LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou o emplacamento, no decorrer desta semana, das ruas que estão servindo como rotas de desvio das obras de mobilidade urbana, que já tiveram início na Capital, visando ao Mundial de 2014.
A medida visa a auxiliar os motoristas a identificarem as ruas e avenidas que usam como rota de fuga para evitar as obras de drenagem e construção de trincheiras que estão ocorrendo, de maneira simultânea, na Avenida Miguel Sutil, um dos principais corredores de tráfego de Cuiabá.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
|
 |
Enquanto a Miguel Sutil estava engarrafada, a Rua Orivaldo de Souza (próx. ao Centro de Eventos) continuava vazia
|
A Prefeitura, por meio de nota publicada no site, informou quais trechos estão servindo de alternativa, já com as devidos emplacamentos feitos.
A reportagem percorreu algumas das vias listadas pelo Município e percebeu que, até o momento, não há movimento intenso nas rotas de desvio e os motoristas continuam trafegando pela Perimetral ou transferindo o fluxo intenso para o Centro da Capital.
Vale ressaltar, porém, que apesar de as vias terem sido emplacadas e divulgadas agora pelo município, as intervenções na Perimetral começaram na primeira semana de maio, com a interdição parcial da pista próximo ao Centro de Eventos do Pantanal, no sentido que leva Santa Rosa-Parque Mãe Bonifácia.
Na ocasião, muitos motoristas reclamaram da falta de orientação da Prefeitura de Cuiabá sobre quais desvios tomarem e da falta de identificação das rotas alternativas.
Obras de drenagemQuem quiser evitar o congestionamento causado pelo estreitamento da via devido às obras de drenagem que ocorrem próximo ao Parque Mãe Bonifácia, para construção da Trincheira Santa Rosa, pode optar por passar pelas avenidas Mário Palma e Bernardo Antonio de Oliveira Neto (via que dá acesso ao Centro de Eventos do Pantanal) e pela Rua Orivaldo de Souza, todas do bairro Ribeirão do Lipa.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
|
 |
Travessa Itaporã: tráfego continuava calmo, mesmo próximo à hora do almoço
|
A Avenida Joaquim Louzado, no bairro Novo Colorado, e a rua Rondonópolis, no bairro Novo Tempo, também são apontadas pela Prefeitura de Cuiabá como rotas alternativas e foram devidamente emplacadas na última terça-feira (24).
Já para quem prefere dar uma volta maior e desviar das obras que estão acontecendo próximo ao Círculo Militar pode optar por passar pelos bairros Cohab Nova, que teve mais de 40 placas afixadas nas ruas Poconé e na Avenida Cuiabá.
Outros pontos do bairro que passaram por emplacamento para facilitar o deslocamento dos motoristas são as travessas Navirai, Nioac, Terenos, Água Clara, Ladário, Iguatemi e Itaporã.
Desvio das trincheirasO bairro Campo Verde foi apontado pelo município como rota de fuga do congestionamento causado na Avenida Ciríaco Cândia, que passa por intervenções para construção da Trincheira Mário Andreazza.
Por isso, mais de 30 placas de identificação foram colocadas ao longo das ruas Belo Horizonte, Salvador, Araguaia e na Avenida Generoso Malheiros, que dá acesso ao trevo do Cidade Verde, na Avenida Miguel Sutil.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
|
 |
Rua Maceió, no bairro Cidade Verde, é apontada como rota de desvio pelo Município
|
Já para a obra da Trincheira Jurumirim, no encontro das avenidas Miguel Sutil e Dante de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), dois bairros alternativos foram emplacados.
No Jardim Leblon, as ruas que ganharam placas de identificação foram a Avenida Ministro Fernando Costa e as ruas Macabú, Benedito Camargo, 5 de Janeiro e 8 de Janeiro.
Já no bairro Areão, ganharam identificação a Rua Boa Vista e a Avenida João Gomes Sobrinho.