LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Mais uma interdição será feita nesse sábado (28), a partir das 15h, na Avenida Miguel Sutil, para que tenha início a obra da passagem Trigo de Loureiro – obra integra o pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.
O bloqueio será feito na pista que faz o sentido Rodoviária-Avenida do CPA, próximo à Rua Desembargador Trigo de Loureiro, segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Por isso, os motoristas que trafegam pela Perimetral com destino à Avenida do CPA devem se atentar às sinalizações instaladas ao longo do trecho.
Devido ao bloqueio da pista, o fluxo de veículos será transferido para a via contrária (sentido Avenida do CPA-Rodoviária), e os automóveis passarão a trafegar em mão dupla (fluxo e contrafluxo).
A intervenção é necessária para que a fase de estaqueamento desse lado da pista seja feito. Concluídos os trabalhos nessa pista, as obras serão executadas no sentido oposto, ou seja, para quem trafega no sentido CPA-Rodoviária.

"Pedimos aos motoristas que sigam a rota planejada e, se possível, façam uso de ruas alternativas para evitar congestionamentos nas vias principais"
Segundo o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, imediatamente após o bloqueio, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução da obra, dará início ao cravamento das 131 estacas, que receberão as vigas de coroamento e as lajes para construção do túnel.
“Pedimos aos motoristas que sigam a rota planejada e, se possível, façam uso de ruas alternativas para evitar congestionamentos nas vias principais”, disse.
A obra
A passagem subterrânea Trigo de Loureiro terá 40 metros de comprimento sob a Perimetral, permitindo o acesso ao bairro Araés (atrás da Polícia Federal) e à Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
Além da passagem subterrânea, serão alargadas as duas pistas do viaduto sobre a avenida do CPA, que passará a ter três faixas de rolamento em cada sentido.
Integrada às duas novas faixas que serão construídas no elevado – uma de cada lado – haverá uma alça subterrânea de retorno ao viaduto, o que tornará o trânsito mais dinâmico para quem segue pela Avenida Miguel Sutil no sentido Trincheira Trabalhadores/Jurumirim–Rodoviária de Cuiabá.
Edson Rodrigues/Secopa
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Motoristas devem redobrar a atenção: fluxo será transferido para a outra pista
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Sem retornos
Segundo o engenheiro de tráfego da Secopa, André Bento, as obras são necessárias porque serão extintos os retornos existentes atualmente no canteiro central, na altura do viaduto da Miguel Sutil sobre a Avenida do CPA.
Hoje, eles são usados pelos motoristas para retorno em direção ao Centro da Capital ou à região do CPA.
“Esse conjunto de adequações viárias visa dar maior fluidez às avenidas do CPA e Miguel Sutil, facilitando a comunicação entre as vias com a eliminação dos conflitos de trânsito”, disse.