Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
TREVO DO TIJUCAL
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Obra de viaduto e trincheira acelera e ganha contorno

Orçado em R$ 30,1 milhões, complexo deve ser concluído em janeiro de 2014

Edson Rodrigues/Secopa

Complexo Viário do Tijucal: obra vai diluir conflito viário

Complexo Viário do Tijucal: obra vai diluir conflito viário

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal – composto de uma trincheira e um viaduto – já apresenta sinais evidentes de evolução.

A obra, que está sendo realizada com vistas à Copa do Mundo de 2014, promete diluir o trânsito no Tijucal e pôr um fim ao "conflito viário" existente na região, principalmente nos horário de pico.

Enquanto o viaduto já possui 80% dos trabalhos concluídos, a escavação da trincheiraatingiu oito metros de profundidade e 470 metros de extensão – dos 740 metros previstos.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), os serviços de drenagem no local também estão adiantados, já com 60% das atividades concluídas.

"Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato de os automóveis que vêm das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos"

Outra etapa da obra que já se encontra na fase final é a concretagem de uma das alças da rotatória.

Os operários já se preparam, no local, para dar início ao lançamento de vigas sobre o pequeno elevado que está sendo construído embaixo do viaduto principal.

De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander, aos poucos, a população já consegue visualizar a grandiosidade da obra, prevista para ser concluída e entregue até janeiro de 2014.

“É notável a evolução dos trabalhos no Complexo Viário do Tijucal e daqui para frente as construções ficarão cada vez mais evidentes”, disse.

Atualmente, 170 homens trabalham no local.

Conflito viário


De acordo com o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, antes de a obra ter início, acidentes eram registrados diariamente na região, que atrai um grande fluxo de veículos, devido às atividades industriais e comerciais ali desenvolvidas, além de ser a saída Sul da Capital, pelas BRs 163 e 364..

Segundo a pasta, o Trevo do Tijucal recebe um fluxo de aproximadamente 10 mil veículos nos horários de pico, o que deve ser solucionado após a conclusão da obra.

“Uma das dificuldades dessa região sempre foi o fato de os automóveis que vêm das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Archimedes Pereira Lima e da BR-364 se encontrarem na antiga rotatória e desencadearem uma série de conflitos. Além do congestionamento, era comum ocorrer alguma batida de carro”, explicou.

Assim que os três novos itinerários de trânsito forem concluídos (viaduto, trincheira e rotatória), o acesso a Cuiabá pela BR-364 será melhorado, uma vez que os veículos que chegam pela rodovia em direção à Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) terão de passar pela trincheira.

O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto do Tijucal já está com 80% dos trabalhos concluídos

A obra

A obra foi dividida em dois subtrechos e está sendo executada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.

O primeiro subtrecho é da obra física em si. Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

Travessia urbana


O Complexo Viário do Tijucal compõe as seis obras do pacote de Travessia Urbana em execução para melhorar os fluxos de trânsito de Cuiabá e regiões vizinhas.

É resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões.

Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil e o viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – todos já em execução.



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COMENTÁRIOS
9 Comentário(s).

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Ricardo Almeida  05.06.13 09h52
Não me importo mais com a copa do mundo, mas as obras são muito bem vindas, Cuiabá precisava de atualização e na verdade ainda vai precisar de muito mais, como na saída para chapada, aquelas duas rotatórias vão precisar de viaduto ou trincheira...
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ALEXANDER - GALO  04.06.13 22h42
eu não entendo estamos no inicio de jun/2013 , e a obra já atingiu 80% , ÓTIMO, mas o título da matéria diz que a obra será concluida em JAN/2014 , então vai 7meses para fazer os outros 20% ?
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Ademir  04.06.13 19h33
Só uma pergunta ao Secretário da SECOPA, por onde passará o VLT na ponte do coxipó... este VLT é só pensar não ficará pronto, zero para o Governador e seu secretário.
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alex  04.06.13 16h02
Há quem diga que o nome será: VIADUTO CAMPO GRANDE.
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jose carlos  04.06.13 13h41
jose carlos, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas