8285

Nos últimos meses tenho participado de diversos eventos gastronômicos muito interessantes. Quem me acompanha de perto, pessoalmente, aqui pela coluna ou pelas Redes Sociais sabe bem do que estou falando. Mas, mesmo eu por vezes fico um pouco perdido com tanta informação. Então vou dar uma repassada em tudo isso.
Mistura, Lima, Peru
Em setembro, fui ao Peru visitar o fantástico Mistura. Este é simplesmente o maior evento de gastronomia aberta do planeta. Foi uma experiência incrível! Constatei que a gastronomia peruana tornou-se mundialmente famosa porque o primeiro lugar em que ela faz sucesso é dentro de seu próprio país.
Para compreender este fenômeno ainda mais, visitei também os dois restaurantes mais premiados que existem em Lima, o Central Restaurante e o Astrid & Gastón.
Os chefs destas casas nos comprovam que não se pode mais ficar olhando apenas para dentro da cozinha. Eles pesquisam e se envolvem com os fornecedores que, neste caso, tornam-se quase que colaboradores dos restaurantes.
Por isso, toda informação que eles têm sobre o plantio, sazonalidade, altitude e tudo que influencia os produtos acaba por ser traduzido dentro de um prato, por exemplo. Foi uma grande reciclagem para mim.
Da Feira do Empreendedor ao Sirha Rio de Janeiro
Voltando a Cuiabá, tive o prazer de ministrar duas oficinas de Criatividade no Cardápio durante a Feira do Empreendedor, do Sebrae MT, que aconteceu em Cuiabá. Foi uma experiência muito intensa e gratificante.
Ainda através do Sebrae, já em outubro, participei de outro evento gastronômico de impacto que foi o Sirha Rio de Janeiro, festival que o chef Claude Toisgros trouxe da França para o Brasil, sendo este um festival em que, dentro dele, aconteceram cinco eventos simultâneos.
Um evento de destaque foi o Mesa ao Vivo Rio de Janeiro, em que tive a honra de participar, ao lado do chef Paulo Machado de Mato Grosso do Sul, onde pude falar um pouco da nossa cultura e do nosso estado.
A força do Mesa Tendências em São Paulo
Já no final de outubro, estava em São Paulo participando do maior evento gastronômico da América Latina, chamado Mesa Tendências, onde dei uma aula sobre ingredientes de Mato Grosso para o mundo ver.
Particularmente, fiquei muito honrado com o convite em participar deste evento. O Mesa Tendência, tem dentro dele o Mesa ao Vivo. É a primeira vez que um chef de Mato Grosso participou de uma produção desta importância.
Pra vocês terem uma ideia, 50% dos chefes que vão participar do Mesa Tendências são de fora do Brasil. Sabe o que eles mais mostraram? O que eles têm feito de pesquisa sobre sua cultura local. E foi exatamente isso que eu levei pra lá.
Foi uma experiência de alto nível e que terá desdobramentos futuros para nosso Estado, dentro desta imensa rede articulada chamada Mesa ao Vivo.
De Chapada dos Guimarães à Alta Floresta
Novembro chegou e lá estava eu em Chapada dos Guimarães fazendo um workshop mágico com o chef Agenor Maia. Mas, nesta participação, o workshop foi apenas a cereja do bolo, pois antes do Festival acontecer eu e minha equipe nos desdobramos no trabalho conjunto com cada um dos empreendimentos participantes.
Esta consultoria gastronômica direta aos empresários e suas equipes de cozinha são muito gratificantes e sempre intensas, repletas de surpresas e alguns contratempos. Tudo isto faz parte de minha profissão.
E assim, logo mais já estou de partida para Alta Floresta, onde acontece o Festival Sabores da Floresta, que une Alta Floresta e Paranaíta. Lá, além de fazer uma atividade culinária em praça pública, também fiz, meses atrás, uma grande consultoria com todos os empreendimentos participantes.
Naquela época, era setembro e, logo após concluir os trabalhos de consultoria, fui ao Peru participar do Mistura. E sinto que um ciclo se fecha para outro começar.
Sinceramente, quero muitos mais festivais para participar. Acompanhe por aqui!
Confira abaixo a galeria de fotos:
FERNANDO MACK é chef, consultor gastronômico e pesquisador independente.
Entre em contato com a gente:
[email protected]
facebook.com/fernandomack
Instagram: @fernandomack
0 Comentário(s).
|