LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal – composto de uma trincheira e um viaduto – já apresenta sinais evidentes de evolução.
A obra, que está sendo realizada com vistas à Copa do Mundo de 2014, promete diluir o trânsito no Tijucal e pôr um fim ao "conflito viário" existente na região, principalmente nos horário de pico.
Enquanto o viaduto já possui 80% dos trabalhos concluídos, a escavação da trincheiraatingiu oito metros de profundidade e 470 metros de extensão – dos 740 metros previstos.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), os serviços de drenagem no local também estão adiantados, já com 60% das atividades concluídas.

"Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato de os automóveis que vêm das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos"
Outra etapa da obra que já se encontra na fase final é a concretagem de uma das alças da rotatória.
Os operários já se preparam, no local, para dar início ao lançamento de vigas sobre o pequeno elevado que está sendo construído embaixo do viaduto principal.
De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander, aos poucos, a população já consegue visualizar a grandiosidade da obra, prevista para ser concluída e entregue até janeiro de 2014.
“É notável a evolução dos trabalhos no Complexo Viário do Tijucal e daqui para frente as construções ficarão cada vez mais evidentes”, disse.
Atualmente, 170 homens trabalham no local.
Conflito viárioDe acordo com o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, antes de a obra ter início, acidentes eram registrados diariamente na região, que atrai um grande fluxo de veículos, devido às atividades industriais e comerciais ali desenvolvidas, além de ser a saída Sul da Capital, pelas BRs 163 e 364..
Segundo a pasta, o Trevo do Tijucal recebe um fluxo de aproximadamente 10 mil veículos nos horários de pico, o que deve ser solucionado após a conclusão da obra.
“Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato de os automóveis que vêm das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos. Além do congestionamento, era comum ocorrer alguma batida de carro”, explicou.
Assim que os três novos itinerários de trânsito forem concluídos (viaduto, trincheira e rotatória), o acesso a Cuiabá pela BR-364 será melhorado, uma vez que os veículos que chegam pela rodovia em direção à Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) terão de passar pela trincheira.
O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.
Edson Rodrigues/Secopa
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Viaduto do Tijucal já está com 80% dos trabalhos concluídos
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A obra
A obra foi dividida em dois subtrechos e está sendo executada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.
O primeiro subtrecho é da obra física em si. Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.
O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.
Travessia urbanaO Complexo Viário do Tijucal compõe as seis obras do pacote de Travessia Urbana em execução para melhorar os fluxos de trânsito de Cuiabá e regiões vizinhas.
É resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões.
Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil e o viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – todos já em execução.