Vagões do VLT começam a chegar em julho, diz Secopa
Engenheiro verificou andamento de construção dos vagões na Espanha
Secopa
Um dos vagões do VLT de Cuiabá, que está sendo fabricado na Espanha
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Dois dos 40 carros que compõem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá devem chegar à Capital em julho deste ano, segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Formados por sete módulos cada um e com capacidade para transportar até 400 passageiros por carro, os veículos estão sendo construídos na Espanha e começam a ser enviados para o Brasil ainda em maio próximo.
De acordo com o engenheiro Felipe Nascimento, da Secopa, oito dos 40 veículos já estão em fase adiantada ou concluídos nas empresas da CAF (que compõem o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra).
"Oito conjuntos de caixas, entre cabines, suspensas e motores, já estão sendo concluídas e eles estão começando a construir a nona unidade"
Além disso, sete conjuntos de trucks (parte rodante que compõe a base do VLT) já estão sendo construídos no país.
“Oito conjuntos de caixas, entre cabines, suspensas e motores, já estão sendo concluídas e eles estão começando a construir a nona unidade”, disse Nascimento.
O engenheiro esteve na Espanha visitando os centros de produção e acabamento dos veículos para verificar se o cronograma está sendo cumprido pela empresa e se os carros já prontos atendem ao Plano de Qualidade.
“O primeiro conjunto de trucks do VLT já está montado e algumas caixas [vagões sem a parte rodante] já estão passando por pinturas de proteção, instalação de portas automáticas, poltronas e janelas com vidros escurecidos, devido aos fortes raios solares que temos em Cuiabá”, disse.
Segundo o engenheiro, a principal preocupação da Secopa quanto à construção do VLT na Espanha se tratava da potência do ar-condicionado a ser instalados nos vagões, uma vez que há diferença de clima entre a Capital de Mato Grosso e as cidades da Espanha.
“Acompanhei o teste do ar-condicionado em uma sala com temperatura ambiente de 48º C para simular, com um pouquinho de excesso, o calor de Cuiabá e tudo correu bem, inclusive com simulação de vários problemas ou falhas que poderiam ocorrer no funcionamento do aparelho. Se trata do maior e mais potente ar-condicionado já fabricado pela empresa e um dos aparelhos já está instalado sobre uma das caixas do VLT”, afirmou.
Felipe Nascimento acompanhou, ainda, a operação de VLTs construídos pela CAF nas cidades de Zaragoza e Sevilla. Cronograma de entrega
Os trens começam a ser enviados para Cuiabá em maio deste ano e demoram até 90 dias para concluir todo o translado, segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães.
"Todo o cronograma está sendo cumprido e os últimos carros saem em janeiro da Espanha, chegando a Cuiabá até março de 2014"
De acordo com o cronograma apresentado pela pasta, dois veículos estrão prontos para ser enviados já no próximo mês; três no mês de junho; quatro veículos em julho; quatro veículos no mês de agosto; seis veículos em setembro; oito trens em outubro; seis unidades em novembro; quatro veículos em dezembro e os últimos três carros em janeiro de 2014.
“Todo o cronograma está sendo cumprido e os últimos carros saem em janeiro da Espanha, chegando a Cuiabá até março de 2014. A obra física será entregue em março também, pronta para passar pelas operações de teste”, disse Guimarães.
O secretário da Secopa salientou ainda que as fábricas da CAF na Espanha estão se dedicando exclusivamente à construção do VLT de Cuiabá e que outras viagens já estão agendadas para os próximos meses, a fim de verificar não somente o andamento de construção dos veículos, como também dos trilhos.
“Os trilhos já estão em execução na França, Canadá, Polônia e Alemanha e também serão vistoriados e entregues dentro do prazo. Não trabalhamos com outros prazos além daqueles já divulgados”, afirmou o secretário. Características do VLT
Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.
Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.
Constituído de dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.
Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. Operação
O secretário Maurício Guimarães afirmou que todos os detalhes referentes à operação e custo da passagem do VLT serão definidos e divulgados ao longo dos próximos 60 dias. “Mas não teremos valores maiores que aqueles já praticados hoje na cidade”, afirmou.
Confira abaixo o cronograma divulgado pela Secopa de envio dos vagões do VLT da Espanha para Cuiabá:
Divulgação
Confira as imagens da fabricação do VLT na Espanha:
é isso ai, temos que ser otimistas e todos acreditarmos que tudo vai dar certo.
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Messias Florencio da Silva 21.04.13 17h08
Vi as fotos da construçao dos VLT,realmente um grande passo para o desenvolvimento desta Capital,pena que uma obra que leva tempo para se concluir.Oxala esteja enganado mas e muito pouco tempo para concluir ate a Copoa de 2014.
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Lú Arruda 20.04.13 19h27
Adorei ver as fotos e o vídeo dos vagões,como sou Cuiabana e vi o córrego da prainha limpo e em breve ver o VLT deslizar por cima do seu leito vai ser lindo e emocionante...
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Enrique Ferreira 19.04.13 15h40
Os vagões do VLT começam a chegar em Julho... Já pensaram na onde vão guarda-los porque não tem nada pronto ... Só vão ser implantados em 2016.
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Pedro 19.04.13 12h53
Os equipamentos são realmente de qualidade e bonitos, foi uma boa escolha do governo, mas é o que se espera de um projeto tão caro. Normalmente eu comento para criticar, mas é porque me importo com Cuiabá, não moro mais aí mas desejo o bem para essa cidade. O VLT é caríssimo na implantação, mas o combustível e a manutenção são menos onerosos que o BRT, temos que lembrar disso. O próprio formato viário de Cuiabá, em dois principais eixos, facilita o uso do transporte ferroviário, seria uma "tolisse" muito grande não aproveitar a oportunidade. Cuiabá merece, vamos apoiar, mas sem fechar os olhos.