Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Secopa executou 27,6% das obras do VLT em Cuiabá e VG

Obra apresenta atraso no cronograma que varia de 150 a 180 dias

Mary Juruna/MidiaNews

Construção do Viaduto da Sefaz, que integra o pacote de obras do VLT na Capital

Construção do Viaduto da Sefaz, que integra o pacote de obras do VLT na Capital

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Até agora, 27,6% das obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá foram executadas, segundo o 4º relatório de avaliação físico-financeira da obra, divulgado na última terça-feira (4) pelo Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o documento, que tem como referência os serviços executados pelo Consórcio VLT Cuiabá até o dia 30 de abril deste ano, o atraso na obra varia de 150 a 180 dias. Isso porque, até esta data, o previsto era que 54,95% dos trabalhos estivessem concluídos.

"Apesar da Secopa ser otimista, achamos que não vai ficar pronto"

Tal atraso comprometeria o cumprimento do cronograma já divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que prevê a entrega da obra em 13 de março de 2014.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), William Brito, que acompanhou a apresentação do relatório, não há como o Governo do Estado garantir a entrega da obra antes da realização do Mundial de Futebol.

“Apesar da Secopa ser otimista, achamos que não vai ficar pronto. O previsto era que metade da obra já estivesse concluída e o que vemos é que há um atraso significativo no cronograma”, avaliou.

Cauteloso, o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secopa no TCE, preferiu não fazer projeções a respeito da obra, dizendo ser muito cedo para avaliar se será possível o trabalho ser concluído a tempo.

“A situação é grave, mas não é insolúvel. Os ritmos das obras foram incrementados nos últimos meses e acredito que no final de julho poderemos fazer uma projeção melhor e mais segura sobre o andamento da obra”, afirmou.

"A situação é grave, mas não é insolúvel. Os ritmos das obras foram incrementados nos últimos meses "

Orçada em R$ 1,477 bilhão e iniciada no 2º semestre do ano passado, a obra já consumiu R$ 407,8 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado.

Avanço


As obras do VLT avançaram bastante em relação ao último relatório apresentado pelo TCE, com recorte em 30 de março deste ano.

O documento aponta que, em apenas 30 dias, houve um avanço de 13,42% nas obras de implantação do modal, o que é visto como um ponto positivo a favor do consórcio responsável pela execução do projeto.

A obra


O consórcio VLT Cuiabá é responsável não apenas pela implantação do modal e a construção dos vagões, como também pela construção de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.

Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

"O previsto era que metade da obra já estivesse concluída e o que vemos é que há um atraso significativo no cronograma"

Em execução


Atualmente, estão em andamento em Cuiabá as obras dos viadutos da UFMT e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel Duarte; e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.

Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero, na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; do Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar (ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon); e a adequação da Avenida João Ponce de Arruda para a implantação dos trilhos.

Vagões


Segundo a Secopa, dois dos 40 carros que compõem o VLT de Cuiabá devem chegar à Capital entre o final de julho e o início de agosto deste ano.

Formados por sete módulos cada um e com capacidade para transportar até 400 passageiros por carro, os veículos estão sendo construídos na Espanha.



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COMENTÁRIOS
19 Comentário(s).

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Delcy Deize Goulart  10.07.13 14h35
Tenho uma dúvida,não estou entendendo; pois diziam que o VLT chegaria até a Morada da Serra, agora o viaduto da SEFAZ é parte das obras do VLT. Até onde irá afinal aquela linha? Delcy
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EDMAR VICENTE NOGUEIRA  01.07.13 20h56
Eu acho que vai ficar pronto sim por que meu cunhado trabalhou no IRAQUE a mesma empresa que fez pontes e viadutos e a mesma que esta fazendo em CUIABA (MENDE JUNIOR) Eu creio que vai sim eu acredito vcs verão ......
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Rodrigo  07.06.13 21h30
Cara, concordo com o Rodolfo, to pouco ligando para a Copa, legal, será aqui em Cuiabá, parabéns. Falando de mim, eu somente preciso das obras prontas para acabar um pouco com esse trânsito.. mais nada. VLT não vai ficar pronto até a copa, o problema não é meu, se ficar pronto em 2016, tranquilo.. UM DIA FICARA PRONTO! Agora nego fica ai choramingando pelo vlt, ah pelo amor de Deus.. ;)
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José Luiz  06.06.13 14h15
Até Blairo Maggi já sacou que não vai dar tempo de concluir essas obras, tanto é que está tentando desgrudar-se da imagem do seu sucessor... Não sei se vai conseguir. Só sei que esse VLT vai ser uma nitroglicerina pura nas eleições do ano que vem. Quem viver, verá!
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Rodolfo  06.06.13 13h20
PESSOAL PARA QUEM REALMENTE PRECISA DO VLT, TRANSPORTE PUBLICO, E DAI QUE NAO FICARA PRONTO NA COPA, E DAI QUE FIQUE SO APOS 1 ANO, LEMBREM-SE QUE ESTAMOS NO BRASIL, E VAI SER LUCRO A OBRA SAIR, INFELIZMENTE, EU MESMO POSSO MORAR EM CUIABA E SO IREI NOS JOGOS SE ESTIVER UM PRECO MUITO BOM, ESTOU POUCO ME IMPORTANDO COM ESSES JOGOS, NA VERDADE NAO ESTOU NEM LIGANDO PARA ESSA COPA
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