LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio Construtor Agrimat/Atrativa/Exímia venceu o processo licitatório para realização das obras de construção da primeira etapa do Contorno Viário de Cuiabá (Rodoanel), com a proposta global de R$ 137.683.993,88.
O resultado de habilitação da empresa foi publicado no Diário Oficial que circulou na quinta-feira (11). O processo teve início em 25 de abril deste ano.
O Rodoanel possui aproximadamente 50 km de extensão e compreende as rodovias federais 070, 364 e 163, contornando a Capital mato-grossense.
A primeira etapa que foi licitada compreende um trecho de 11,43 km de extensão e corresponde ao contorno Norte das rodovias BR-163/364, próximo ao Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e à Avenida Antártica, na Capital.
Outros 38,5 km do Rodoanel ainda serão licitados, divididos em dois lotes.
O consórcio contratado será responsável pela elaboração de projetos básico, executivo, de desapropriação e licenciamentos ambientais.
Mary Juruna/MidiaNews
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Abandonada, via passou a ser usada como depósito ilegal de lixo
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O consórcio terá ainda que executar as obras de implantação, construção e duplicação de pista dupla com canteiro central no trecho compreendido na rodovia, incluindo a edificação de uma ponte de 214,3 metros sobre o Rio Cuiabá e de um viaduto de 220 metros.
O prazo de conclusão de toda a obra é de 18 meses, a contar da emissão da ordem de serviço – que deverá ser expedida em breve, uma vez que o consórcio concorrente, formado pelas empresas Sanches Tripolini e Maia Melo, não manifestou interesse em entrar com recurso.
Processo licitatórioA obra da Rodoanel, que em 2012 foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, foi licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e todo processo foi realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
O Governo do Estado explicou que deixou o processo a cargo da Secopa porque a pasta já possui experiência com esse tipo de licitação, que permite a contratação integrada dos projetos básicos e executivos e a execução das obras e tem as fases invertidas, analisando o preço antes dos documentos da empresa.
No entanto, a coordenação da execução das obras do Rodoanel será realizada pela Secretaria Estadual de Pavimentação e Transportes Urbanos, que contará com apoio dos técnicos da Secopa.
ExpectativaQuando do anúncio de retomada das obras, o Governo do Estado afirmou que todo o percurso será duplicado e receberá viadutos, trevos e pontes, sendo uma sobre o rio Coxipó e outra sobre o rio Cuiabá.
Luiz Alves/Secom-Cuiabá
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Prefeitura de Cuiabá chegou a promover a limpeza de alguns trechos da rodovia, em março deste ano
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Com a construção do Rodoanel, o Governo aposta no desvio do tráfego pesado e intenso da região central da Grande Cuiabá, melhorando a redução do tempo de viagem e os custos de manutenção e operação dos veículos.
Na ocasião, os investimentos previstos giravam em torno de R$ 346 milhões.
Abandono e "lixão"Com as obras paralisadas desde 2009, o Rodoanel Mário Covas se transformou num enorme depósito de lixo.
Ao longo de toda a faixa que começa na comunidade do Sucuri e cruza a antiga Estrada da Guia, pilhas de detritos podem ser notadas nas margens da rodovia.
Sacos de lixo, restos de móveis, cocos vazios e cascos de cerveja são alguns dos materiais empilhados na rodovia - o que ajuda a aumentar os riscos de propagação do mosquito da dengue, principalmente quando o período de chuvas teve início.
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