O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), assinou um decreto que concede à vice-prefeita, Vânia Rosa (Novo), autonomia financeira para ordenar despesas e poder nomear e exonerar cargos comissionados no âmbito de seu gabinete.
A medida foi publicada na Gazeta Municipal desta segunda-feira (22). Esta é primeira vez que o cargo de vice da Capital recebe essa autonomia por meio de ato formal do Executivo.
O decreto estabelece que a vice passa a ter competência delegada para ordenar despesas necessárias ao funcionamento e à execução das atividades de sua estrutura organizacional, respeitando os limites orçamentários e as normas de direito financeiro e contábil.
A gestão financeira será realizada com apoio da unidade administrativa e financeira da Secretaria Municipal de Governo, com responsabilidade solidária na prestação de contas aos órgãos de controle.
Além da ordenação de despesas, o ato normativo confere à vice a prerrogativa de nomear e exonerar os ocupantes dos cargos em comissão de sua estrutura, permitindo a formação de uma equipe de confiança para atuação direta no Gabinete.
As nomeações e exonerações deverão ser formalizadas e comunicadas às secretarias competentes para registro e processamento funcional.
Na fundamentação do decreto, o prefeito destaca que a delegação de competências atende a legislação municipal vigente e a necessidade de aprimorar a gestão dos recursos públicos, adotando um modelo administrativo inovador e até então inexistente no município. O texto também considera manifestação pública da vice-prefeita sobre a importância de ampliar as prerrogativas administrativas do cargo.
O decreto entra em vigor na data de sua publicação na Gazeta Municipal.
Embate com vice
A decisão ocorre uma semana após Abilio ter um embate público com Vânia por conta do orçamento da Vice-Prefeitura. Ela acusou a gestão de deixar seu gabinete sem recursos na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026, enviada à Câmara Municipal.
Abilio rebateu dizendo que ela fez declarações sem conhecer o projeto. Segundo ele, a estrutura administrativa do município mudou e as despesas ligadas ao gabinete dela, da primeira-dama e dele próprio foram incorporadas à Secretaria de Governo. Ou seja, a Pasta teria orçamento, mas ficaria sob o guarda-chuva de outra Pasta.
Com o novo decreto, Vânia passa a comandar as despesas da própria Pasta.
Leia mais sobre o assunto:
Abilio rebate crítica e diz que Vânia desconhece LOA: “Equivocada”
Abilio diz que vice foi “seduzida” por adversários: “Ingratidão”
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|