LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Considerada a quarta frente de obras para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Grande Cuiabá, o Viaduto da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), na Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça), deverá ter início até o dia 20 deste mês. A informação é da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo).
O processo de supressão e transplantes das árvores do canteiro central da Avenida do CPA já teve início há semanas e um canteiro de obras já foi montado ao lado do Monumento Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal), pelo Consórcio VLT Cuiabá – responsável pela implantação do metrô de superfície.
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Avenida do CPA: Via será a próxima a sofrer interdições para execução das obras da Copa
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As obras no local irão resultar em mais interdições no trânsito da Capital.
Apesar da rota de desvio ainda estar sob análise da SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos), a pasta já adiantou ao
MidiaNews que a pista que faz o sentido CPA-Centro deverá ser totalmente bloqueada entre a Fecomércio (próximo à Praça das Bandeiras) até à sede da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).
A pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, funcionará com fluxo reduzido, segundo a Secopa, pois deverá ter uma de suas faixas suprimidas para garantir a segurança dos operários durante a obra.
A rota oficial de desvio ainda não foi divulgada, mas a proposta montada pelo Consórcio VLT Cuiabá fará com que os veículos trafeguem pelas ruas do Centro Político Administrativo.
Porém, como o trânsito no local já é intendo normalmente, principalmente nos horários de pico, a ideia que está sendo estudada pela Secopa é de que seja invertido o binário das ruas que passam ao lado da Praça das Bandeiras.
Dessa forma, a rua que passa em frente à sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), por onde os motoristas sobem ao CPA atualmente, se tornaria descida de quem saísse do Centro Político em direção à Avenida do CPA.
Da mesma forma, a rua paralela que apenas aceita o fluxo que desce para a avenida principal seria transformado em subida.
A obra
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto da UFMT: obra avança no período noturno e começa a tomar forma na avenida
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O viaduto da Sefaz terá o formato de uma ferradura e 278 metros de extensão. O objetivo da obra é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde.
De acordo com o consórcio responsável pela construção do viaduto, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída. No entanto, a implantação da via permanente do VLT deverá demandar um tempo maior de intervenções na via, provavelmente até o início de 2014.
Outras frentes de trabalhoAtualmente, duas obras de arte englobadas no pacote bilionário de implantação do VLT na Grande Cuiabá já estão em andamento: a construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e as obras do Viaduto da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
Clique AQUI e AQUI para saber mais.Além dessas duas obras, mais uma obra deverá ter início na Avenida Fernando Corrêa da Costa -
leia mais AQUI. O canteiro de obras e o desvio oficial já foram montados e aguardam apenas a sinalização da Prefeitura de Cuiabá para que as obras tenham início. A expectativa é de que as obras e intervenções no trânsito tenham início até o dia 15 de dezembro.
A quinta frente de obras do VLT deverá ser montada apenas após as festividades natalinas, dessa vez na Avenida XV de Novembro, em Cuiabá -
clique AQUI.
Implantação do VLT
Divulgação
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Como deverá ficar a Trincheira do KM Zero, em Várzea Grande, depois de pronta
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O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.
Além disso, o consórcio também é responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo das obras, e também pela obtenção do licenciamento ambiental previstos na licitação pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação).
O VLT percorrerá 22,2 km nos dois eixos. O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km.
O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Serão construídas 33 estações e três terminais de integração. O eixo 1 conta com 22 e o eixo 2 com 11 estações.
Além da elaboração de projetos básico, executivo e licenciamento ambiental (previstos na licitação pelo Regime Diferenciado de Contratação), duas obras de arte já estão iniciadas, a trincheira do KM Zero em Várzea Grande e o viaduto da UFMT, em Cuiabá.