DA ASSESSORIA
A 6° edição do Liquidacentro, que aconteceu entre os dias 11 e 14 deste mês, provocou uma alta sazonal de 19,56% nas consultas aos bancos de dados do SPC/CDL Cuiabá, um dos indicadores de vendas utilizados pelo mercado. Segundo a diretora, a diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), este ano o resultado foi excelente. “Foi um dos melhores anos, superando a expectativa de todo mundo. O evento está se consolidando no calendário comercial de Cuiabá”, destacou, completando que a Campanha está revitalizando o Centro da cidade, por que atrai as pessoas para frequentá-lo.
De acordo com o presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de MT , Roberto Peron, a média de vendas no Evento como um todo ficou em torno de 25,7% a mais que igual acontecimento de 2011. Outros números interessantes estão neste balanço. “Tivemos 40% mais lojistas participando, chegando a um número superior a 60% do total de estabelecimentos na região. E notamos 10% de aumento no público”.
O sucesso é tamanho que, como explica Maria Cândida, o pedido da população e de empresários é para que haja mais de uma edição por ano. Peron confirma a expectativa. “Inclusive ao falarmos com pais eles declararam o quanto o Liquidacentro vem se tornando um evento familiar, em que eles podem trazer inclusive as crianças para brincar”, fala o presidente do Sincotec.
Nas lojas, em acordo com os tipos de mercadoria, o entusiasmo do vendedor e o tamanho da oferta, a variação sazonal das vendas foi grande - entre 25% e 300%. Na Victória Surf, do ramo de confecções, o avanço comparado ao ano passado foi de 40%. No entanto, esclarece o proprietário, João Batista Marques de Abreu, comparado a um período comum, as vendas triplicaram. Ele conta que buscou comprar mercadorias novas “para atrair a clientela, a preços bons”. Além disso, ele decorou a loja e as vendedoras estavam usando perucas coloridas, tudo para chamar o consumidor. A estratégia, diz o comerciante, rendeu “novos clientes”.
Valdir Aparecido do Espírito Santo, proprietário da Ótica Santa Luzia, afirma que o incremento sazonal na procura chegou a casa dos 70%. Por lá os itens mais procurados foram óculos, enfatizando que o estabelecimento tem produtos do ramo de joalheria também. “A loja inteira estava em promoção. Oferecemos 20, 30 e até 50% de descontos em itens mais caros. O que vendeu mais foram os produtos que estavam dentro da loja, muito mais que os que estavam expostos na barraca”, anima-se. Frente ao ano passado, a loja vendeu 50% a mais.
Participando pela primeira vez do evento, a Lojas Gabe, que ainda vai completar um ano que foi aberta, apresentou uma alta de 30% na procura. Pollyana Beatriz Bandeira, gerente, disse que conseguiu bater a meta do mês muito antes. “Quando todos se organizam você vê que dá certo, é diferente de a sua loja sozinha fazer uma promoção”, enfatiza ela.