de comer. Nem sempre isso é possível, mas, sempre que possível, faça!
DICA 3: ESTUDE SUAS RAÍZES
Quais são suas origens? O que você cresceu comendo no dia-a-dia? O que seus pais cozinhavam para sua família? Pense a respeito da história de sua família e em como você pode traduzir isso em sua melhor receita! É como você pesquisar suas raízes e descobrir o chef que mora dentro de você.
DICA 4: USE OS UTENSÍLIOS CORRETOS
"Os melhores chefs investem a maioria de seus tempos cozinhando. Afinal, não é disso que os chefs gostam de fazer?"
Usar as ferramentas corretas pode ser um hábito que salva! Por exemplo, uma boa faca afiada é com certeza a melhor companhia de um bom cozinheiro. Comece com uma boa faca alemã, que você chegará à uma ótima faca japonesa!
DICA 5: INVISTA MAIS EM COMIDA
Investir um pouco mais num bom óleo de oliva, um vinagre balsâmico especial, na carne fresca com origem comprovadamente boa. Pense que os melhores chefs sempre usam os melhores ingredientes. O que você compra influencia diretamente naquilo o que você cozinha.
DICA 6: SEJA CONSISTENTE
Use a manteiga apenas o suficiente para o que você vai fazer. O que for a mais será simplesmente queimado. Seu objetivo é levar as pessoas ao paraíso com seus pratos, não gastar tudo o que você tem. A melhor forma de sua comida ter o melhor sabor é com seus dotes culinários!
DICA 7: PENSE VISUALMENTE
Procure ter um estilo quando for montar seus pratos. Invista na aura da sua comida. Saiba que o visual é um dos grandes fatores de incremento no sabor dos alimentos.
DICA 8: TENHA GENTE INTERESSANTE AO SEU REDOR
Cozinhar é muito prazeroso e mais recompensador se tiver audiência. Cozinhar para a família, ou para os amigos, mantém a motivação em alta e ajuda a reciclar sua capacidade inventiva. Seja social. Quanto mais pessoas você conseguir alimentar, mais intensivo será seu aprendizado.
DICA 9: SEJA DE MENTE ABERTA
Se você não gosta de comida oriental, experimente e tente descobrir seus segredos. Você não vai descobrir novidades sobre comida se não se aventurar nas novidades!
DICA 10: RELAXE E APROVEITE
Cozinhar precisa ser um prazer, não um tormento. Permita-se relaxar de vez em quando. Faça-se um drink, ouça aquele som. Não perca nunca o tempo do cozimento! Mas, para que se estressar se o objetivo e causar prazer?
Para acompanhar leitura dinâmica de hoje, assista nosso vídeo com o TOP 5, os cinco melhores momentos dos vídeos Pela Estrada do Sabor. Vamos nos divertir... e cozinhar!
FERNANDO MACK é chef, consultor gastronômico e pesquisador independente.