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NOVA PERIMETRAL
12.07.2013 | 09h05 Tamanho do texto A- A+

Consórcio vai realizar obras do 1º trecho por R$ 137,6 milhões

Projeto do Rodoanel inclui duplicação de pistas e construção de ponte e viaduto

Edson Rodrigues/Secopa

Rodoanel: obra está parada desde 2009 e foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Rodoanel: obra está parada desde 2009 e foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio Construtor Agrimat/Atrativa/Exímia venceu o processo licitatório para realização das obras de construção da primeira etapa do Contorno Viário de Cuiabá (Rodoanel), com a proposta global de R$ 137.683.993,88.

O resultado de habilitação da empresa foi publicado no Diário Oficial que circulou na quinta-feira (11). O processo teve início em 25 de abril deste ano.

O Rodoanel possui aproximadamente 50 km de extensão e compreende as rodovias federais 070, 364 e 163, contornando a Capital mato-grossense.

A primeira etapa que foi licitada compreende um trecho de 11,43 km de extensão e corresponde ao contorno Norte das rodovias BR-163/364, próximo ao Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e à Avenida Antártica, na Capital.

Outros 38,5 km do Rodoanel ainda serão licitados, divididos em dois lotes.

O consórcio contratado será responsável pela elaboração de projetos básico, executivo, de desapropriação e licenciamentos ambientais.

Mary Juruna/MidiaNews

Abandonada, via passou a ser usada como depósito ilegal de lixo

O consórcio terá ainda que executar as obras de implantação, construção e duplicação de pista dupla com canteiro central no trecho compreendido na rodovia, incluindo a edificação de uma ponte de 214,3 metros sobre o Rio Cuiabá e de um viaduto de 220 metros.

O prazo de conclusão de toda a obra é de 18 meses, a contar da emissão da ordem de serviço – que deverá ser expedida em breve, uma vez que o consórcio concorrente, formado pelas empresas Sanches Tripolini e Maia Melo, não manifestou interesse em entrar com recurso.

Processo licitatório


A obra da Rodoanel, que em 2012 foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, foi licitada por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e todo processo foi realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

O Governo do Estado explicou que deixou o processo a cargo da Secopa porque a pasta já possui experiência com esse tipo de licitação, que permite a contratação integrada dos projetos básicos e executivos e a execução das obras e tem as fases invertidas, analisando o preço antes dos documentos da empresa.

No entanto, a coordenação da execução das obras do Rodoanel será realizada pela Secretaria Estadual de Pavimentação e Transportes Urbanos, que contará com apoio dos técnicos da Secopa.

Expectativa


Quando do anúncio de retomada das obras, o Governo do Estado afirmou que todo o percurso será duplicado e receberá viadutos, trevos e pontes, sendo uma sobre o rio Coxipó e outra sobre o rio Cuiabá.

Luiz Alves/Secom-Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá chegou a promover a limpeza de alguns trechos da rodovia, em março deste ano

Com a construção do Rodoanel, o Governo aposta no desvio do tráfego pesado e intenso da região central da Grande Cuiabá, melhorando a redução do tempo de viagem e os custos de manutenção e operação dos veículos.

Na ocasião, os investimentos previstos giravam em torno de R$ 346 milhões.

Abandono e "lixão"


Com as obras paralisadas desde 2009, o Rodoanel Mário Covas se transformou num enorme depósito de lixo.

Ao longo de toda a faixa que começa na comunidade do Sucuri e cruza a antiga Estrada da Guia, pilhas de detritos podem ser notadas nas margens da rodovia.

Sacos de lixo, restos de móveis, cocos vazios e cascos de cerveja são alguns dos materiais empilhados na rodovia - o que ajuda a aumentar os riscos de propagação do mosquito da dengue, principalmente quando o período de chuvas teve início.

Leia mais sobre o assunto:


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Sergio h dias  12.07.13 20h01
Parabéns ao deputado Homero Pereira pela luta que vez para liberar sua emenda para essa obra tão importante para Cuiaba e Varzea grande se não tivesse sua emenda essa obra não tinha como ser liberada pelo Dnit. Parabéns
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Marlon Pereira  12.07.13 16h35
Se o objetivo é desafogar o trânsito de Cuiabá, estão começando do lugar errado. Não era o caso de se começar primeiro de Cuiabá (na saída para Roo-MT), cruzando a estrada da guia e finalmente chegando na Av. Antarctica. Ahhhhh,, me ajuda aí ÔÔÔ!!!!
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robson marques  12.07.13 13h12
R$ 136 milhões por 11 km de estrada, eu acho que e muito pouco.
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Fernando Souza  12.07.13 10h39
No geral, todas as obras que estão sendo realizadas tem esse mal vezo de somente serem concluídas nas vésperas das eleições; Enquanto isso a população fica se amontoando nessas ruas apertadas, causando stress e acidentes face a incúria política.
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Luigi Bosco  12.07.13 09h33
O engraçado é que boa parte do Rodoanel já se encontra pronto, faltando apenas os trechos de ligação com as outras vias da cidade. Será que estão aguardando o famigerado ano de eleição para finalizar esses pequenos trechos e enfim deixar a população usar o que é seu?
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