LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A implantação de corredores exclusivos para a circulação do transporte coletivo em Cuiabá, que terá início na próxima semana pela Avenida Isaac Póvoas, vai gerar mudanças no trajeto de algumas linhas que circulam pela região central da Capital.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), as linhas afetadas serão aquelas que hoje descem a Avenida Isaac Póvoas e viram à esquerda, na Rua Joaquim Murtinho, seguindo até à Avenida Getúlio Vargas (atrás da Igreja Matriz).
A manobra, que acaba por “trancar” todas as faixas de rolamento da via e, constantemente, causa longos congestionamentos no trânsito – principalmente, nos horários de pico –, não será mais permitida.
A partir de então, os ônibus deverão seguir pela Isaac Póvoas até virar à direita, na Rua 13 de Junho (acesso ao Ganha Tempo), virar novamente à direita na Travessa João Lobo e, mais uma vez à direita, na Rua Joaquim Murtinho, atravessando a Avenida Isaac Póvoas, em direção à Avenida Getúlio Vargas.

"Faremos a revitalização das faixas de pedestres e a retirada dos camelôs da Rua 13 de Junho"
Com isso, o estacionamento ao longo da faixa direita nas vias citadas – que hoje é prática comum dos motoristas para acesso ao comércio – não mais será permitida, segundo o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo.
Outras mudanças na região também serão realizadas para permitir a implantação do projeto.
“Faremos a revitalização das faixas de pedestres e a retirada dos camelôs da 13 de Junho”, informou o secretário.
ImplantaçãoA sinalização vertical já começou a ser instalada ao longo de todo o lado direito da Avenida Isaac Póvoas, nesta semana, bem como a realização da delimitação do corredor, por meio dos chamados “tachões” no chão.
A fiscalização deverá ser intensificada no local e os motoristas que forem flagrados trafegando ou estacionados na faixa exclusiva serão multados e poderão ter seus veículos guinchados.
O valor da multa, porém, não foi informado pela Prefeitura.
De acordo com a SMTU, a medida deverá reduzir o tempo de viagem dos usuários de transporte coletivo, pois deverá aumentar a velocidade do tráfego nas vias.
Pedro Alves/MidiaNews
|
 |
Ônibus irão circular na Av. Isaac Póvoas exclusivamente pela faixa da direita
|
Atualmente, um ônibus trafega, em média, a 13 km/h na Avenida Isaac Póvoas. Com a implantação da faixa exclusiva, a velocidade média deverá passar a ser de 24 km/h.
Próximas viasNa sequência, o corredor exclusivo será implantado na faixa do lado direito da Avenida Getúlio Vargas, e as linhas de ônibus que hoje “atravessam” a via em direção à Avenida São Sebastião, em direção ao Porto, também deverão ter o trajeto afetado.
“Vamos dar início ao corredor exclusivo pela Isaac Póvoas, na semana que vem, a pedido do prefeito Mauro Mendes. Nas próximas semanas, também será implantado nas Avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio”, disse o secretário Figueiredo.