ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
A mudança no horário de expediente nas repartições públicas estaduais, em Cuiabá e Várzea Grande, a partir desta quarta-feira (2), provocou algumas mudanças no trânsito da Capital, em especial, nas vias que dão acesso ao Centro Político e Administrativo (CPA), a sede do Governo do Estado.
No primeiro dia da mudança - das 13h às 19h -, o fluxo de veículos na cidade permaneceu intenso em alguns horários.
O tráfego na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, um dos principais acessos ao Palácio do Governo, por exemplo, por volta de 12h40 já estava “pesado” no sentido CPA; em contrapartida, no sentido Centro, a avenida estava com tráfego normal, com poucos veículos.
Cerca de 15 mil trabalhadores tiveram o horário de trabalho mudado, o que significa, em média, cerca de 4.400 veículos a menos, nos horários de pico.
O trevo próximo ao Detran, na Avenida Sírio Libanês, foi um dos locais mais congestionados, por conta do acesso ao Centro Político Administrativo.
A servidora pública Maria de Lourdes disse que não concorda com a decisão tomada pelo Governo, já que o trânsito fica intenso no horário do almoço e ela teme que, no fim da tarde, fique ainda pior.
“Não gostei. Acumulou tudo para tarde. Teriam que dividir em dois grupos, um no período matutino e outro vespertino. Se o objetivo era desafogar o trânsito, o decreto não vai surtir muito efeito. O horário de saída vai coincidir com a entrada nas faculdades, e os pais só poderão buscar os filhos na escola depois das 19h, quando os servidores saírem do trabalho. Então, a noite vai ser um caos” disse ela, que trabalha na Secretaria de Educação (Seduc) há 30anos.
Já a servidora Michelle Corrêa disse que o fluxo do trânsito melhorou um pouco para quem saiu de casa mais cedo. “Eu sai de casa mais cedo e não peguei um fluxo pesado. Estava bem tranqüilo. Hoje, por volta das 13h, estava congestionado em alguns pontos porque muitos deixaram para ir ao trabalho muito tarde”, disse ela.
Valdicélia Costa é funcionária do Palácio Paiguás e contou que acordou bem cedo, fez seus exercícios diários, cozinhou, arrumou sua casa e conseguiu chegar ao trabalho antes das 13hs.
“A pessoa tem que se organizar, acordar mais cedo e sair de casa um pouco antes. Eu fiz tudo que sempre faço. Muita gente deixou tudo para última hora e pegou congestionamento, mas todos vão se adaptar com o tempo”, disse ela.
Avaliação trimestralA Secretaria de Administração (SAD) definiu o novo horário de expediente nos órgãos públicos do Estado com base numa enquete.
65% dos servidores e empregados públicos optaram pela mudança.
A assessoria de Comunicação disse que, a cada três meses, haverá uma avaliação sobre os efeitos da mudança, e que se houver necessidade, o Governo pode fazer novas mudanças.
Apelo de SilvalO novo novo horário de trabalho para os servidores foi o tema abordado pelo governador Silval Barbosa, no programa de rádio "Bom Dia, Governador", nesta quarta-feira. Silval fez um apelo para a sociedade, pedindo a compreensão de todos, porque, segundo ele, a mudança foi feita para melhorar o trânsito de toda a região metropolitana.
O governador lembrou que a mudança foi motivada pelo início das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 e que toda a mudança foi coordenada pela Secopa. Segundo elel, foram realizadas pesquisas sobre o trânsito, uma enquete com os servidores e que tudo foi conversando com as entidades de classe, com os Poderes e prefeituras.
No entanto, o governador disse que, agora, é que será visto como o trânsito vai realmente fluir e, por isso, é preciso a compreensão dos servidores e da sociedade como um todo.
“Se conseguirmos esta parceria forte que nós estamos buscando, esta compreensão, eu tenho certeza que nós vamos realizar essas obras com menos transtorno possível", disse. Silval também lembrou qu,e se for constatado que alguma adequação é necessária, ela será feita.
O Governo começará a veicular campanhas nos meios de comunicação, mostrando as intervenções que serão feitas, as interdições realizadas e também a sugestão de rotas alternativas para os motoristas.