Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Secopa lança mais uma obra de desbloqueio do trânsito

Obra prevê a pavimentação da Avenida Itaparica, que servirá como rota alternativa durante as obras do VLT

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Avenida Itaparica, no Coxipó, que tem até atoleiros, vai ganhar asfalto e será opção de desbloqueio

Avenida Itaparica, no Coxipó, que tem até atoleiros, vai ganhar asfalto e será opção de desbloqueio

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) lançou o edital de mais uma obra de desbloqueio. O aviso de concorrência nº 005/2012 foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (18) e que circulou na segunda-feira (21).

O edital prevê a contratação de uma empresa de engenharia que será responsável pela execução da pavimentação da Avenida Itaparica, localizada no bairro Vista Alegre, no Coxipó.

A via, que não é asfaltada e está bem desgastada – com princípios de atoleiros –, é usada como rota de ligação entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-456), estrada que liga Cuiabá ao município de Santo Antônio do Leverger (a 27 km da Capital).

O trecho da avenida que será pavimentado totaliza 816 metros de extensão e a obra tem valor estimado de R$ 2 milhões. De acordo com a Secopa, a obra ficará como legado para quem mora ou trafega pelo local e também servirá para desafogar o trânsito da região do Coxipó.

Os envelopes com as propostas das empresas interessadas em assumir a obra de pavimentação serão abertos no dia 21 de junho, às 9h, no auditório da Secopa.

VLT

Além de desafogar o trânsito, essa obra servirá como rota alternativa para quando começarem – e enquanto durarem – as obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O consórcio VLT Cuiabá foi anunciado, na segunda-feira à noite, como vencedor da primeira etapa do processo licitatório e deve ser habilitado até o final desta semana, após a análise da documentação apresentada.

O consórcio VLT Cuiabá é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. O valor da proposta do consórcio foi de R$ 1.477.617.277,15 para a construção dos 22,2 quilômetros de trilhos, das 33 estações e de três terminais de integração.

Após consolidado o vencedor, o contrato será assinado e as obras terão início. O processo todo deve levar cerca de um mês.

A obra terá que ser entregue no primeiro trimestre de 2014 e o VLT passará, então, por três meses de teste, para então estar funcionando durante a Copa do Mundo de 2014, conforme a previsão da Secopa.

Saiba mais sobre as rotas e funcionamento do VLT AQUI.
GALERIA DE FOTOS
Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Início do trecho - Avenida Itaparica

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Fim do trecho - Avenida Itaparica

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Estado geral da Avenida Itaparica

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Carro tentando passar por buraco na Avenida Itaparica

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Início da Avenida Itaparica




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COMENTÁRIOS
9 Comentário(s).

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Luiz Carlos Oliveira  29.05.12 08h26
O setor de engenharia de tráfego da prefeitura comete uns erros que sao absurdos na estruturação do transito em Cuiabá, vejam só aquele pontilhão construído prox. a bigolin, gente com apenas alguns metros a mesma ficava frente a uma rua que dá acesso ao jd. tropical desafogando muito a Carmindo Campos. Essa av. Itaparica já era pra ter sido asfaltada á muito tempo. Se vc. analisar o transito em Cuiabá tem coisas simples que colocadas em pratica melhoraria muito mais esse transito caótico.Sugiro que a Prefeitura abra um espaço para sugestão dos usuários.
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Rosângela dos Santos Rossi  23.05.12 23h46
Asfaltar essa avenida será de grande valia para os moradores desta região do Coxipó, pois o grande problema a meu ver não esta na ponte do Coxipó, mas no trevo que liga a Av. Fernando Correa a Av. Palmiro Paes de Barros, onde o transito é intenso, concordo com o colega que critica o alto valor da obra, porém quem utiliza esse 'desvio' sabe que ali é necessário mais que asfalto, acima disso um trabalho grandioso de drenagem, e canalização daquilo que não sei se são minas de aguá ou esgoto de alguma empresa instalada nas localidades.
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Osvaldo  23.05.12 07h57
De fato, é uma rua que precisa ser asfaltada há tempos. Mas de quê adianta, se o problema do trânsito ali é a ponte do Coxipó? Se não fizerem outra rota alternativa à esta, não vai mudar em nada o tráfego na região.
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Roni Lazaro  22.05.12 19h47
Uhhh enfim acordaram!! Esse pedaço de rua já deveria ter sido asfaltada a pelo menos 50 anos!! Essa rua é uma das mais antigas de Cuiabá, continua no atoleiro e mesmo assim serve de alternativa para evitar o transito infernal da Fernando Correa.
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JOELMA  22.05.12 16h34
Parabéns pelo seu comentário Maria. Que Deus abençoe a nós e aos nossos governantes para que façam o melhor para a população.
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