Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025
SETOR AÉREO
18.12.2025 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Projeto para voo internacional em MT prevê R$ 10 mi de auxílio

Governo adota prática de outros Estados e vai "comprar" cadeiras em voos para viabilizar rotas em MT

Victor Ostetti/MidiaNews

Fachada do Aeroporto Marechal Rondon, que fica em Várzea Grande

Fachada do Aeroporto Marechal Rondon, que fica em Várzea Grande

JONAS DA SILVA
DA REDAÇÃO

O projeto de subvenção econômica (auxílio) para implantação de voos internacionais em Mato Grosso prevê R$ 10 milhões de despesa anual. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa e a ideia da política pública havia sido revelada pelo MidiaNews em outubro.

Não é incentivo fiscal. Na realidade é o Estado comprando assentos dentro do voo para tornar esse voo autossustentável financeiramente

 

Subvenção econômica é um apoio financeiro do governo para empresas visando cobrir custos de custeio ou investimento, especialmente em projetos de inovação ou atividades estratégicas que aumentem a competitividade do local em que ocorre a medida.
 

A subvenção de Mato Grosso poderá ser concedida pelo prazo máximo de 10 anos e será prorrogada após avaliação técnica e segundo regras da Lei de Responsabilidade Fiscal e legislação orçamentária.

 

A definição do investimento com a nova política teve dotação orçamentária definida em ato conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Secretaria de Fazenda (Sefaz).

 

O Governo tem articulado para que a proposta seja aprovada antes do recesso do fim de ano dos deputados. O governador Mauro Mendes (União) havia informado mês passado que a subvenção é prioridade da sua gestão.

 

“Estamos, sim, neste momento discutindo um projeto de subvenção para voos internacionais. Vamos estudar esse projeto e em breve teremos notícia”, disse ele.

 

Expectativa

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda Lima, tem feito a articulação nos últimos dias junto aos parlamentares para aprovar o projeto antes do fim de ano. Ele explicou que a votação do projeto de lei é uma autorização da Assembleia para o Governo realizar a subvenção econômica, e que para colocar em prática depende de regulamentação e conversa com as companhias aéreas.

 

“Os critérios faremos depois por decreto, na regulamentação”, disse. “Se aprovado, isso já vale para o ano que vem. Aí, vou começar a conversar com as empresas áreas. É uma coisa da cada vez; vamos aprovar o projeto e depois sentar com as empresas”, disse Miranda ao MidiaNews nesta semana.

 

Victor Ostetti/MidiaNews

César Miranda

O secretário César Miranda Lima, que tem expectativa de projeto ser aprovado antes do recesso na Assembleia

 

“Não é incentivo fiscal. Na realidade é o Estado comprando assentos dentro do voo para tornar esse voo autossustentável financeiramente”, diz sobre a estratégia praticada por alguns Estados, como o Pará. 

 

Os critérios de implantação da subvenção para os voos internacionais estão baseados em igual política pública praticada pelos Estados do Ceará, Bahia e Pará. O secretário realizou intercâmbio com os respectivos secretários para analisar a ideia a ser implantada.

 

Critérios

 

Após aprovar a legislação de pela Assembleia para subvenção de voos internacionais, segundo o projeto, a formalização na prática vai depender da apresentação de projeto pelas companhias aéreas.

 

E deve conter projeção das operações mensais e anuais, com análise de viabilidade econômico-financeira; estimativas de fluxo de passageiros e carga; frequência de voos e taxa de ocupação estimada.

 

Além de comprovação da regularidade fiscal junto ao Estado de Mato Grosso; comprovação de regularidade jurídica perante a justiça estadual, entre outros.

 

Leia mais:

 

Mendes estuda definição de voo internacional para "promover MT"

Secretário: MT estuda subsídio para atrair voos internacionais 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Juan Ramirez  18.12.25 08h31
É bom correr, se Campo Grande chegar primeiro, aí não vai mais compensar fazer nada em VG. Há uma lacuna que precisa ser preenchida nessa região, qualquer uma das duas cidades poderia ser um bom hub de voos de Paraguai, Peru e Bolívia.
2
0